O perigo do compartilhamento de pasta no Windows XP

O perigo de compartilhamento de pastas no Windows XP

Sem dúvidas, um excelente recurso presente em praticamente todas as versões do Windows, é o compartilhamento de pastas. A possibilidade de acessar arquivos de outros computadores, sem precisar de pen drives e coisas do tipo certamente poupa um tempo. Só tem um pequeno problema, no compartilhamento de pastas do Windows XP: Quando você compartilha uma pasta em rede, você não compartilha apenas com a sua rede local, mas também com o mundo inteiro, literalmente…

Isso mesmo, o mundo inteiro pode ter acesso a estas pastas, mesmo se a pessoa estiver no Japão. Para isso, basta a pessoa descobrir o seu IP e acessá-lo pelo Windows Explorer… Pronto! O frágil sistema operacional da Microsoft mostrará pastas, impressoras e tudo mais que estiver compartilhado, até mesmo a sua área de trabalho, que por padrão é compartilhada! No mínimo, a pessoa poderá ver seus arquivos, copiar, editar e até apagar, causando problemas a você, principalmente em casos de empresas.

Existe uma forma simples de se resolver isso, colocar uma senha para a sua conta no Windows XP. No painel de controle, vá em contas de usuário, localize a sua conta e insira uma senha. Assim, as suas pastas compartilhadas ainda ficarão visíveis para todos, entretanto elas só serão acessíveis se esta senha for digitada.

A mesma falha atinge também o Windows Seven, porém com menos intensidade, pois ele trabalha com um esquema de segurança diferente do Windows XP, o Grupo Doméstico.

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site





1 Comentário Deixe o seu

  1. Everton

    Quando você tem uma pasta compartilhada em rede local, a rede local está protegida por NAT e sem as regras no roteador nenhuma informação de fora dessa rede consegue chegar dentro dela. E no Windows Vista ou posterior, ele identifica se a informação vem de uma rede pública ou privada, e te pergunta se quer permitir ou negar.