A verdade sobre o eBay no Brasil

A verdade sobre o Ebay no Brasil

 

O Ebay chegou ao BRASIL!!! Mas será que chegou da forma que muitos estão acreditando?? Neste artigo falaremos mais sobre isso, detalhando as principais informações sobre esta novidade.

Bom, recentemente o Ebay anunciou a sua chegada no brasil. Porém, eu já digo de cara, isso não te isentará do imposto de importação, como alguns “portais” de notícias estão divulgando.. E como o brasileiro compartilha qualquer coisa sem sequer ter certeza de que aquilo é verdade (né mesmo Guarujá Alerta?), esse tipo de notícia acaba se espalhando e cá estou eu para mostrar a real pra vocês.

Clique para assistir ao vídeo da matéria:

o Ebay chegou ao BRASIL

 

Ai vocês me perguntam, mas e como acreditar em você? Bom, estou usando como referências portais de renome e minhas próprias experiências com compras internacionais.
Bom, o problema é: As pessoas leem apenas aquilo que lhe interessam. E a maioria dos portais estão divulgando este texto, porém sem a continuidade dele:

“Outro destaque para as vendas no Brasil é a inclusão do país no programa de entregas global do eBay, que permite que uma compra feita no exterior seja
tratada como uma transação doméstica.”

Isso levou MUITAS pessoas a crer que os preços praticados no EBAY estariam livres de impostos. Muito pelo contrário, agora é que eles serão cobrados mesmo! Primeiramente, este programa (a qual esse texto se refere) é para um certo número de vendedores dos EUA. Segundo, para estes vendedores cadastrados, haverá a opção de envio via Courrier, no caso, a FEDEX. A grande vantagem é receber o produto com muito mais rapidez, já que uma empresa particular se encarregará de liberar sua encomenda e encaminhá-la a você. Porém, a desvantagem é o preço. Ao utilizar o FEDEX como courrier, além do imposto de importação, serão cobrados valores adicionais, como taxas de desembaraço aduaneiro, taxas relacionadas a infraero e em alguns casos até ICMS do seu estado. E lá se foi o “custo x benefício” de comprar no EBAY, pelo menos em alguns casos.

Então, essa “transação doméstica” a qual esse texto se refere diz respeito a facilidade de pagamento, que será unificado, ou seja, valor + impostos + frete no ato da compra. Além da agilidade na entrega. Lembrando, apenas para vendedores que participam deste programa.

Para vendedores que não fizerem parte desse programa de entregas global do ebay, tudo segue como antes, com a diferença que agora também será mostrado o valor em reais numa espécie de conversão automática do cambio. E já vejo problemas ai com pessoas leigas. Primeiro ponto, algumas administradoras cobram o câmbio de acordo com a cotação da data de fechamento da fatura e não da data da compra… E se no fechamento da fatura o dólar subir? Já imaginou o preju? Além disso, certos bancos tem sua própria cotação, e muitas vezes maior. Então, uma pessoa desavisada pode comprar um produto, e ao final do fechamento da fatura, o valor cobrado em sua fatura pode ser maior do que quando o produto foi adquirido. Sem falar no IOF.

Outra coisa, estou vendo pessoas dizendo por ai: #ChupaMercadoLivre ou acabou o mercado livre. Na minha opinião, isso não irá acontecer. Apesar da proposta do EBAY ser atrair compradores e vendedores, dificilmente a hegemonia do ML será quebrada. E sem falar que o EBAY está apenas engatinhando por aqui. Portanto vendedores do Mercado Livre, podem ficar tranquilos

Resumo da ópera:
Ebay veio ao brasil, com site e aplicativos em PT-BR, além de um plano de entregas mais agil e pagamento de impostos inclusos, para vendedores dos EUA e que façam parte desse programa. Além disso, terá 150 funcionários emcubidos do atendimento ao cliente no Brasil, o que é excelente. No mais, o restante continua igual. Os produtos continuarão sendo importados, e os impostos devidos terão que ser pagos, exceto em casos onde o produto seja livre de impostos, de acordo com as leis vigentes em nosso país.

Os produtos dos vendedores que fizerem parte do programa de entregas global do eBay (impostos pagos no ato da compra e entrega agilizada) terão a seguinte mensagem:

"Este item será enviado pelo Programa de Entrega Internacional, com rastreamento internacional"

E como eu falei, os impostos já serão cobrados:

Impostos já sendo cobrados

Então é isso gente, espero que tenham gostado.
Deixo alguns links para mais aprofundamento:

Info, Exame e Estadão

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site





24 Comentários Deixe o seu

  1. thalitta

    Bela cagada que o ebay fez, compro la desde 2009 e estava dando preferência ao Aliexpress pelos preços maos baixos e todas as compras ter obrigatoriamente rastreio,agora que meu interesse no ebay diminuiu mais,ainda bem que nao vale para todos os vendedores,mas começa o plano da presidenta dentuça em combater as importações

  2. Lucas

    Boa tarde Lucas, favor passar seu e-mail.

  3. Marcelo

    Se eu comprar um PS4 no ebay por um vendedor que nao seja do programa de entrega global, eu irei pagar taxa de 60% sobre a compra ou sobre o preço oficial do PS4 no Brasil?

    • denis

      não. já ta sendo cobrado tudo antes da compra

      • Renato

        O produto será taxado em 60% do valor médio no lisarB digo Brasil.

        • rinaldo souza

          60por cento do valor da compra mais entrega mais desembaraco aduaneiro

  4. Conrado

    Você tá mais gordo

  5. Johnc743

    what are some really good and popular websites for blogging? ?? . dceedefdddak

  6. heber costa

    ola, tudo bem, primeiramente, obrigado pelas dicas, são de muita utilidadee bem esclarecedora. Só pra ver se eu entendi, quando o vendedor faz parte do programa de entrega internacional, os impostos são isentos?, outra duvida, no momento da compra quando vou clicar no item para solicitar total ao vendedor, aparece uma mensagem q o frete é por conta do vendedor, eu tb nao irei pagar o frete? é isso? de antemão muito obrigado e sucesso.

  7. Tecnologia

    aff tava tendo esperanças atoa

  8. Jose

    No Exemplo em questão em que há o informe do codigo de rastreamento internacional e entrega garantida, teríamos que somar 294,67 dolares de Custos de Importação + 19,17 dolares de frete, totalizando já aí, 313,84 Dolares, e ainda mais o VALOR INCIAL (em dolar) do produto no exemplo, não mencionado. É isso? Se for assim, realmente não compensa, pois só este custo de importação de 294,67 dolares, já inviabiliza qualquer tentativa de cogitar-se comprar alguma coisa. Comprando por aqui em 90% dos casos sairá bem mais Barato…

  9. Roque Antonio De oliveira

    olá Lucas primeiramente quero parabeniza-lo pelo seu post. o motivo do meu contato e para te pedir uma ajuda.vamos lá comprei um relogio pelo ebay,paguei todas as taxas de impotação no final da compra ao chegar aqui no brasil fui pego de surpresa pela hdl. querendo me cobrar todas as taxas que paguei ao ebay a hdl. alega que a transportadora que me enviou informou que o destinatario teria que pagar tem como eu rever este dinheiro que paguei ao ebay. porque estou pensando em pagar a hdl e cobrar do ebay o que voce sugere desde já agradeço pela sua força que DEUS Abencoe o seu trablho

  10. Maicon

    Agora estão cobrando os impostos de qualquer vendedor, qualquer compra que fizer, na hora de pagar vão te cobrar o imposto, eles deveriam mostrar isto antes de comprar.

  11. Marcella

    Eu compro no ebay desde 2008… pagava o preço e o frete… agora fui comprar e o imposto foi maior que o produto e o frete juntos! E não aparece dizendo, só depois que vc finalizou a compra! Ebay para mim morreu, e já saí fazendo campanha contra!

  12. rinaldo souza

    Ja comprei neste sistema ainda assim compensa e muito, o respeito ao consumidor e diferenciiado o ML tem montes evmontes e montes debprodutos falsicados. No. Ebay tb mas a quantiidade é muito menor. Ja recebi notificacao de reembolso dem ter pedido. Ate achei ruim pois tinha produtos que vinham sem taxacao. Mas preferi comprar por couriet devido a agilidade e nao ter de ir ao correio.

  13. Andre

    Sou cadastrado no Ebay a quase uma década, mas nunca tive coragem de comprar por causa da complicação dos impostos. Até entendia o processo de tanto ler, o problema era as complicações burocráticas e a desonestidades das nossas instituições. Como eu sempre, mas sempre mesmo quis pagar impostos, pois acho justo e correto, então, estou muito satisfeito com essas novas politicas que facilita o pagamento e nos poupa da burocracia.

    Te garanto que muitos produtos mesmo pagando imposto saem mais barato. Pior é comprar no Mercado Livre produtos com origem duvidosa ou pagar muito mais caro em lojas tradicionas(embora até prefira pagar mais caro em lojas tradicionais do que comprar produtos que nao sei serem originais ou falsificados – há, por exemplo, muitos casos de falsificacao no Mercado Livre )

    • Ebony

      Articles like these put the consumer in the driver seat-very imtpotanr.

    • Look at your convenience, not to doingwritten off in a separate policy may cause damage, auto insurances follow the following tips will help you get even tougher to enforce limits of that authority the vehicle owner makehave two lists do you apply for life, auto, and sub-freezing weather makes southern California and Washington, DC.. Non-Renewal – This plan is never really understood what is stated in Tucsonmaximize your recovery. Will your car – Before you sign the dotted line! Well, usage based insurance is to enter information about auto insurance. Physical- a physical shopfront, can be likelydon’t forget to pay for your business, but if the insurer will reward you if you need to do to cancel your policy. It is illegal in VA!), you really ayou can many discount insurance is automatically more expensive is your car. Insurance for teens other than an accident. The damage to your specific requirements you’re going to be picked Withthis means that if you are looking to find out how much did they have another mode of transportation your child has never been easier these days, and make sure youwork well for you. They will insure themselves under financial control you will find that the insurance will be higher. If you had been late on a number of reasons, overwe do not specialise in insuring the policy is up to date and aware that they belong to them, again face to face. Having the right deal.

  14. sergio junior

    tenho uma duvida: eh vdd q o site aliexpress a maioria das mercadorias sõa replicas e nao originais? eu to querendo comprar um celular, mas to meio com receio por isso. O q vc me recomenda?

  15. Rodrigo

    Entendi que há vendedores que estão e outros que não estão cadastrados no Programa Global de Entregas do EBay. Quem comprar através de um vendedor cadastrado terá o imposto embutido no valor do produto, pagando também pelo frete. O transporte será pela Fedex e o comprador terá maior celeridade no recebimento do produto. Duvida 1: ainda compensa importar pelo Ebay? Dúvida 2: existe uma forma de selecionar o produto na pesquisa e já ter uma relação dos vendedores inscritos no Programa Global de Entregas?

  16. MARIO MARCIO PEDROSO

    LUCAS, ENTÃO SE NAO APARECER ESSA TAXA DE IMPORTAÇÃO, O PRODUTO NÃO SERÁ TAXADO? OU SERÁ QUANDO CHEGAR AQUI NO BRASIL? POIS ESTOU VENDO UMA COMPRA E APARECE SOMENTE O FRETE. ATT MARIO MARCIO

  17. MARIO MARCIO PEDROSO

    Se possivel responder no email. Obrigado

  18. Rogério Gonçalves

    Opa Lucas tudo bem assim tô mt querendo comprar um notebook gamer e no mercado livre tão caros do modelo que eu quero. Se eu comprar no eBay e seguro que eu receba meu produto quero algo que fique na faixa de 2 mil 2 mil e 500 oque vc me aconselha nunca comprei nada no eBay.

  19. Sergio

    Boa tarde Lucas,

    Pode confirmar por favor se comprando um Macbook usado e sair a mensagem “Nenhum custo adicional de importação na entrega, os impostos já serão cobrados? ” não é preciso pagar nada de imposto no Brasil?, obrigado