Windows 8 será o novo Windows Vista!

Windows 8 será o novo Windows Vista

O tão esperado Windows 8 surpreende na beleza e na nova forma de organizar as nossas tarefas e arquivos. Apesar disso, o novo sistema operacional da Microsoft apresenta tantos problemas de lentidão, tela azul e travamento que nem compensa fazer um upgrade de sistema. Seria um novo Windows Vista vindo ai?

Este artigo representa a minha opinião e a de alguns amigos que estão acompanhando o Windows 8 desde as primeiras versões de teste.

 

Windows Vista

O Windows Vista decepcionou o mundo. Era lento para ligar e pesado para se trabalhar. Tinha um visual bonito mas não era para qualquer computador. A própria Microsoft tratou logo de produzir o Windows Seven para não perder ainda mais usuários. Isso me lembra o Windows ME (que coisa horrível!). Foi apenas um sistema temporário para que a companhia tivesse tempo para lançar o Windows XP (que até hoje é muito usado mesmo com a chegada do Seven). Acredito que o mesmo esteja ocorrendo com o Windows 8, apenas um “temporário” até que o Windows 9 esteja pronto (A Microsoft já está trabalhando no Windows 9, segundo alguns sites especializados no assunto).

 

Windows 8

Agora chega o Windows 8, um sistema operacional diferente do que estamos acostumados. Uma interface em blocos que se adaptam a qualquer tipo de tela, além de serem compatíveis com a tecnologia Touch. Aplicativos como MSN e e-mail agora são embutidos no próprio sistema. Isso não foi um problema para mim, pelo contrário, gostei da nova cara do sistema.

Windows 8 PRO PT-BR

Eu todo feliz testando o Windows 8… mal sabia o que me esperava…

 

A primeira decepção

Quando a Microsoft liberou a versão de testes em março deste ano, eu baixei o sistema no mesmo dia. Surpreendi-me, o Windows 8 era lindo, cada detalhe, cada botão. Mas nos primeiros testes eu me decepcionei ao tentar instalar um programa bem conhecido (Hardware Monitor da CPUID) para monitorar a temperatura do meu notebook (que estranhamente estava alta). E lá está ela, a primeira tela azul do Windows 8.

A primeira tela azul do Windows 8

Olha que legal.. dessa vez a tela azul é bonitinha.. :(

Tudo bem,  é a versão de testes, erros podem acontecer. No mesmo dia eu voltei ao meu Windows 7 Home Premium (original) pois o HD do meu notebook simplesmente parava de funcionar no Windows 8. Eu estava navegando pela Internet e derrepente tudo congelava, a luz indicadora do HD não piscava mais. Detalhe, o meu HD está em perfeitas condições de uso segundo os testes do conceituado programa HD Tune.

 

Windows 8 final

Deixei a versão de testes do Windows 8 de lado e continuei usando o Seven. Até que em julho vazou as versões finais do Windows 8 PRO, Enterprise e Server. Fiz o download e todo feliz formatei meu notebook para instalar. Aproveitei e mostrei aos meus amigos, que também instalaram o sistema. Alguns dias atrás, a Microsoft liberou oficialmente a versão final do Windows 8 Enterprise, mesmo assim eu pude notar os mesmos problemas do PRO vazado…

Windows 8 PRO FINAL traduzido

Novamente, os mesmos problemas da versão de testes…

 

Travamentos constantes

Cheguei a pensar que o problema estava comigo, mas não, os meus amigos com notebooks e desktops também tiveram o mesmo problema. Pensei também que a versão que eu baixei estava com problemas, por esse motivo baixei o Enterprise, mas continuou a mesma coisa. Nunca vi tantas telas azuis em um único dia quanto aquele.

Também tive problemas com alguns jogos (Counter-Strike:source e Guitar Hero 3), ambos originais. Ao entrar em determinadas fases o sistema simplesmente congelava, ou travava tudo (não respondendo). O Tecmundo noticiou um problema do Windows 8 com os jogos recentemente, vale a pena conferir.

Até este ponto eu já tinha motivos suficientes para voltar ao Seven. E ao contrário dos meus amigos que logo desinstalaram, eu continuei por mais 20 dias testando na esperança que algo mudasse.

 

Mais problemas

Meu notebook teve mais de 20 travamentos de tela, sem contar as telas azuis da morte. Nem o Windows Vista travou tanto assim! Fora isso, o Windows Live Mail 2009/2011/2012 não funcionou e tive sérios problemas pra fazer o Java funcionar. Alguns AntiVírus também não funcionaram corretamente.
Vale ressaltar que o meu notebook não é ultrapassado, é um I3 2.13 GHz, 4GB RAM DDR3 e vídeo dedicado.

Outra coisa que me deixou profundamente irritado foi o fato do MSN ser embutido no sistema. As mensagens surgem na tela quando alguém conversa com você (isso atrapalha demais). Mesmo que você use o Windows Live Messenger, as mensagens continuam enchendo a paciência por ali.

E por fim o Windows 8 não reinicia ou desliga o sistema por padrão, mas hiberna-o “por trás das cortinas”. Dessa forma os programas abrem mais rápido, mas também enchem a memória do computador e demoram para carregar quando você volta da hibernação. Sem falar da falta do botão iniciar, acabo perdendo um bom tempo procurando as funções que sempre estiveram ali.

 

Diz a lenda que…

A Microsoft sempre lança um sistema bom e outro ruim. Será que a lenda vai seguir firme e forte? Pelo jeito sim!

1998  -> Windows 98 – Bom
2000 -> Windows ME – Ruim
2001 -> Windows XP – Bom
2007 -> Windows Vista – Ruim
2009 -> Windows Seven – Bom
2012  ->Windows 8 – ???

Acho que depois disso eu nem preciso mais falar nada…

 

Acha que eu estou exagerando?

Então veja o Windows 8 travando na apresentação oficial do Microsoft Surface, o novo Tablet da Microsoft. Reparem no apresentador, ele não tinha onde por a cara e correu na bancada pegar outro de reserva.

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site





35 Comentários Deixe o seu

  1. Maycon Vinicius

    Bom …. pelo que já li em fóruns e sites especializados a MS já esta fazendo o W9 … que seria o sucessor desse e estaria para ser lançado em 2 anos….. digamos que a MS esta usando o W8 como um experimento… vou ficar com o bom e velho W7 64 Ultimate rodando lisinho.

    • lucas

      o sucessor do w8 e que ate ja foi lançado e o w 8.1 mais conhecido como w blue

  2. edson

    Não concordo com este resumo, uso o w8 final desde o vazamento e não tive nem um problema ate agora, quanto ao msn vc pode desativar as notificações e ele nao e integrado ao sistema, é apenas uma app de mensagem, vc pode instalar depois a versão tradicional do msn eu uso o msn 2012, jogos rodam perfeito gta4 f1 street fighter 4 vcs tekrn e por ai vai

    • Alexandre

      Que versão milagrosa que você baixou, e onde. Por favor, manda pra mim!!

      • Lucas Peperaio

        Baixe a versão oficial da Microsoft que está disponível para download:
        http://lucaspeperaio.com/microsoft-windows-8-enterprise-final

    • Cesar Barbosa

      Eu concordo com o Edson…

      O meu roda liso liso aqui.. e olha que sou Adm de Redes.. já instalei o RSAT, o VSphere, rodo VM no meu note e uso ele perfeitamente, como se fosse o W7…

      com a diferença que o boot é muito mais rápido…

      ah!! Configurei o botão de power para desligar e não hibernar… mesmo assim o boot é impressionante… superando o meu outro note que roda o Ubuntu 12.14

      • Lucas Peperaio

        Realmente, após a última atualização que a Microsoft liberou no Windows Update para o Windows 8, este problema de travamento foi solucionado. Testei aqui e está tudo certo

    • Eder Pansani

      O meu tambem travou um milhão de vezes, nos ultimos 20 dias, todo dia. Praticamente a cada 2 horas ele trava, começa pelo msn, derepente trava o firefox, e depois disso para tudo, só reiniciando.. detalhe, ele nao reinicia, tenho que desligar no botão da CPU.

      Voltando pro windows 7, urgente…

      • Max

        Bom , muito elegante o Windows 8 , quanto ao travamento só verifiquei quando abro o Xbox . É um erro mas como está em fase de lançamento, creio que já estão resolvendo esta parada para uma versão bem mais funcional. Já estava na hora da Microsoft mudar a interface do Windows .

  3. Sem fundamentos

    Cara, instala o Windows 8, ele é melhor que o 7

  4. Thiago

    Cara, não dá pra julgar um S.O. pela versão de testes, é a mesma coisa que julgar um carro pelo seu protótipo sem motor. E a versão final vazada não é a oficial, então como julgar por isso? Acho que como usuários agente só pode ter certeza que um produto é ruim quando realmente ser lançado e você comprar ele, pois se você conseguir um produto caro como um S.O. da MS de graça, nem reclamar tem direito. Essa é minha opinião. Ah, e amigos que instalaram a versão final vazada não reclamaram, disseram até que rodou mais liso que o 7. Eu mesmo nunca testei e estou esperando o lançamento oficial pra ver como ficou. Até lá tudo pra mim é especulação.

    • Lucas Peperaio

      Sim Thiago, por isso no começo desta matéria eu disse que tudo o que seria escrito representava a minha experiência e a dos meus amigos com o SO. Afirmo também que versão de testes podem ter erros e ainda assim a versão vazada, que não é oficial, da mesma forma. Entretanto, como ocorreu com o Windows 7, a versão que vazou foi a RTM, ou seja, a mesma que será vendida em outubro. Portanto, apesar de ser não-oficial, a versão vazada é a final.

  5. Bart Olsen

    Realmente o W8 é um sistema que está desagrandando muitos. O próprio fechamente de dificulodade dele em instalar softwares forra do Market dele é a prova disso.

    A Valve mesmo esté investindo e portando seus games para o Linux, pois sabe que o W8 é uma canoa furada.

  6. Matheus Barbosa Cremaschi

    Eu e meus amigos não gostamos do W8.

  7. john

    Não defendo Win 8 por não usa-lo (afinal ele NÃO foi lançado ainda) então vamos aos fatos aqui.

    1- Windows que você testou e travou era o Beta (versão teste) , depois supostamente você baixou uma versão “original” que vazou na net, a pergunta é : essa versão que vazou na net REALMENTE é original ?

    2- Win 8 não foi lançado oficialmente, pode ser sim que ele seja ruim quando for lançado igual a versão vazada na net, mas ele sequer foi lançado amigo, pode ser que ele seja uma versão muito superior as outras e bem melhor, por isso não há como julgar algo que AINDA não foi lançado, PIOR de tudo , você teve a coragem de baixar um WIN 8 baixado da INTERNET que diga-se por sinal nem original é, então agradeça seu computador não ter sido estuprado literalmente.

    Eu particularmente acredito que embora a microsoft ja tenha lançado o vista como falha , o ME também, ele não cometeria o mesmo erro várias em pleno 2012 com a Apple ali no pé deles , mais se for ruim será temporário para o WIN 9 como você disse, então é alvoroço de mais para algo que não existe ainda.

    • Lucas Peperaio

      Amigo, eu testei também com a versão FINAL do sistema, lançado pela própria Microsoft há alguns dias atrás:
      http://msdn.microsoft.com/en-us/evalcenter/jj554510.aspx

      Este é o Windows 8 Enterprise RTM Final, com expiração de 90 dias. Baixei aqui, passei para os meus amigos e tive os mesmos problemas do 8 PRO vazado. E esta versão que vazou não é a BETA, mas a RTM 9200 Final, a mesma que a Microsoft irá vender. Eu nunca instalaria um sistema beta e ainda falaria mal dele, pois sou programador e sei que em versões beta existe a chance de algo não funcionar como o planejado

  8. Anderson Deizepe

    Cara, li, como faço com todos os seus artigos… curti… mas tem um erro terrível ali, “esteje” não existe! Precisa nem aceitar esse comentário, mas corrige lá! Abraço

  9. SLAN

    AMIGO TUDO ISSO ACONTECEU COMIGO, E TESTEI A VERSÃO ORIGINAL QUE É VENDIDA NA EUROPA. E TEM MAIS EM ALGUNS COMPUTADORES ELE NÃO RECONHECE OS DRIVERS DE CD/DVD ROM, UM PROBLEMA QUE NEM OS ENGENHEIROS DA MF AINDA NÃO CONSEGUIRAM SANAR. RECEBI O CONTRATO DA MICROSOFT ESCLARECENDO QUE ELA NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS ERROS ENCONTRADOS EM DETERMINADO “SO” LANÇADO POR ELA. E O FIASCO É GRANDE, POIS MESMO O VISTAA SENDO RUIM ELA EXTENDEU SEU USO ATÉ 2017, POIS SABEM QUE ESTÃO PERDENDO USUÁRIOS…LEMBRAMDO: TESTEI, NÃO GOSTEI, E SEM MENU INICIAR ADEUS WINDOWS, POIS BRINQUEI COM ESSE WIN 8 COMO FAÇO COM O GNOME E OUTROS SISTEMAS QUE JÁ TESTEI. E DIGO MAIS TEM PESSOAS QUE USAM WINDOWS SÓ PARA JOGO, NO MEU CASO USO PARA VARIOS TRABALHOS, E VAI ACONTECER COM O WIN 8 OQUE ACONTECEU COM UBUNTU NO LINUX, PERDA DE USUÁRIOS…FALOUUU!!

  10. SLAN

    SE VIU QUE FIASCO NA APRESENTAÇÃO, E AQUELE “MICROSOFT SURFACE” DANIFICADO VAI PARA VENDA, NÃO TENHA DÚVIDA. HÁ LEMBRANDO QUE O COMPUTADOR DO USUÁRIO É ESPIONADO TODA VEZ QUE SE ATUALIZA O WINDOWS…O MAIOR CAVALO DE TRÓIA CHAMA-E MICROSOFT E FACEBOOK JUNTOS TE ESPIONAM DIA E NOITE…

  11. Bruno

    Sei não…instalei o Win8 Pro no meu notebook tem uma semana e até agora nada de travamento, lentidão e telas azuis. Até o momento só tenho elogios ao novo sistema.

    • Lucas Peperaio

      Que bom Bruno, a Microsoft liberou também alguns updates automáticos no sistema, assim que você instala e se conecta a Internet, ele atualiza. Possivelmente nestas atualizações estavam as correção destas falhas.

  12. Jorge

    Cuidado com a segurança do Windows 8 ! Existem algumas falhas muito perigosas, deixando o sistema sujeito a ataques e dificultando a proteção pelos antivírus. E isto é averiguado no sistema lançado oficialmente.

  13. Ricardo Mazzochi

    Não querendo defender, mas estou usando o Windows 8 desde sua versão de testes, adquiri o original e não vi nada de incoformidade com ele, bem pelo contrário, seu boot é mil vezes mais rapido que o do Windows 7, seu despejo de memória se torna realmente eficaz (coisa que só existia no Windows Server, por exemplo) sem contar que trabalhar ele com dois monitores se torna realmente uma experiência agradável, e não aquela coisa travada de ficar com vontade de quebrar tudo. Claro que o sistema não é estável à ponto de se equiparar com o Mac OS por exemplo, mas em comparação à seus antecessores, é sim um dos melhores, se não o melhor, na minha humilde opnião. Nunca tive por exemplo problemas com tela azul no novo SO. Uso um netbook ThinkPad X100e, com 4gb de memória, processador ADM dual e 250gb de HD. A máquina roda tranquila a versão de 32 bits (infelizmente minha máquina não tem capacidade para 64) do Windows 8 Pro.

  14. Diego

    Estou tendo problemas sérios com widows 8. Vou formatar o hd e instala-lo de novo. meu windows é original. ta foda ele funciona rapido grande parte do tempo mais ou menos como o windows xp. quando começa a travar o que acontece 50 por cento da vezes. ele demora cerca de “30 minutos para iniciar”, 50 minutos para a abrir um programa e o pior para desligar o que precisa ser feito atraves da interface do windows se não ele hiberna demora cerca de 1 horas. e o pior é o que vc vê que o sistema nao está travador esta lento msm.

    • Lucas Peperaio

      Provavelmente o seu hardware tem alguma incompatibilidade com o Windows 8, talvez drivers instáveis. Tente procurar drivers atualizados para o Windows 8 no site do seu fabricante.

  15. marcos rufino

    Nunca tive tantos problemas com windows que nem eu tive com o windows 8. Eu tive que formatar o pc umas 3 vezes, porque o sistema simplismente parava de funcionar por nada. E eu não conseguia recuperar de jeito maneira. Fiz chkdsk, bootei pelo executável pra tentar recuperar o sistema e nada. Eu posso estar errado, mas parece que ele faz os hds rodar em uma frenquencia alta, que dependendo do modelo, ele não aguenta o tranco. Voltei pro windows 7 64 e não vou sair dele por um bom tempo.

  16. William

    Olá Boa Tarde Estou tendo problemas com Windows 8 PRO também. Comprei a mídia física mais sempre me aparecendo a tela azul com dois erros: ( * DPC_Watchdog.violation * Video_TDR Failure ) e travando. O Windows 7 Home Premium esta instalado e quando atualizei pro W8 eu atualizei os drivers… Mais pelo que vi se a placa de vídeo for em 3D igual a minha não necessita do driver automaticamente o próprio Windows ja reconhece, então desinstalei pra ver se para, se não terei que voltar pro W7.

    • Lucas Peperaio

      William, neste caso o mais recomendado é entrar em contato com a Microsoft, talvez a mídia veio com algum defeito (pouco provável), ou como você mesmo falou, pode ser problemas de drivers. Agora, sobre não instalar o Driver do fabricante e deixar o Windows “instalar”, eu já não recomendo. O ideal é sempre usar o driver fornecido pelo fabricante.

      • William

        Meu PC tem 4 GB de ram, HD 1TB, Placa de Video GeForce 8400 GS – Nvidia, processador intel i3. A midia não veio com nenhum defeito. Mais tem hora que quando vou ligar ele não liga tenho que resetar 4x ou se não as vezes quando ele tenta ligar já desliga não tem força, só consegue ligar na 2ª vez e no monitor nada aparece… Será que pode ser queda de energia??? Aqui em casa, bairro vive desse jeito tinha até parado agora voltou.

        • Lucas Peperaio

          William, pelos sintomas, parece ser problema na fonte. Teste com outra fonte de um amigo e veja se o problema é resolvido.

  17. Ricardo

    Bom muitas pessoas não gostaram do Windows Vista mais eu sempre gostei no meu PC que a config é: FX6100 3.3 ghz, 4gb RAM DDR3 1333 mhz, HD500 gb SATA, Nvidia GTX 550ti 1gb 192 bits GDDR5 e fonte 600w reais ATX. Usava Windows Vista Ultimate original 64 bits desde 2011 nunca tive problemas de travamentos nem nada o unico problema é que demorava 1 minuto +/- pra liga comparado com o 7 que meu primo tinha mais mesmo assim continuei com o Vista sempre tive compatibilidade com todos os drivers atuais sem problema nenhum lerdeza era mito pra mim pois funcionava lisinho o vista aqui, Instalei o Windows 8 Pro ai pronto começo a desgraça, travamentos travamentos tela azul e o caraio a quatro que começo a da no meu PC além da interface Metro ser uma bosta mal digerida alem das incompatibilidades e jogos que nao rodavam direito, a unica coisa boa é que liga muito rapido em comparação com o velho Vista ou 7 eu simplesmente usei ele por uma semana e peguei meu Case com DVD do Win Vista e voltei pro meu Vista porque sinceramente nem a Steam pegava direito no Windows 8, minha opinião é que a Microsoft pioro o que era bom.

    • Lucas Peperaio

      O Vista foi considerado um fracasso pelo próprio Bill Gates. Windows 7 é o melhor SO que existe até o momento, o Windows 8 precisa de muitas atualizações pra se tornar estável.

  18. Jose Evilasio

    Não sei o que houve mas estranhamente ao contrario das esperiencias que voçê teve com o sistema. Eu nunca tive problema a não ser incompatibilidade com um ou outro jogo. E agora com o 8.1 meu sistema funciona muitio bem obrigado.

  19. Ailton Menezes

    Caros amigos, por experiência nunca comprei lançamentos de qualquer espécie, como eletrônicos, aparelhos de som, filmadoras, scanner e o raio que os parta! Em consequência disso nunca tive quaisquer problemas. Lembrem-se de um antigo e sábio ditado: “QUEM TEM PRESSA COME CRU”. Uso atualmente o XP, e pasmem até hoje não usei todos os recursos ali apresentados. Logo, para que mudar a não ser para enriquecer mais o Sr. Biil Gates? Para que mudar, respondam! No meu caso, trabalho com PWT, Textos, copias de CD-DVD para uso profissional, e digo mais: O win 7 com as novas complicações começaram a me dar prejuízo, já que para formatar os diversos, configurar PWT e outros, tinha que passar por “uma enclopédia de menus, clica aqui, clic ali, sem falar dos irritantes e longos menus ocultos…ora, francamente! Win7, 8, 9 e já tá pintado o 10 é só para arrancar dinheiro dos incautos, que não percebem que as mudanças não passam de atualizações já instaladas automaticamente marotamente pela Microsft para assaltar o bolço dos espertinhos. Abraços.