Os 10 melhores plug-ins para WordPress

O famoso CMS WordPress, apesar da grande facilidade em se trabalhar, ainda pode ser muito customizado. É por este motivo, que eu mostro aqui os 10 melhores plug-ins, para otimização e customização.

A idéia central do plug-in é justamente um fazer e o restante apeans usar. Para a maioria das pessoas que não são desenvolvedores, os plug-ins são uma mão na roda. Vamos então a votação:

10 > WP-Spam Free
Quem já possui blogs em WordPress ou qualquer outro sistema, provavelmente já deva ter recebido alguns spams…Acontece que, algumas pessoas criam softwares que ficam respondendo automaticamente em blogs de todo o mundo, só para conseguirem links para o seu site. Uma maneira muito efetiva de pará-los, é usando este plu-gin.

9 > External Links
Um grande problema de blogs, é a possibilidade de se colocar um link para outros sites, através de comentários. Então, falando agora em Otimização SEO, quando o google encontra um link do seu blog para outro blog, ele segue este link, consequentemente visitando o blog. Porém, se esse blog foi de alguma maneira punido pelo google, então as chances do Google te punir são grandes, porque afinal, você “indicou este site” quando colocou um link dele no seu site. Para evitar esta punição, basta usar este plug-in, que irá impedir que o google siga o link, mas se ele resolver seguir, de maneira alguma você será punido.

8 > WP-PageNavi
Alguns temas do WordPress vem por padrão com o seguinte esquema de páginas: no final da página, apareçe somente “ver posts anteriores” ou esta frase em inglês. Para adicionar números e criar uma paginação mais eficiente e customizada, fica ai a dica para usar este plug-in.

7 > WP Simple Pagseguro Shopping cart
Um excelente plug-in desenvolvido pela equipe visie em parceria com o pagseuro. Já pensou em monetizar o seu blog? Essa é a sua oportunidade! Com o plug-in do pagseguro, é possível desde inserir simples vendas online, até controlar grandes carrinhos de compra, gerar vendas, boletos, etc.Como alternativa a ele, existe também o plug-in do paypal para wordpress.

6 > 1 Blog Cacher
Já sofreu de problemas de lentidão no blog, até o ponto dele simplesmente sair do ar com excesso de público? Esse plug-in vai te ajudar nesta questão. A idéia de cache, se resume em: o primeiro usuário do blog que acessar certa página busca no banco de dados, neste momento, a página é armazenada na própria hospedagem. Se outros usuário acessarem a mesma página, a página já está salva, então, evita um novo acesso ao banco de dados, consequentemente, o acesso se torna mais rápido. Vale a pena usar, pois aumenta consideravelmente a velocidade do blog.

5 > All in One SEO Pack
A funcionalidade deste plug-in é indiscutível. O plug-in, como o próprio nome diz, é um pacote para otimização seo do blog. Com ele, é possivel adicionar títulos personalizados as páginas, descrições corretas, palavras-chaves, entre outras milhares. O grande problema hoje em alguns blogs, e manter todas as páginas, categorias, tags, e etc com o mesmo título (título é aquele que apareçe na barra de títulos do navegador). Então, fica difícil o google saber em qual página tem o uqe especificadamente, visto que, um dos principais fatores que ele usa para posicionar uma página nos seus resultados de pesquisa é justamente o título. Com este plug-in, fica tudo customizável.

4 > Contact Form 7
Como o próprio autor fala, “”simple but flexible”, ou seja, simples porém flexível. Já pensou em adicionar o famoso formulário de “fale conosco” no seu blog, mas não sabe nada de html e php? Não precisa se preocupar, este plug-in faz tudo para você.

3 > Lightbox 2
Adicione o famoso efeito ligthbox nas imagens do seu blog, permitindo uma melhor visualização com belos efeitos visuais. Não sabe o que é ligthbox? Volte ao começo do post e clique em cima do logo WordPress. O efeito desta imagem, é proporcionada por este plug-in. Caso tenha algum problema com o plug-in no internet explorer, veja: ligthbox no internet explorer

2 > Contextual Related Posts
Gostou deste post, veja alguns outros relacionados a ele. Certamente você já deva ter visto isso em algum lugar, certo? Essa á finalidade deste plug-in, após o fim de cada post, ele procurá posts similares a este e mostra para o usuário do blog. É possível determinar a quantidade de posts que irão apareçer, se apareçerá imagens junto, etc.

1 > AddToAny: Share/Bookmark/Email Button
A internet nos tráz uma grande possibilidade de compartilhamenbto de informações. Seria legal, se após a visualização dos seus posts, o próprio usuário pudesse divulgar este post no twitter, dihhit, orkut, etc. Através deste plug-in, no fim de cada post apareçe um botão de “divulgue isso”, para divulção em dezenas de redes sociais. Vale a pena conferir.

É isto gente, são muitos os plug-ins que eu uso hoje no blog, e numa outra oportunidade eu posto os 10 melhores plug-ins para otimização seo, e para a parte visual. Qualquer dúvida em relação a instalação e configuração, poste um comentário. Até mais.

Lucas Peperaio

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site