Windows não reconhece todos os núcleos do processador ou não trabalha com a velocidade total – Resolvido

Processador não reconhece a sua frequência total? Não está reconhecendo todos os núcleos? Veja como resolver

É frustante saber que, o seu querido processador de 2, 4, 6 ou 8 núcleos, de uma hora para a outra, começa a trabalharcom menos núcleos, consequentemente deixando a máquina mais lenta para as suas tarefas. E o que dizer sobre um processador que passa a trabalhar com metade da sua frequência de trabalho? Pois é, estes dois problemas estão se tornando mais comuns do que imaginamos… Neste post, irei abordar as causas destes problemas, e obviamente,  suas soluções.

Meu processador está rodando com metade da sua capacidade! Meu processador tinha x núcleos, e agora está rodando com menos..
Por incrível que pareça, isto está acontecendo muito, basta uma simples pesquisa no Google para constatar este fato. Alguns processadores, independentes de marca e modelo, estão parando de funcionar em sua máxima capacidade, tendo como causador em praticamente 90% dos casos o Windows.

Isto aconteceu comigo duas vezes. Eu tenho um processador Intel Core I3 330-m, de 2.13GHz. E do nada, o processador passa a operar com a metade do clock, 1100 MHz. Ah, e antes que pensem, eu estava com as opções de energia em alto desempenho, configurado para rodar com 100% do processador, e mesmo assim, nada mudava. Após várias tentativas frustadas de arrumar, formatações e instalações de novos drivers, um dos meus núcleos sumiram.. pois é, um Core I3 agora estava rodando com 1 núcleo… Na hora do desespero, achei a solução!

 

Meu processador está funcionando com uma frequência menor que a esperada… Ou o Windows não está reconhecendo todos os núcleos do processador!

Antes de realizar as soluções abaixo, tenha certeza que o seu processador está funcionando com uma frequência incorreta ou não está reconhecendo todos os núcleos corretamente. Para testar, baixe o programa CPU-Z, instale-o e verifique.

Divergências no processador - Frequência real está diferente da frequência de fabrica

Frequência real está diferente da frequência de fabrica

Veja que no meu caso, a frequência está errada, sendo que a correta é 2.13 GHz (ou 2.130 MHz), e ele está funcionando com 1596.4 MHz. Pelo menos, ele está reconhecendo corretamente os núcleos (menos mal).

Solução 1: Para resolver este problema, vá no iniciar e na barra de buscas digite: “Opções de Energia” e dê enter. Ative a opção “Alto Desempenho“. Se você não estiver vendo esta opção, clique em “Mostrar planos adicionais”.

 

Solução 2: Abra o iniciar e na barra de buscas digite “DEVMGMT.MSC“. Irá abrir o gerenciador de dispositivos. Abra a guia “Processadores“, e com o botão direito, clique em “Desinstalar“. Quando pedir para reiniciar, clique em “Não” e continue desinstalando todos os núcleos que aparecerem ali.

Desinstalando o Processador

Desinstalando o Processador

Quando terminar de desinstalar todos, reinicie o Windows. Ao voltar, o Windows irá reinstalar o driver para o seu processador, é possível que ele peça para reiniciar novamente, reinicie. Ao voltar novamente, abra o CPU-Z e veja se agora, está correto a velocidade do processador e os seus núcleos. Se não estiver, vamos a última solução.

Solução Final: Se ainda assim, o processador ainda não foi reconhecido normalmente, tanto em velocidade, quanto em seus núcleos, pare e pense.. Quando isso comecou? Depois de atualizar o Windows? Depois de instalar algum driver? Tente descobrir, reinstale os seus drivers de Chipset. Ou, reinicie o computador e entre na BIOS, apertando a tecla “DEL” ou “F2”. Veja se na sua BIOS, é possível desabilitar ou diminuir a capacidade do seu processador. Veja se o seu processador não está com algum overclock. Procure uma opção para carregar as opções otimizadas da sua BIOS (geralmente vc encontra como: “Load Optimized Defaults” ou algo parecido), salve e volte ao Windows para checar novamente no CPU-Z. Considere talvez formatar o Windows, pode resolver.

No meu caso, resolveu!!!

Frequencia Correta

Problema Resolvido!! =D

Se ainda assim, depois de todas estas soluções, o problema persistir, talvez o seu processador esteja danificado ou com um ou mais núcleos queimados. Sim, é possível que os núcleos queimem sem queimar todo o processador. Isso é causado geralmente por altas temperaturas ou excesso de energia passado a ele.

Eu precisei fazer todas as soluções, e na solução final, eu carreguei as opções otimizadas na BIOS. Detalhe, se você não tem experiência suficiente para realizar estas soluções propostas, chame algum técnico. Não irei me responsabilizar galera!

Espero que tenham gostado, se deu certo com vocês, comentem!

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site





223 Comentários Deixe o seu

  1. Pedro

    Cara suas dicas me ajudaram bastante. Tenho um i3 que de repente deixou de mostrar os 4 nucleos no gerenciador de tarefas. No meu caso bastou eu usar a solução 2 que tudo voltou a ser como era.

  2. Trilogick

    O que faz o processador ficar assim pelo menos na segunda geração de processadores da intel, é a opção turbo mode, onde o mesmo opera em baixa frequencia para poupar energia aumentando sua frequencia “velocidade do processador” ao ser mais exigido.

    • Byrox

      Exatamente, SpeedSteep.

      • Nogueira Maier

        Gostei do Vídeo mais só um detalhe os mexer nas configurações iniciais no núcleo do processador, você esta aumentando o consumo de energia e reduzindo a vida útil do processador. Existe uma documentação da Microsoft que explica essa configuração. O modo automático, os nucelo só funcionam quando existe a necessidade caso contrario ele trabalham e baixa frequência mesmo para poupa o processador e economizar energia. Leia a documentação como funcionar o processo de pilha do sistema OP http://tecnologia.hsw.uol.com.br/programacao-em-c28.htm. veja isso também http://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_8-performance/aumentar-o-tamanho-da-mem%C3%B3ria-do-processador/c31faa0c-314a-472a-b4a4-a7f938a8b6b9?auth=1

        Sobre o mito http://www.superdownloads.com.br/materias/6309-mito-2-boot-rapido-processadores-mutiplos-nucleos.htm

        • italo

          Não consegui abrir mais núcleo eu estava com 4 agora só estou com 2 me ajude por favor !

  3. Lucas Peperaio

    Interessante o seu comentário Trilogick, não sabia desta informação. Obrigado por comentar

    • wilson

      lucas,as vezes quando inicio o pc o teste da bios mostra um frquencia de cpu que varia indo de 800 mhz até 2100 mhz,sendo que as vezes nem inicia o windows e o note desliga sozinho,no meu caso qual seria a solução ja que o problema é antes de iniciar o s.o.?

      • Lucas Peperaio

        Wilson, é difícil te falar o que é sem ver o notebook, mas já te digo, a variação da frequência é normal. Sobre não ligar ou desligar sozinho, pode ser problema de alta temperatura (que faz o notebook desligar ou hibernar automaticamente). Se estiver na garantia, leve na autorizada. Mesmo se não estiver, procure alguma loja especializada.

        • Tarsis

          Cara, no menu de arranque só aparece 1 processador (O meu é dual core, e inclusive eu lembro de, nesse mesmo menu, ter visto os 2 uma vez!) O que eu faço?

  4. Alexandre

    Muito obrigado, tentei todas as opções e realmente a que funcionou foi as opções otimizadas na BIOS, tava quase desistindo, valeu mesmo.

  5. JUNIOR

    MUITO BOM !!!TENHO UM I5 2500 E PASSOU A RECONHECER APENAS 3 NUCLEOS TENTEI TUDO E O QUE FUNCIONOU FOI A FORMATAÇAO. AGORA ESTA O.K.

  6. Lucas

    Muito obrigado, estava com o COREi3-2330M 2Nucleos de 2,20Ghz e 4Processadores lógicos,ae do nada foi para 1nucleo e 1processador ae que a SOLUÇÃO3 me ajudou falow td de bom :-)

    • thiago silva

      Sério o meu é o mesmo processaadoor e ta com esse mesmo problema será que resolve?

  7. Gabriel Nunes

    Eu to com um terrível problema e nenhuma dessas dicas resolveu… Tenho um pc com Pentium Dual-Core E5300 @2,6Ghz, e tive q formatar meu pc, eu uso o Windows 7 64bits, depois de eu instalar todos os drives beleza, conectei na net pra atualizar o windows, mas depois de reiniciar pra aplicar as atualizações o gerenciador de tarefas, o speccy e o everest, mostram apenas um núcleo, nas propriedsades do sistema também! achei q fosse no processador o problema, mas eu também o ubuntu 11.10 em dual boot, e ele mostra os dois núcleos trabalhando legal…só no win 7 q tá essa frescura! Eu acho q o problema é no windows 7, e estranho q os pontos de restauração sumiram…tentei todas essas dicas e nada!!! podem me ajudar???

    • Wagno

      Cara provavelmente seu processador é somente 32 bits apenas Instala o Windows 7 ultimate ou outro 32 bits! Blz!

  8. henrico

    OBRIGADO ajudo mais isso praticamente o windows que faz essa cagada toda de fazer o processador nao trabalhar bem kkkkkkkkk…… mais hoje tem uma solução kkkkkkkkkk eu tava ate pensando em comprar um i5 ja k

  9. henrico

    gente me ajuda o meu processador e um 3.00Ghz derrepente ele começo trabalhar com 803.60mhz…. lembrando que e 2 núcleos……… por favor me ajuda antes eu jogo black ops agora praticamente nem quer abrir agora me ajuda ajuda mesmo

    • Lucas Peperaio

      Ok Henrico, você já fez algum procedimento que eu mostrei neste tutorial?

  10. Lucas

    Fiz todos procedimentos, menos a solução final que não consegui. A velocidade por um tempo ficou no máximo mas agora ela fica oscilando ela vai pra 2900 fica menos de 1 seg e ja volta pra 1500, não sei o que fazer, antigamente era tudo normal, conseguia jogar meus jogos numa boa, agora começou isso e sempre que eu entro no jogo ele fica bom por 1 ou 2 min. mas logo começa a travar totalmente e sou obrigado a fechar, queria muito que alguem me ajudasse. Meu processador é um Intel Core 2 Duo E7500 @2.93GHz.

    • Carlos

      Tbm to nessa cara. to com um i5 2310 quadcore, a bios so reconhece dois cores. meus jogos antes que atingia 100 fps (resident 5) fica en torno de 50-60fps, com varios slowdowns , isso eh muito triste.

      • Lucas Peperaio

        Carlos, algumas placas-mãe possuem um interruptor para habilitar um modo de economia de energia, as vezes até mesmo na BIOS existe essa opção. E essa economia reduz o desempenho do computador, podendo até mesmo desligar alguns núcleos. Claro, é uma hipótese, mas não custa tentar. Portanto, verifique se você não habilitou o modo de economia na placa-mãe ou na BIOS. Qual a marca/modelo da sua placa-mãe?

        • Antônio

          Amigo aumentar o número de processador no arranque pode danificar o pc?

  11. Mauricio

    cara valew mesmo vc me ajudou d+

  12. Dj Lex

    Aí sim hein… boa!!

  13. Vitor

    O meu computador é um quad core e na opção do msconfig, nao tem como mudar para 4 núcleos, pois aparece só um. O que eu faço ?

    • Lucas Peperaio

      Qual a marca e modelo do seu processador?

      • pedro

        amd phenom ii x4 810 2.60ghz uso o windows 7 ultimate so reconheçe 1 de 4 a minha placa mae e uma zx-nc68gm o modelo eu não sei amigo…

  14. TNagashi!

    Cara, vlw mesmo. No meu caso tive que ir até a solução 3 Parto do fato que um dos meus núcleos foram desativados por causa de um jogo recentemente instalado na máquina. Ela havia ficado lenta, pensei que era por causa do jogo, mas não, pois, mesmo desinstalando o jogo, o computador ainda estava lento. Ajudou muito!

  15. Mateus

    muito bom mesmo resolveu meu problema

  16. Jorge Luis

    Blz , comigo ta acontecendo o seguinte , eu instalei agora recentemente o windows 8 tenho um notebook com um I7 Q740 1.74GHZ (com Turbo Buster pra 2.4GHZ), e percebi uma queda de performace nos jogos e nos programas que eu uso , fui ver no Aida64 , e vi que meu processador ta trabalhando somente com 1GHZ (fica travado nisso e nao muda) isso tem me dado dor de cabeça porque eu vejo que o desempenho do computador ta falhando comigo , fiz todos os procedimentos acima , mais nao deu certo. O meu note é um dell XPS 14 , qualquer ajuda é bem vinda , qualquer coisa manda um email pra mim vlw.

    • Lucas Peperaio

      Jorge, veja se na BIOS não está ativada alguma opção para reduzir o clock. Existem opções que até mesmo desativam núcleos para economizar energia.

      • Jorge Luis

        Na bios ta tudo normal , ta tudo ativado pra maximo desempenho , nao sei se isso eh problema do sistema operacional , do windows 8 que eu acabei de instalar. Ja to pensando em ligar pra dell pra pedir um processador novo , o que vc acha?

        • Lucas Peperaio

          Não acredito que seja defeito no processador, é mais fácil ser no Windows mesmo. Tenta reinstalar o sistema ou instalar o Seven para ver se resolve

    • maikon

      eu acho que o sistema broqueou a frequencia do processador para usar todos os GHZ vai em painel de controle em sistema e segurança opçao de energia vai em equilibrado depois clique em alterar plano e alterar configuraçoes avançada deça a lista e procure por gerenciamento de energia do processador clique em estado de desempenho minimo e coloque q porcentagem 100% depois clique em estado de desempenho maximo coloque 100% de aplicar e depois ok agora abaixe o CPUZ no site do baixaki e instale depois execute e veja se os GHZ estao sendo usado como deveria

  17. Deivisson Costa

    Pessoal, também estou com esse tipo de problema, tenho um Sony Vaio SB35FB\B, ele tem um core i5 2430M com 2,4 Ghz que chega até os 3,00. Não faz nem um ano que comprei ele. Na verdade não percibi nenhuma queda de desempenho, olha que jogo bastante, jogos tipo: Max Payne, Crysis… Outro dia ele travou, presionei Ctrl Alt Del, e vi naquele no gerenciador de tarefas apenas 2 gráficos, e antigamete eram 4. Fiquei louco, baixei na hora o CPUZ pra averiguar, e o programa mostra apenas 1 core. Já tentei todos as soluções, só não formatei ainda. E outra coisa o turbo boost parou de funcionar. Ele não chega mais aos 3 Ghz. Será que 1 núcleo queimou. Por favor, se alguém poder me ajudar. Obriagado.

    • Lucas Peperaio

      Sim Devission, é possível que apenas um dos núcleos tenha queimado. A melhor coisa a fazer é ir direto na BIOS e procurar opções referentes ao processador.

  18. Adriano

    Ola, Quando ligo o meu PC uso ele + ou – uns 30 minutos e ai o marcado marca 100% do uso do CPU sendo que mesmo eu tendo fechado tudo, não entendo reinicio volta ao normal e logo vai pra 100% já cheguei desabilitar tudo do sistema mas nada resolve processador Core 2 duo funcionando na velocidade normal tenho quase certeza que pode ser Windows 7 ou a fonte de 450W. Me ajudem des de ja grato.

    • Lucas Peperaio

      Adriano, pode ser vírus, faça um escaneamento com o seu antivírus.

  19. Maxxii

    Olá Lucas site muito bom! Gostaria de saber posso colocar esse tutorial em minha pagina web? Claro com os devidos créditos a vc e um link direto para seu site!

  20. FL

    Valeu cara, meu processador é um I3 2330m e estava funcionando a 700 e poucos mhz, seu tutorial ajudou muito.

  21. DAVID LAGO

    AMIGO…SUAS DICAS FORAM MARAVILHOSAS…TEM MUITO TÉCNICO DE MERDA POR AI QUE NAO SABE DESTAS COISAS!CONSEGUI INSTALAR OS 8 NUCLEOS DO MEU I7, FICOU OTIMO! ABRAÇOS

  22. Aleksandro

    Kara eu estava com essa problema, tenho um core i5 e pelo CPU-Z só mostrava 1 núcleo tentei todas as suas dicas e muitas outras mais sem exito só aparecia um núcleo. Bom pra quem estar na mesma situação que eu estava fika a dica, siga a (Solução 2) e desmarque a opção número de processadores de um OK>Aplicar e OK depois reinicie o computador e siga a (Solução 2) e ative todos os seus núcleos, só assim resolvi meu problema.

    • Rodolfo

      Fala amigo, a tua solução deu certo pra mim, realmente tinha tentado tds os passos mas não funcionou, fiz como tu disse e desmarquei a opção de processadores (da solução 2), reiniciei e marquei novamente a opção dos núcleos e reiniciei 2 vezes após isso e agora está tudo certo, obrigado pela ajuda!

    • Eduardo

      Amigo, o seu comentário me salvou… Eu tinha tentado todos os passos e nada Já estava aceitando em formatar o computador Mas vi seu comentário e fiz como falou, e funcionou, os 4 núcleos apareceram! Muito obrigado meu caro!

  23. Jamastor

    Amigo, semanas atraz fizum overclock sem quere (juro, mexi onde não devia na bios e puff) e a minha placa mãe foi pra manutenção. La o ara concertou tudo e to com ele aqui. Acabei de reinstalar os drivers das placas todas mas o desempenho do processador cai de 3.3GHz para 1.2Ghz. Fiz o passo 1 e nada. Fiz o 2 e nada (além do que, ele estava mostrando os 6 cores/12 threads. Fiz o 3 e nada tmb (mesmo esquema, não mostra ser problema nos nucleos). Ai seu ultimo diz ser problema com alguma recente mudança de software nele. -verifiquei a bios, mudei as configurações de energia do processador e nada.. – Desinstalei todos os programas novos que baixei e nada… Mas meu pc logo após a manutenção foi formatado, pois troquei um hd de 160 por 1Tb. Agora estou na dúvida, HD novo ta dando problema ou o win 7×64 que dave estar errado.

    meu 3dmax 11 no teste de cpu dava mais de 29.9 sempre (não sei quanto, nunca passava disso) e agora não passa de 12.4 Meu super PI em 1M fazia em 11 aprox. agora esta em 32 segundos. A avaliação do Win 7 era: -cpu 7.8, agora está variando entre 6.2 e 6.3

    minha configuração é(caso precise saber): Win 7×64 SP1 3960x 2x 7970 GE 2 kingston 8gb 1333 (trabalahndo em dual) rampage iv extreme hd 1Tb (não sei a marca)

    Se poder me ajudar por favor responda meu post, se tiver alguma idéia. Trabalho com edição de vídeo e com autodesk, e não gostaria de recomeçar o ano com metade do desempenho pela qual paguei. Grato

    • Lucas Peperaio

      Cara, vamos no começo. No momento do overclock, os circuitos regulares de tensão da placa-mãe agem para distribuir de uma forma mais correta a energia adicional que o processador está pedindo. Para mais potência, é necessário mais energia, que por sua vez gera mais calor. No overclock, 4 componentes são “estressados”, são eles: Processador (óbvio), Placa-mãe, Memórias (que acompanham a frequência base do processador, em casos onde o controlador de memória é embutido) e fonte, que precisa fornecer a corrente e voltagem adequada na saída 12V A. Portanto, um erro de overclock, voltagem extra, configuração errada na PLLs, VTT e etc; podem danificar qualquer um destes componentes, até mesmo todos eles, principalmente se o estrago foi na fonte.

      Digo isto com experiência, sou overclocker. Atualmente meu Core I5 3570-k de 3.4 GHZ está rodando a 4.4 GHz sem nenhum problema (já cheguei a 5GHz).
      Antes de continuarmos, diga qual é sua configuração completa, porém de forma detalhada.

      • Jamastor

        -Core i7 extreme 3969x 3.3ghz turbo bust 3.9ghz 6 núcleos/12 threads 15mb cache. – 2x AMD crossfire radeon 7970 3gb 1000mhz (uma xfx outra gigabyte) – HX 1050 corsair – 2 pentes 8GB ddr3 1333mhz kingston trabalhando em dual chanel – rampage IV extreme ROG (esta foi a peça que entrou em curto e foi para manutenção) – HD 1 TB 3gbs ——————- – hd externo 1tb seagate – unidade DVD removível sansung —————— Win 7 64 bits (mais informações no link)

        Agora a pergunta, ontem eu pensei pra caralho, mechi na bios e etc mas não consegui resolver, mas será mesmo que o processador está trabalhando errado? por que os benchmarks estão efetivamente piores, mas isso pode não ser problema de hardware, e em games por exemplo não sinto diferença. No Autodesk Maya 2013 também (pelo menos até agora) não senti diferença. O que me intriga realmente são este numeros dos benchmarks.

        Mais informações que isso não sei te passar. posto abaixo links de screenshots que tirei hoje cedo (27/01/13 – 14:20) ———– http://imageshack.us/photo/my-images/90/processadoraparentement.jpg/

        http://imageshack.us/photo/my-images/341/prime95teste10segundos.jpg/

        http://imageshack.us/photo/my-images/442/infoscpuzcatalystcontro.jpg/

        http://imageshack.us/photo/my-images/210/infsistemawin7.jpg/

        • Lucas Peperaio

          No Maya, a placa de vídeo é mais utilizada, portanto você não vai sentir tanta diferença. Rapaz, que configuração hein! Também tenho uma HD 7970 (Black Edition), com uma configuração dessas ai, sua máquina foi feita para voar.

          Mas voltando ao caso, a BIOS da sua placa-mãe tem uma função para reduzir a velocidade do seu processador, outra para desativar o hyper threading e principalmente, estágios de overclock e underclock (que possivelmente é o que está acontecendo).

          Uma coisa estranha, sua placa-mãe é TOP de linha da Asus, tem Fases suficientes para aguentar um overclock. Mas enfim, eu precisava saber de quanto foi esse overclock e o que foi alterado.

          Faça o seguinte, imprima esse texto, vá na sua BIOS, aba Extreme Tweaker:
          * Em Ai Overclock Tuner, coloque manual;
          * Turbo Ratio, coloque By All Core;
          * Em By All Cores, coloque 39;

          Continuando, na mesma aba Extreme Tweaker, procure a opção DIGI Power Control:

          * Em CPU Load Line Calbration = Auto;
          * CPU Current Capability = Auto;

          Salve sua BIOS, volte ao Windows e veja se o clock foi normalizado.

        • Lucas Peperaio

          Caso não seja resolvido, provavelmente o erro é na placa-mãe, sugiro neste caso enviar para a assistência técnica da ASUS, eles te enviarão uma placa-mãe nova.

      • Jamastor

        Seria possível um vírus impedir que o core speed aumente? Até hoje só vi vírus que usam do processador, não que impedem que ele funcione. De qualquer maneira ja passei o anti vírus no pc e to agora instalando mais uns 3 pra verificar com cada 1.

        • Lucas Peperaio

          Possível é, mas é muito difícil, praticamente impossível

      • Jamastor

        Outra idéia que tenho é que o cara que arrumou a placa mãe diminui a velocidade do processador, tipo um downclock (não tenho idéia se isso existe). pois não importa qual programa eu use ele sempre marca 1.2ghz e não aumenta, mesmo testando os games mais pesados e vários benchmarks.

        • Lucas Peperaio

          Sim, provavelmente ele ativou um Low Profile, faça as instruções que eu passei acima, que o seu clock será normalizado.

      • Jamastor

        O processo não funcionou. :( Mesmo assim, agradeço muito pela força.

      • Jamastor

        Está, amanhã eu ligo para o cara que me vendeu ela pra ele mandar ela de volta. Mas primeiro vou verificar com ele se não foi outra peça ou até um software como o próprio win que está problematizando minha semana.

  24. Yan ALC

    cara valeu mesmo, meu intel core i5 de 3ghz tava so 1.5 igual ao seu, ae eu coloquei alto desempenho e foi para 3.1 ghz, foi ate mais, vc me ajudou muito!!

  25. Leonardo

    cara, vlw vlw vlwl vlwl deu certinho aki

  26. Guilherme

    Bom dia! Algum tempo atras eu coloquei meu not pra funcionar com o maximo de processadores que eu tinha e o maximo de memoria. So que hoje percebi que o not não estava com o msm desempenho em jogos, digitei o comando “msconfig” dai eu vi que esta funcionando so com 1 processador e não tem mais opções, praticamente sumiram os outros processadores. O meu processador é de 2.2GHz no CPU-z a frequencia esta correta com variações de 2.110 MHz á 2.550 MHz. Eu não entendendo pq isso aconteceu, os mapas dos jogos demoram a renderizar. (Tentei a solução 3 e não deu certo) e eu não tava pensando em formatar meu not pq tenho mt coisa nele e pra fazer backup eu iria precisar de 2 pendrives de 8Gb (tanto para arquivos, musicas e jogos). Tem outra dica?

    • Lucas Peperaio

      Tente todas as soluções, caso nenhuma funcione, considere uma formatação ou leve na assistência autorizada.

  27. wellington

    valew amigo mudei a opçao .ALTO DESEMPENHO e deu certinho meu processador deu o seu maximo ….muito obrigado

  28. Bruno Passinho

    Ow pode me ajudar o meu é Windows XP as soluções são diferentes, no msconfig não tem opções avançadas, e na solução 1 eu não achei “Alto desempenho nem “Mostrar planos adicionais”

    • Lucas Peperaio

      Bruno, o XP não tem estas opções mesmo. Tente reinstalar o processador como eu mostrei.

  29. Patrick

    Boa noite cara, comprei um Pentium 2 core, 2,70 Ghz 3 Mb de cache, porém após montar o pc, instalar os drives da placa mãe e etc. O gerenciador CPU-Z só reconhece como um Celeron 1,6 Ghz, o que pode ser? Será q se aplica a essa situação também?? Não me recordo qual era o antigo processador, pra te dizer se era esse Celeron, e acabou ficando travada a informação!

    • Patrick

      Só lembrando, estou usando o 7 Ultimate, placa mãe gigabyte.

    • Lucas Peperaio

      Baixa o CPU-Z mais atualizado do site oficial e veja se mostra corretamente o seu processador.

  30. Luiz Dias

    Olá Lucas. Obrigado pelas dicas, mas acho que meu problema é outro. Fiz tudo que vc recomendou mas no meu CPU-Z aparece apenas um processador, dos dois esperados. Tenho um Core i3. Sera que queimou? Abraço Luiz

    • Lucas Peperaio

      Baixa o CPU-Z mais atualizado do site oficial e veja se mostra corretamente os núcleos do seu processador. Caso não mostrar, vá na BIOS e veja se aparece os dois Cores disponíveis no I3. Caso ainda assim não mostrar, é possível que tenha queimado.

    • Lucas Peperaio

      Uma outra solução é tentar atualizar sua BIOS, ou testar esse CPU em outro computador.

  31. Leandro

    Boas, sou engenheiro de produção e em part-time dedico-me a montar conputadores com peças que compro usadas. Estou com um problema num I7, que comprei pelo ebay e o vendedor garante que estava a funcionar a 100%.Mas o que me sucedeu foi que ao substituir o I7 por um I3 que tinha montado num desktop ele só entra em modo de segurança, já formatei e até tive dificuldade porque quando chega á tela de início de instalação do seven fica travado. creio que é um problema gráfico, mas como saber se é do cpu ou de outro componente porque, ao entrar na Bios apareçe intel processor “000@00″ou coisa parecida. Já lhe sucedeu alguma vez? pode ajudar-me? o meu contacto de telemóvel é o seguinte:962704533 (pode enviar msg que eu respondo)

    • Lucas Peperaio

      Tente atualizar a BIOS da placa-mãe, ou ainda, verifique se a placa-mãe suporta oficialmente este modelo de processador, na lista de compatibilidade no site do fabricante.

  32. Tarcisio

    Bom baixei o cpu z e verifiquei que o meu ficou dessa forma um processador de 2.1 ghz ficou limitado a apenas 800 mhz Fiz os procedimento e não funcionou!

  33. atila

    Depois q tentei a terceira soluçao, pc n quis mais ligar, o q eu faço??

    • Lucas Peperaio

      O que ocorre? Você aperta o botão e nada aparece ou o Windows não carrega?

      • aline

        se vc quiser conversar comigo pode conversar vc e lindo hem

  34. Felipe

    Lucas muito obrigado pela informação, me tirou um peso da cabeça. Que Deus lhe d cada dia + sabedoria!

  35. aline

    nao sei nada disso

  36. renato

    Sei que o tópico é antigo mas passei por esse problema recentemente e tentei todas as alternativas listadas neste e em outros blogs e nenhum tinha dado certo. Talvez isto não funcione com todos mas pode ajudar alguem. No meu caso eu fiz o seguinte:

    iniciar> msconfig> Inicialização do Sistema> Opções avançadas> Número de processadores TUDO COMO MOSTROU ANTERIORMENTE O NOSSO AMIGO Lucas Peperaio (esta parte é que ta o bicho. Número de processadores deve estar desmarcado uma vez que seu pc só está reconhecendo um processador) Após desmarcar, reinicie a máquina para que o próprio Windows gerencie automaticamente os processadores e confira o resultado.

    Mas como disse, no meu caso foi a única opção que deu certo

  37. FERNANDO KLAUK

    Lucas, gostaria de uma dica sua para o seguinte: Tenho um Note com W7 32bit, processador Intel 4, 2,3Gh. Usei o CPU-Z e a frequência tá em 22203 htz…alguma coisa assim… está normal, mas só reconhece 1 núcleo do processador. Isso é normal? Se eu desinstalar o processador, ao reiniciar, ele recarrega os outros núcleos?

    • Lucas Peperaio

      Sim, faça o procedimento de desinstalação dos drivers, provavelmente irá voltar a funcionar.

  38. Eduardo Alves

    Cara meu notebook tem um i5 2310m 2.5 ghz,. Na bateria ele roda normal chegando ate em 3.1 ghz se preciso, mas na tomada ele fixa nos 1,45 ghz e nao sai disso.vc pode me ajudar??

    • Lucas Peperaio

      Estranho Eduardo, nunca tinha visto algo parecido. Verifique os planos de energia do Windows, talvez estejam desconfigurados.

    • bruno

      Estou passando por essa mesma dificuldade o meu note é um Samsung

  39. Nando

    Amigon estava com esse problema no meu note, um i7 (2,30 Ghz), fiz todos os testes, e ja estava entrando em desespero, qdo vi o comentario do camarada Aleksandro, lá ele diz para seguir a Solução 2, e desmarcar a opção “numeros de processadores”, aplique e reinicie o computador, depois de reiniciado siga a Soluçao 2 novamente, no meu caso também deu certo, já estava achando que o processador tinha queimado os núcleos.

  40. João Pedro Thomaz

    Olá! Tenho um Core I5 . No meu gerenciador de dispositivos aparece 4 núcleos de 1.8 ghz. Porem quando vou no msconfig não aparece os 4 ! Fiz todos os passos, me ajuda ? Comprei este PC e quero muito seu máximo desempenho !

  41. Leandro

    olá lucas bom dia amigo rapaz eu não sei se é um problema ou é normal ..

    tenho um dual core e5300 2.60

    eu habilitei na placa mãe pra usar 13x dele ou melhor usar o maximo dele mais no z cpuz

    ele fica oscilando entre 2600 e 1200 .. direto cai e sobe velocidade vc acha qé normal ou é algum problema …?: eu jajá estou a ponto de dar um clean bios e ver as configuraçoes direitinho pra ver oq pode ser .. abraço

    • Lucas Peperaio

      É normal sim, fica tranquilo. O processador faz isso para economizar energia e se manter frio.

  42. Alan Gomes

    cara boa noite…. o seu processador parece ter as mesmas configurações do meu…. mas o seu numero de processadores é 4, e o meu so aparece 2… vc sabe por que?

    • Lucas Peperaio

      Qual o modelo do seu processador?

      • Alan Gomes

        Intel Core i3 330M

        • Lucas Peperaio

          O I3 é um Dual Core, tem apenas dois núcleos e não 4. O que o CPU-Z mostra ali é o número de Threads, este sim é 4. Verifique se não é isto.

          • Alan Gomes

            Nessa pagina você colocou um print da tela de “Opções avançadas de INICIALLIZAÇÃO” , onde a opção de “Número de processadores” é 4…. o seu não é Intel Core i3 330M ?

            Fiquei na dúvida por que tenho a lembrança de ter colocado para usar 4 processadores… e depois diminui para 2, so para ver a diferença….. Como vi o seu exemplo, então pensei que o meu eu poderia ter perdido dois.

          • Lucas Peperaio

            Sim, mas veja bem. O windows enxerga o I3 como se ele tivesse 4 núcleos, pois ele simula +2 além dos 2 que ele já tem. Por isso é necessário no MSICONFIG colocar os 4

  43. Samuel

    olá amigo!

    Queria que você me ajudasse a resolver um probleminha em minha máquina. Meu win7 64bits processador intel core i3 2100 placa mãe ASUStek modelo P8H61-M não está reconhecendo todos os núcleos do meu processador. já li um post seu aqui no site, mas não resolveu, aliás, nem consegui fazer as alterações pois o número de processadores está fixado em 1 sendo que não é o certo, andei dando uma olhadinha na minha frequência e ela está trabalhando a 3092.20 MHz, esta frequenca está normal? ou pode melhorar resolvendo este problema? Então o que faço para resolver este probleminha??

    Aguardo sua resposta o mais rápido possível e parabéns pelo blog muito bom, show de bola!

  44. eduardo

    Dos melhores post’s que ja li, seu site é muito informativo e directo sem grandes textos com coisas desintersantes. Eu a pensar trocar de processador por tar lento agora ta ao dobro da velocidade ja me ajudou a poupar brigado

  45. Luiz Eduardo

    Cara…eu fiz todas as suas opções recomendadas e meu intel pentium dual core 2.7ghtz ainda trabalha com 1.2 ghtz pensei q poderia ser algum núcleo queimado mas se houvesse o CPU-Z não reconheceria certo?por favor que seja isso mano…-.-‘

    • Luiz Eduardo

      Configuração da máquina- Sistema Operacional- Windows 7 Ultimate (32-bit) Memoria (RAM): 2 memória de 1 giga cada Processador- Pentium Dualcore E5400 2.70 GHz Placa mãe- Gigabyte VM900M Placa de video:NVIDIA GeForce 8400 GS

  46. Manoel Ibiapina

    cara você é o cara,:) tive esse problema com meu i5,ontem ele estava normal quando desliguei quando fui ligar hoje tava reconhecendo apenas 750 mhz de 2500 pra 3000 pois possui turbo booster…..mais nada estava dando geito,nem alto desempenho não saía de 750,super lento,com muita dificuldade achei esse site,e logo na Solução 2 voltou ao normal assim que reiniciou,se não fosse por isso,meu not iria pra assistencia sem nunca ser resolvido o problema

  47. Pedro Henrique

    Cara, valeu pelas dicas. Eu usava o Dolphin (Emulador de GC/Wii) e rodava tudo a 60 FPS, aí do nada os jogos ficaram lentos e percebi q no gerenciador de tarefas tava a velocidade do processador como 1,15 GHz (o meu é i5 2,5 Ghz), procurei e achei aki, a solução 2 deu certinho, ta rodando td ok agora.

  48. luiano

    cara tenho um pc positivo sim + com o processador AMD C-60 APU with Radeon(tm) HD Graphics, 998 MHz com 2 nucleos e 2 g de memoria . eu posso ativar os 2 nucleos sem correr o risco de queimar meu pc? ( me ajuda meu pc e muito lento mesmo)

  49. luiano

    se eu quiser posso aumentar o meu processador ? se poder qual posso colocar?

  50. luiano

    pra ti ter uma ideia da velocidade que ele ta : core speed 614.25 MHz; Multiplier 6.15(8.00- 13.33) ; Bus Speed 99.80 MHz

  51. Arthur

    nao deu certo comigo fiz tudo nada foi… meu processador e de 2.40 ghz e ta a 931 mhz nao sei o q fazer meu computador trava ate minecraft!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  52. Bruno Cesar

    Cara.. fiz tudo isso ae e nada do meu mudar

    o meu é um Corei7 2620M 2,70GHz

    e com esse programa CPU-Z ele ta trabalhando só 798,18MHz ja fiz todas essas opções mais n volta ao normal q deve ser 2700,00MHz

    o percentual de calculo antes era

    processador 7,5 e agora caiu pra 3.3 Memoria 7,4 e agora caiu pra 5.6

    ate a memoria caiu.

    1333 caiu pra 665 ( se for o certo, vi la na parte de DRAM Frequency) alguem tem dicas pra mim?

    • Patrick

      comigo isso tbm aconteceu

  53. Felipe

    Que noobise, cara. Abre o CPU-Z, vai na área de trabalho e fica apertando f5… O clock vai subir, depende de quanto tá sendo usado o processador.

  54. wililan

    Valeu!

  55. Welligton Mendes

    Lucas Peperaio, muito obrigado! Não costumo deixar comentários nos sites que visito, mas esse foi inevitável. Fazia tempo que estava buscando uma solução mas não encontrava. Parabéns por tudo mais ainda pelo entusiasmo. Parabéns!!!

  56. Andrey

    ótimo mesmo me ajudou bastante obrigado

  57. Victor Senna

    Excelente! tenho um Fx-8150 3,6 Ghz, mas com o Turbo v ele trabalha com 4,1 Ghz, mas estava com apenas 1,6 Ghz, e 3 nucleos estava mais sobrecarregados, entao tive que usar duas das soluçoes para rodar normal.. agr esta rodando com 4.139 Mhz sem problema.. muito grato!

  58. Victor Senna

    usei a soluçao 1 e 2, todos os 8 nucleos estao rodando blz, mas estou com uma fonte muito fraca, e quando faço uma multiplicaçao maior que 18x, o pc reinicia por causa da fonte. se eu nao trocar urgentemente, isso pode trazer danos à maquina?

  59. luciano

    meu pc estar lento e mostrando 1 ? no co-prcessador

  60. Jhones mu

    oush mano o meu notebook é um acer corei5 – 2450m 2,5ghz eu vi ele tinha 4 nucles mais agora só tah com 2 nucleos isso me deixa preocupado sabe o q eu posso fazer???? outra o meu é W8= windonws 8 . pode me ajudar???

  61. eduardo

    Estou com o mesmo problema no windows 7 pro num sony vaio. esta aparecendo somente 2 threads de 4 no gerenciador de tarefas, no gerenciador de dispositvos ate aparecem 4.. e agora o que eu facom nenhuma solucao resolveu meu problema…

  62. Patrick

    olha, tentei as suas soluções e não resolveu no meu caso, era assim, no gerenciador de dispositivos antes tinha os 4 drivers, e agora só aparece 2, como no gerenciador de tarefas e no cpu-z, que antes apareciam 4 nucleos e agora so aparecem dois, preciso de ajuda, agradeço desde ja pela atenção, e aguardo resposta !

  63. Elias

    mn meu processador e um intel core 2 duo e4600 de 2.4GHZ de 2 nucleos aqui ta marcando 1.2GHZ ja ativel os dois nucleos ja vi na bios porem a velocidade e a mesma isso e normal? me ajuda mn

  64. erlys

    Cara vc é fera…me ajudou totalmente, meu precessador é um i7 3770 de 3.9GhZ e so estava trabalhando com apenas menos da metade, o que segurava o tranco nos meus jogos era a placa de video…vlw man.

  65. Geovany

    Olá. Meu notebook é um DV7-7012NR com core i7 3610QM CPU 2,30GHz, mas ele tem turbo booster de ate 3,1GHz

    Mas depois deu ter trocado o windows 7 para 8,1, n indica mais o turbo. o CPU-Z mostrava usando 1100 MHz. Depois que modifiquei do jeito que falou, foi pra 3100… Mas, isso n desgasta o PC? ele ativa e desativa automaticamente? Ele ainda n aponta o tubo booster.

    obrigado.

  66. Rafael Paulino

    Boas caras eu fiz qualquer coisa e ninhum dei podem me ajudar ! ? no booth meu proçessador é de 3,16 e apareçe 2.0 e nas propriedades do sistema igual ? se alguem me souber alguma coisa diga!

  67. Douglas

    cara comigo foi estranho haha , eu fui no inicializar sistemas e coloquei 2 núcleos , só que eu fique meio confuso pq não sabia sera era bom ou não , voltei la e coloquei como estava 1 , depois disso notei que tinha perdido desempenho no meu pc … lá vai eu la de novo pra por 2 , só que surpresa só tem 1 e agora não consigo mais colocar 2 , já fiz tudo que falou menos o da BIOS , tem alguma ideia ? se pode me ajudar meu Windows 8.1 , pross : core 2 duo E7500 . desde já obg

  68. Abraão

    Boa noite Lucas, no meu caso usei a opção ”1” só que fica auxilando pra mais os clocks, isso é normal? -Queria saber se eu usar os 4 núcleos do meu processador I5 4570 3.20 GHz. Pode ocorrer no meu pc um superaquecimento? Tenho essa dúvida, porque perguntei um colega e ele mim disse que pode até queimar (ou não) meu pc ou ele quiz dizer o processador, por tá utilizando o máximo do processador.

    Configuração do meu PC:

    Processador: Intel I5 4570 4ªgeração 1150 3.2ghz 6mb Haswell Placa Mãe: ASROCK B85 PRO4. Placa de Vídeo: Nvidia Geforce GTX 650ti 2gb GDDR5 Zotac DX11 Memória RAM: 8gb Ddr3 1600 Corsair Vengeance – Original HD 1tb SATA 3 – Seagate 7200RPM 64MB cache – ST1000DM003 Fonte Corsair CX 750W 80Plus Bronze PFC Ativo

    Aguardo sua resposta.

    • Abraao

      aguardando sua resposta

  69. Jeruilson

    Valeu demais. Eu estou com este problema e já tentei as duas primeiras soluções e não deu certo; vou pra terceira mas já vou agradecendo a publicação.

    • joaquim vieira

      aposto qeu a 3 vai foncionar , a terceira e de vez como diz o povo ”–” boa sorte

  70. jose capicote neto

    bom dia,estou com problema no notebook da minha irmão,usa 100% da cpu e a temperatura fica constantemente em 60 gruas,o processador é um amd-350 1.60 ghz é normal?

  71. joaquim vieira

    Olá , meu processador: AMD E-450 APU with Radeon(tm) HD Graphis 1.65 sistema operativo de 64 bits windows 7 Home Premium computador marca: TOSHIBA total de nucleos – 2

    É o seguinte, queria saber se meu pc é bom , 2º meu pc tem 2 nucleos e por ai a diante sumiu 1 nucleo (tinha posto 2 mas depois retirei e passei so a usar 1 mas deposi quando quis por os 2 ja nao dava! desapareceu 1 nucleo!”) Sei que se der com 2 nucleos o pc torna-se masi rapido e tudo , melhor desempenho etc.agora queria saber se ele e realmente pc bom ! e se poderei fazer a opçao 3 ?

  72. Rafael

    Meu PC è bom ?? Ele possui : O.S: Windows Vista Stater SP2 (Pode falar pq eu sei q é ruim) Proc.: Intel Pentium Dual-Core (D) 1.6 Ghz E2140 RAM: 3GB DDR 2 E como eu melhoro o desempenho dele ??

  73. pedro

    Valeu pelas dicas melhorou bastante.

  74. Alex

    gostei ai mano no meu caso era o Chipset apos atualizar os drivers com o drive booster da iobit nao que o programa seja ruim sempre uso primeira vez que aconteceu talvez uma falha no meu propio pc .

  75. wagner

    oi amigo , queria sua ajuda tenho uma pc placa mae a7v400 mx ai troquei o processador por amd athlon xp 3000 +400 mhz . mais ai meu pc nao reconhece deveria estar com 2 ghz e ele aparece com 1 ghz , ai tentei tentei atualizar a bios , mas nao consigo ascessar a bios ja tentei a tecla delete , f2 ..tab ..o que eu faço , assim logo quando troquei nem queria acender a tela aperecer do apezar do pc ligar , ai mexi nas chaviinhas do placa mae , ai tudo normal funcionou , so que o processador nao esta trabalhando com sua potencia que deveria .sem maiss ..obrigado

  76. wesley

    Amigo, possuo um AMD A6 6500K FM2, no gerenciador de dispositivos, via seus dois nucleos mas no cpu-z, observava que a frequencia era de 1700 Mhz +|-, sendo que esse processador tem clock de 3.9 a 4.1 Ghz com turbo. Fiz os passos 1 e 2 e ao reiniciar, deu tela azul o SO não carrega, fica reiniciando, pede para reparar e recomeça o ciclo, não sei como reverter, fiz isso por que algumas vezes o micro ficava lento e tenho 4 GB de memo e a MB é topo de linha para FM2, da asus, e agora???

  77. Daniel Rios

    Elhem o meu caso: Eu usava um Athlon II X2 250 (que é dual-core, e tem soquete am3) com uma placa-mãe Pcware APMCP-68 (soquete am3), e troquei a placa-mãe para uma Gigabyte GA-78LMT-S2 (soquete am3+). Continuei usando esse processador (Athlon) na placa-mãe nova (que é am3+, porém os dois soquetes são compatíveis), mas ai, quando comprei um FX-6300 (que é six-core, e tem soquete am3+), ele até usa a frequência toda, mas só usa 2 núcleos, eu tentei de tudo que foi mostrado aqui, mas não deu certo. Já tentei até configurar na Bios, mas sem sucesso. Utilizo Windows 8.1 Update 1. Se tiver alguém que realmente saiba, por favor, eu peço ajuda, se for necessário usar conexão remota eu passo, se o problema for no software né. Fico na espera.

  78. toninho

    ola … tava com ese problema tbm.. bati cabeça fiz todas essas maneiraras ai.. mas no meu caso eu tinha trocado a placa mae e o prossesador , ai naum tava reconhecendo , o jeito foi formatar mesmo ! ai ficou 100% mas as dicas sao boas>>>

  79. Igor

    Muito obrigado Lucas, após a 3 opção meu processador voltou ao normal. Muito obrigado mesmo. Abraço

  80. victor

    muito foda vlwww ^^

  81. vinicius

    O meu problema é diferente, eu pesquisei no YouTube como ativar todos os núcleos do processador, só estava marcado 1,eu mudei pra 4,clique em aplicar e reinicie, quando estava iniciando o Windows aparece uma tela azul( na verdade é tão rápido que nem da para ler) aí depois reinicia,eu já restalrei e continua,eu tô pensando em formata, mas creio q seja pq o Windows n esteja reconhecendo os 4 núcleos,se alguém poder me dar alguma dica,eu agradeceria

    OBS:este meu post foi enviado de um celular.

  82. Charles

    Lucas a cpu-z ora mostra 1596.19 ora mostra 2596,19 depois de fazer suas dicas ate na S:2

  83. salomão

    valeu bastante, já estou trabalhando há 12 anos com informática e ñ conhecia essa técnica… e é nessas horas q temos que ser humilde e compartilha uma boa dica. sucesso pra vc. vlw.

  84. Andre Raone

    MUito obrigado cara, estava desesperado!!!! no meu caso foi a situação 3

  85. TONY

    Meu ultra não abre programas não instala nada, e tem o antivírus BAIDUU QUE NAO DESISTALA DE JEITO MANEIRA AFINAL NO ME DEIXA FAZER NADA BLOQUEIA TODOS APLICATIVOS OU QUALQUER ACAO OU RESTAURACAO QUE EU POSSA QUERER FAZER. FIZ VARIAS PEQUIZAS NOS SITES E NADA.

  86. TONY

    TODOS QUE TENTO ABRIR VEM A MENSAGEM O SISTEMA NAO PODE ENCONTRAR A OPCAO DE AMBIENTE DIGITADA. NO PAINEL DE CONTROLE OU QUALQUER ACAO QUEEU QUEIRA FAZER.

  87. eron

    Cara ja fiz esse procedimento mais voltei para um nucleo agora nao aparece mais o segundo so reconhece um o cpu-z diz que so tenho um core o meu e um pentium t4500 dual-core pode ter queimado ? agora quando inicio o notebook normalmente ele vai direto pro modo de segurança e aparece 1 system processor e outras mensagens numa tela preta

  88. Claudinei

    Apertei sem querer o 4 na tela inicial, tenho um Phenon x4 945, e aí começou aparecer: 4 cores ativado na ela inicial…. blz… agora meu pc fica só reiniciando… já fiz todos os passos acima e ainda continua reiniciando… O que fazer amigos?

  89. jhon

    meu core speed fica variando caindo pra 1338 e subindo pro normal 2.20, tenho um intel duol core E2200 2.20

  90. Adão Rodrigues

    Tentei baixar o CPU-Z, mas o avast bloqueou e informou o virus win32 adwere-gen. Aí eu não arrisquei em informar que era um falso virus.

  91. Adão Rodrigues

    Tenho o w8 pro e eu queria saber se aquela velocidade que aparece quando você abre o gerenciador de tarefas é a velocidade do processador. Obrigado.

  92. leolivio

    Prezado Lucas, Agradeço as demais dicas do site, sempre de grande utilidade. MAS NESTE CASO ISSO É UM MITO E NÃO DEVE SER FEITO!!!

    Quem originalmente elaborou a dica cometeu um erro crucial de avaliação: subentendeu que a caixa de diálogo serve para “ativar” o número de processadores existentes no sistema quando, na realialidade, serve para “limitá-los”.

    Existe um artigo da Microsoft que é bem claro quanto a função desta opção na caixa de diálogo:

    “Número de processadores. Limita o número de processadores usados em um sistema com vários processadores. Se a caixa de seleção estiver marcada, o sistema inicializará usando somente o número de processadores na lista suspensa.”

    O Windows, por padrão, utiliza TODOS os núcleos do sistema. A opção de limitar este número existe quando se deseja fazer um “check up” da máquina quando a mesma está apresentando problemas de boot. Por exemplo: alguns “overclockers” costumam limitar o número de núcleos durante o boot para evitar “reboots” em máquinas operando em condições de frequencia extrema. Outros usuários, após instalar algum programa conflitante, utilizam a opção para verificar a compatibilidade de tal programa com sistemas multiprocessados.

    • Lucas Peperaio

      Olá Leolivio. Agradeço pelo elogio ao site.
      Sobre a opção mencionada, entendo que ela limita o número de “processadores” ou cores, mas se observar no artigo, eu não digo para limitar, e sim para verificar se todos os cores estão ativos.

  93. Alex

    Entao, eu abro o executar, vou no “msconfig”>Inicializaçao do sistema>Opções Avançadas> numero de processadores, ontem eu tava com os 8 q eu tenho abertos, ai eu ia deixar de noite ligado e ele fazia um barulho mt alto entao desliguei, ai hj qnd fui abrir eles, eles desapareçeram, oq faço? Nota: ja reiniciei o pc, e nao consigo achar solução no google

  94. Robert

    o meu pc tinha um processador de 2 nucleos e eu deixei so um pra ser usado e agora eu queria ativar o 2 e la em msconfig só aparece que meu processador tem 1 nucleo

  95. Natacha

    Boa tarde, tenho o mesmo problema. O meu pc tem cerca de 8 núcleos e agora quando vou ao msconfig apenas acusa 3 núcleos. Já fiz testes com 2 programas diferentes e ele acusa que apenas dois núcleos estão a funcionar. Acrescentado que o meu portátil tem apenas 1mês e poucos dias. É um portátil Asus K450J. Posso dizer que é um computador excelente, aguenta jogos como o Watch Dogs com gráficos mínimos/médios, aguenta também com Splinter Cell com tudo no máximo e obtenho uns bons 215FPS No Crossfire. Este problema surgiu de repente. Contudo apenas com os 2 núcleos funcionais o desempenho do meu portátil não foi afetado, pois ele continua igual. Eu hoje vou à loja onde comprei e ex pôr a situação. Não sei se pode ser algum bug do OS ou ps núcleos estarem mesmo danificados. Contudo obrigada pelo post pois já deu para ver que ajudou muitas pessoas.

  96. Serguo Pereira

    Amigo tenho uma dúvida, tenho um processador intel® Core™ i3-330M, estou pensando em compra um notebook asus com Core i3 2375M 1,5 GHz, e possivel trocar sem problemas? Grato.

  97. Silas

    Cara, blz olha to com um problema de nucleos tbm, o processador num e bom mas e um core i5 760 2.80 1156 lga sem video integrado e acontece assim no MSCONFIG so aparece um nucleo não tenho outra opção, no cpu-z tbm so um nucleo e um thread, mas no gerenciador ele instala 4 processadores, inclusive desisntalei os 4 como vc falou na terceita opçaõ, antes no9 gerenciador de tarefas ele aparecia 4 nucleos mas agora so aparece um… o desempenho da maquina caiu draticamente…. tem como vc me ajuda a configuração e horrorosa mas segue abaixo

    Processador : core i5 760 2.80 Ghz socket 1156 LGA RAM: DDR3 Kingston 2x 2GB 1.333 MHz Placa Mãe: CCE H55H-CM Chiptset: Intel H55 Placa de Video: NVIDIA GeForce 310

    e muito simples maquina mas ta dificil e como vc disse e quase pouco provavel que o segundo nucleo tenha queimado

    aguardo contato!!!

  98. Renato santiago

    cara suas dicas foram de mais ajudaram, e ainda vão continuar ajudando muita gente, valeu pela sua humildade de compartilhar sua sabedoria. eu de um default na bios, mesmo sem entender muito e deu certo. um abraço ai ate mais…

  99. Liliane Bazilio

    Cara, valeu pela dica, ajudou bastante. Tenho um Acer i5 e assim que eu comprei ele apresentou lentidão, então formatei… nos primeiros dias estava ótimo, mais começou ficar lento de novo, demorando para iniciar, abrir doc, pág da web etc.. Ele ainda não esta 100% na web, tem hora que demora carregar a pág, mas logo em seguida carrega normalmente, não da pra entender…melhorou MUITO, mais ainda tenho esse problema, se tiver mais alguma dica estou aberta a mais sugestões.

  100. Marcos

    Oi, tenho um Notebook da Login, com Core i3 4100U, 500 GB de HD, 4 GB memoria RAM, eu ativo os 4 nucleos, e coloco em alto desempenho na opção de energia, mas mesmo assim, o not continua lento, gostaria de sabe pq, e se tem como resolver

  101. Felipe Mattera

    é o seguinte o meu computador tem um Processador amd dual core athlon 7550 2.51 ghz cada, do nada o meu computador parou de reconhecer os 2 nucleos do processador eu tentei fazer a 2° solução mais la so mostrava 1 processador mais la no DEVMGMT.MSC mostra que tem 2, qual seria a solução ?

  102. Guilherme

    Cara o seguinte , o meu é um i5 4200 com turbo boost de 2.60 Ghz . Eu ativo os 4 nucleos , vou la reinicio o pc , quando reinicio só tem 2 ligados , mesmo estando ativado os 4 nucleos que marquei .

    Ai eu vo la e diminuo pra 3 continua a mesma coisa , 2 nucleos ligado , unica coisa que muda é o processador logico , que quando ativo uma certa quantidade ele mostra la .

    Exemplo : eu ativo 4 nucleos , só fica 2 nucleos ligado e 4 processadores logicos.

    Eu ativo 3 nucleos , continua 2 nucleos e 3 processadores logicos.

    Pode me responder essa duvida e me ajudar por favor ?

  103. João

    Eu mesmo troquei o processador do meu notebook… Ele era um core i3 e instalei o i7, os dois da 3ª geração. O problema que o nome e o nº de núcleos é do antigo e quando abro o CPU-Z está com o nome do novo processador só que com apenas 2 núcleos físicos em vez de 4. O que eu devo fazer para trocar o nome do processador no Windows 8 e ativar todos os núcleos?

  104. Renan Araujo

    o meu processador eh um cpre i3 3220 3.30ghz na opção do msconfig, nao tem como mudar para 4 núcleos, pois aparece só um. O que eu faço ?

  105. Carlos

    Lucas, me tire uma dúvida, meu processador é um I7 segunda geração 2670QM, quad-core, 4 núcleos reais e 4 emulados, totalizando 8, hoje eu estava mexendo na tela de Opções Avançadas na Inicialização do Sistema e estavam lá os 8 núcleos, só que eu salvei ele pra processar com 4, que a tarefa que eu ia realizar não necessitava dos 8, blz, então naveguei pela internet por +/- 1 hora, e fui na tela Inicialização do Sistema, Opções Avançadas e vi que os 8 núcleos não estavam mais lá, e sim 4, como faço pra recuperar os outros 4 núcleos?

  106. Carlos

    Lucas, me ajude ae cara, quando faço como vc falou na solução 3, aparecem todos os 8 núcleos, só que o meu processador é quad-core, 4 reais e 4 emulados, agora aparecem só 4 núcleos na tela de Inicialização de Sistema, Opções Avançadas, e antes apareciam 8, só que ao invés de desinstalar, eu abro em propriedades e lá aparece, ESTE DISPOSITIVO ESTÁ FUNCIONANDO CORRETAMENTE, em todos os núcleos, o que faço pra resolver esse problema?

  107. matabala

    se eu aumentar o numero de processador…..o que acontece????

  108. Diego Drummond

    Muito obrigado pelas dicas. Comprei um note novo com I5 4200u que estava muito lento.Quando entrei no msconfig,notei que só aparecia um núcleo. desisntalei o driver dos 4 e reiniciei 4 vezes. Depois disso ficou top!!!!!!!

  109. Reinaldo

    cara eu so duente eu fui no executar coloquei msconfig ai na hora la eu salvei um processador só desde entao nao mostra os oito processadores la e meu pc esta mais lente pf me ajuda

  110. Gabriel

    Eai brother, adquiri recentemente um core 2 quad q8400 pro meu pc antigo, só que o windows não estava reconhecendo dois cores (windows 8 32 bits), pesquisei na internet e achei os seus procedimentos e funcionou certinho agora tá tudo normal, muito obrigado!

  111. Rodolfo

    Pra quem ainda não tiver conseguido solucionar o problema tenta assim: Vai pra Solução 2 e na opções avançadas desmarca o “número de processadores”, dá Ok e reinicia, depois volta lá e agora marca “número de processadores” com a quantidade de núcleos q vc tiver, dá Ok e reinicia ele 1 ou 2 vezes e abre o programa CPU-Z e confere se voltou ao normal, no meu caso resolveu.

  112. DANIEL

    Gostei muito. Apenas segui o segundo passo e deu certo. o meu é um core i3 3110 2.4ghz. nesse programa que você apresentou o icone core speed deu 2394,29 MHz, não tem problema né ?

  113. DANIEL

    É normal ficar oscilando de 2394 para 1197, 1296, 2095? quando para de oscilar fica no 2394 ou 1197, mas fica mais no 2394

  114. Fernando Furlan

    Muito obrigado pelas dicas Lucas, mais uma vez contribui e muito para a otimização do meu PC. Usei as dicas 2 e 3 para solucionar o problema!

    As configurações do meu processador: Pentium Dual E2140 @ 1,60 GHz

    OBS: A velocidade não ultrapassava 1,2 GHz!

    Valeu mesmo, pessoas como você merece todos os elogios por compartilhar seu conhecimento! Abraços.

  115. Jacques

    Essa opinião e para economia de energia. Quando você abrir o cpuz ele mostra a velocidade em tempo real. Para testar corretamente abra o cpuz e execute uma tarefa qualquer, ele aumentará a velocidade de acordo com a existência do software. Obs: todos software tem um tempo de execução, independente da velocidade do processador ele tera uma velocidade máxima de execução, e não passará daquela velocidade de execução. Por isso que, quanto você instalar uma versão antiga de um sistema, mesmos que vocês tenha um hardware muito superior, ele ficara com a mesmo performance do requerido pelo desenvolvedor. Att Jacques

  116. omar

    Quem tem problema em ativar mais de um nucleo do processador , fique sabendo que o problema é na bios mal configurada

  117. omar

    se alguem precisar de ajuda , posso ajudar meu email é omarregio@hotmail.com

  118. Israel

    Eu apertei em “Sim” quando pediu pra reiniciar e agora não inicia o computador

  119. Jerceu Alves

    Enfim, vim nesse site procurando respostas para o que aconteceu… Estava eu jogando LOL e pensei em diminuir meus núcleos pra ver se a velocidade do meu PC aumentaria , por que na minha cabeça diminuindo os núcleos menos trabalho para o PC. então depois disso não tinha mais a opção de colocar 8 núcleos novamente =( li o posto do rapaz e fiz como ele disse, só que na primeira vez não deu certo então continue pesquisando.. por fim tentei fazer novamente o passo – 1 e 3 com tudo aumentei o desempenho e fui desinstalar os núcleos, só que ali ele diz( Quando terminar de desinstalar todos, reinicie o Windows. Ao voltar, o Windows irá reinstalar o driver para o seu processador, é possível que ele peça para reiniciar novamente) só que da primeira vez ele não pediu pra reiniciar novamente então fiquei pensando e resolvi pedir pra reiniciar o PC no ultimo núcleo então desinstalei 1 2 3 4 5 6 7 e no 8 pedi pra reiniciar, ai sim quando o pc ligou estava la os 8 núcleos bonitinhos no lugar… então resumindo se isso acontecer peça pra reiniciar no ultimo núcleo que vocês iram desinstala.

    Por fim muito Obrigado mesmo esse foi o único lugar plausível que achei respostas! nossa vou ate chorar HueHue =)

  120. Equer Junior

    Cara fiz o esquema de dessa imagem: http://lucaspeperaio.com/wp-content/uploads/2011/11/desinstalando-o-processador.jpg Agora meu computador nao liga mais, ele so vai ate a imagem do iniciando o Windows e nao sai mais dali. O que fazer?

  121. LEO

    OI, BOA NOITE AMIGO! ASSISTI SEU TUTORIAL, E ACHEI MULTISSÍTIO ÚTIL PARA QUEM UTILIZA A ARQUITETURA DE X32 BAIXEI O PROGRAMA MAS ELE DA ERRO PORQUE MEU SISTEMA E DE X64? E NAO CONSIGO REALIZAR A OPERAÇÃO

  122. André Sena

    Fiz o procedimento 2 e ao reiniciar o PC não ligou mais, fiz até um clear CMOS e nada, é como se não estivesse ligado na tomada, o que pode ter acontecido e o que faço para resolver?

  123. Raul

    O meu processador é um i5 4200u 1.6 à 2.3ghz. Ele é um processador de baixo consumo de energia. Quando o nível de bateria chega a 10% ele simplesmente desativa o turbo boost. O problema é que quando coloco para carregar, ele não reativa o turbo boost, restando como única opção reiniciar o pc. O que pode ser? Acho q não é problema com os núcleos, e nem com a BIOS (visto que já fucei em tudo lá e está tudo certo). Creio que deve ser uma simples configuração de gerenciamento de energia, mas não acho nada no pc. Desde já, obrigado.

  124. Bruno

    Cara eu testei todos e nenhum funcionou já tinha desistido pensando que meus núcleos queimaram foi quando testei outra forma e deu certo…. vá no menu iniciar e na barra de buscas digite “Msconfig” e dê enter. Na aba GERAL selecione( Inicialização Normal ) Dê um Aplicar depois ok e reinicie o Computador,comigo funcionou e foi a última alternativa válida…

  125. Henrique Garabini

    Cara você é um enviado do céu!!!!

    A internet precisa de mais pessoas assim dispostas a ajudar quem precisa. Tenho um notebook da Dell com um i5. De repente só estava funcionando um core a 1496 mhz e não reconhecia os outros cores. Depois de revirar esse pc com todas as ferramentas possíveis e impossíveis… desinstalei e instalei novamente confome a orientação e agora está reconhecendo tudo.

    OBRIGADO VELHO!!!!

    TUDO DE BOM!!!!

  126. Fábio

    Vlw meu amigo ☺

  127. Tiago

    Valeu pelas dicas, resolvi o problema de um Pentium Dual-Core E5400 de 2,7Ghz, ele estava trabalhando a 1,2Ghz. Atualizei a versão da BIOS para a ultima versão disponível no site do fabricante da placa mãe.

  128. Luciano

    Acabei de resolver um problema como esse. Este PC que estou usando tem um processador Athlon II X4 645. Há algumas semanas notei algumas travadas ao ouvir música e boot mais lento. Só hoje descobri que dos quatro núcleos só o primeiro era reconhecido. . Resolvi isso carregando os valores default da BIOS. . Não sei exatamente a causa do problema, mas este PC sofreu alguns BSOD por causa de um driver bugado. Faço um alerta para que outros usuários não considerem o processador danificado e não reinstalem o windows enquanto não fizerem todos os testes até a exaustão, inclusive: . *carregar defaults no setup *clear CMOS *boot através de algum live CD como o Ubuntu.

  129. Lucas

    É normal o core speed ficar oscilando???

  130. Renan lopes

    Lucas, blz cara? Estou com um problema aki, tenho um processador AMD Fx 8350 de 8 núcleos de 4.0GHz, porém o Windows reconhece os 8 núcleos mas o clock não sai de 1.36GHz mesmo jogando etc, já tentei desativar as opções de economia d energia etc, aumentar o multiplicador e talz, e mesmo assim o clock n varia, só.fica nesse número, fica injogavel os jogos, oque pode ser?

  131. Gonçalo

    no cpu -z a specification varia cerca de 5 mhz, devo seguir o mesmo processo que diz? obg

  132. Jeferson

    Boa tarde Lucas,

    Testei a solução Nº 2 apenas, primeiramente pareceu dar certo mas depois ao analisar no CPU-Z vejo que há uma variação!

    Meu Note é um i5 @ 2.60GHz. E o CPU-Z Mostra uma variação entre 788. alguma coisa a 3292.14 MHz.

    Isso é normal, ou esse valor deveria ser constante?

  133. Lucas

    Boa tarde, Depois que testei a solução 1 meu clock aumentou só que, mesmo depois de reiniciado meu pc continua lento. O Windows reconhece toda minha memória de 8GB e meu processador – com o sistema de x64 – intel i3-3240 de 3.40GHz!!! Pode ser que tenha que instalar algum turbo boost da intel? Teve uma época que eu deixei ele com a tampa aberta e pegou muita poeira. Pode ser algum problema da placa mãe? Agradeço a compreensão.

  134. Marcelo Reis

    Amigo, o Windows 7 não é otimizado para dividir tarefas entre núcleos. Ele utiliza somente um núcleo porque ele é baseado no Windows Vista e não houve melhoria real no Windows nessa época, 2006/2009.

  135. Thiago

    Cara foi de muita ajuda seu tutorial, fiz tudo isso mas não tinha funfou, ai achei estranho e suspeitei da bateria, pois uso o note sem ela ai botei a bateria e ele voltou a usar a potencia maxima! hahahaha

  136. Michel

    deu liga obrigado…

  137. Valdeci

    Bom dia lucas eu tenho um problema,minha placa mae Pegatron 2A84h da dell nao reconhece a velocidade total do cpu,como se ele tivesse trabalhando na minima velocidade sempre,fiz tudo isso que voce postou e nada o que pode ser…

  138. Carlos

    ola! do nada meu notebook que é um i3, passou a funcionar com apenas um núcleo. nem estava muito lento até que resolvi fazer este totorial aqui, https://www.youtube.com/watch?v=Wu19Q0zc_gw. depois disso meu computador ficou extremamente lento. agora só para iniciar a área de trabalho leva de 15 a 20 min. agora qualquer coisa demora tanto que trava. oque devo fazer? por favor ajuda!

  139. wespi

    muto bom, funcionou perfeitamente de primeira.!

    Valeu mesmo

  140. Felipe Rodrigues

    Boa Tarde Lucas , meu pc é um DELL inspirion 1525 , voce poderia me dizer se rodaria o FS2004 … Obrigado.

  141. Evanpis

    Lucas, tenho uma duvida, quando abro meu gerenciamento de energia do processador algumas opções desapareceram, só aparece diretiva de resfriamento do sistema, e eu acho que esse erro ocorreu após eu ter aumentado a quantidade de núcleos… qualquer pessoa que entenda este problema poderia me ajudar?

  142. ernani

    ola Lucas ….tenho um phenom x4 840 …4 nucleos….! mais so aparece 2 em todos os programas !! inclusive no windows !! nao tentei o nao tentei ainda desinstalar o programa… pois tenho um leve over de 3.2 para 3.8 !! msm com o over posso tentar esse metodo ? obrigado

  143. kalmer yan

    comprei o notebook da dell, i7 5500U ta exigindo muito do processador chg 80% a 100% , formatei e continua a msm coisa ?

  144. Jean Carlos Vasconcelos

    Cara, fiz todas as instruções, porém meu problema persiste. Apesar disso tenho que admitir que meu PC melhorou o rendimento em relação a performance.

    Vamos lá. Do nada 3 núcleos da minha máquina sumiram, ou pelo menos não consigo ativa-los no msconfig “configurações avançadas”, só consta 1…eu disse somente 1. Não sei o que fazer tendo em vista que eu acredito que seja um problema na minha placa mãe ECS H61H2-M2 que a positivo vendeu como se fosse fabricação dela e é claro que sabemos que ñ é.

  145. Luiz Henrique

    Mano valeu vc me ajudou mto vc e demais brigado msm fiquei mto satisfeito com suas dia

  146. Heverson

    Meu processador é um core i3 3110m, mesmo estando configurado pra rodar com 80% da capacidade do processador quando conectado na bateria ele não responde e mantém só a metade, e quando ligado na tomada ele passa só uns 25 minutos funcionando com a capacidade total e de repente a velocidade cai para metade, já limpei o notebook, verifiquei a temperatura, e percebi que ele sempre corta a velocidade quando o cooler começa a trabalhar no modo ativo.

  147. Guilherme

    Cara fiz a segunda opção é beleza, melhorou e mt o desempenho do meu pc. Mas passou um tempo apareceu a tela azul. Pesquisei dobre e descobri q foi devido a alteração no número de processadores. Consegui arrumar ja, mas eu queria potencializar meu processador (quad core) ao máximo sem q essa tela azul ocorresse! Gostaria de ajuda. E se possível explicações de pq a tela azul apareceu quando mudei o número de núcleos usados.

  148. Felipe Sousa

    caralhoo no meu feis foi desaparecer os nucleos do msconfig

  149. matheus santos

    AMIGO ESTOU COM ESTE POBLEMA. MEU C2Q Q9550 NAO MOSTRA 4 NUCLEOS NO CPUZ- NO GERENCIADOR DO WINDOWS MOSTRA OS 4 MAIS NO CPU Z NAO.. OQ PODE SER ? ME DA UM HELP ALGUEM

  150. Samuel Capeleto

    sobre o passo 2: meu pc uma até ontem aparecia 4 processadores mas hoje so aparece 1 o q eu faço???????????????

  151. Ricardo

    Olá pessoal! Eu gostaria de compartilhar uma outra observação muito importante que acabei ignorando, ao seguir esse tutorial do nosso amigo Lucas. Lembre de dar uma atenção especial à bateria do seu note e fonte (carregador) bem como a fonte do seu computador, pois essas podem estar mandando energia errada ao processador e consequentemente anulando seus núcleos. Estou muito contente em perceber isto pois já estava condenando meu i7 2640m 2,8mhz turbobooster 3..5 que não passava dos 780mhz.

    VERIFIQUEM SUAS BATERIAS, CARREGADORES E FONTES!!!

    Solucionado para mim. Um abraço à todos.

    • Luciano

      Como assim amigo o que vc fez exatamente?

  152. Celenio

    Lucas usei a primeira opção e parece que funcionou (Opções de Energia) tenho um processador Core i3 de 2.53 GHz e a sua velocidade esta rodando em 2527.30 MHz estava com uma frequência mais baixa valeu bro

  153. Anderson

    Boa tarde, caro, fiz uma troca de processador no meu notebook, aparentemente ele funciona como se estivesse com o antigo. Tenho que formatar o pc, fazer algo de diferente ou só checar como diz sua explicação acima? Valeu pela atenção.

  154. Gabriel Marra

    Muito obrigado! Matéria incrível e realmente ajudou.

  155. magno

    quando eu ativar todos os núcleos do processador a temperatura dele vai aumentar ??

  156. magno

    também vai ter mais consumo da memória ram ??

  157. Kelvin

    Tenho um Not da cce com um co i7 de 2.2 (2*geração) 8gb ddr3 Eu percebi q em jogos ele usa 17% no máximo 30% da cpu E tá travando de mais mal roda os jogos E até ao abrir as páginas da web ou do Windows ele demora as veses A temperatura do processador fica em média 53*C a 60*C isso é normal Sendo q na parte da saída de ar fica bem fresco Ele tá em desempenho máximo 100% e minimu 100% tmb Gostaria de saber se tem alguma outra solução Sendo q não consigo entrar na bios pq me pede senha

  158. vitor

    eu desinstalei os drivers depois reiniciei mais nao deu certo

    meu pc nem inicio na verdade esta dizendo q o sistema esta sem drivers

  159. Luciano

    Estou com o msm problema, já tentei de tudo e nada resolveu até agora … mas reparei que quando inicio pelo modo de segurança o clock fica normal do i5 2540m q eh 2500ghz … reparei ateh que na lista de dispositivos iniciando pelo modo de segurança não constava o enumerador umbus, aí iniciei o Windows normal e desinstalar esse drive imaginando resolver, mas infelizmente não resolveu … um paliativo que encontrei ateh o momento eh usar o throtlestop que eh um programa pra overclock … eu ativo ele é deixo ele emulando meu processador para a velocidade normal. Ajuda, mas n eh a msm coisa dele estar funcionando por sí soh … se mais alguém encontrou uma solução além dessas descritas aí pelo amigo .. compartilhar pf

  160. Fernando Boschero

    O meu I5 4670K após reiniciar o pc um dias desses, ficou bloqueado em 800mhz. Só falta eu comprar outro para poder falar que tentei de tudo, e nada resolve. Formatei, zarei bios, mexi nas configs avançadas, só não tenho como testar o processador em outra placa mãe, nem trocar a fonte, mas que acredito estarem normal, pois (exemplo) 8:00 esta tudo normal mas as 8:03 após reiniciar o pc, ficou essa bosta. Alguém têm outra ideia do que fazer, por favor?

  161. william

    eu sem querer botei pra funcionar so 1 processador e reiniciei o pc e fiz o processo mas aí quando percebi q estava mto ruim o desempenho fui mudar la e estava no um mas quando eu ia modificar pra deixar 4 nucleos so tinha a opção de deixar 1 nucleo oq eu faço por favor alguem me ajuda

  162. Ricardo

    Obrigado, meu Core2duo estava trabalhando com 50% da capacidade, após aumentar configurações de energia para alto desempenho esta funcionando normalmente, abs

  163. Victor Queiroz

    Cara, faz tempo que postou isso, mas você me ajudou muito, resolveu meu problema, obrigado.