O Sucesso do seu blog com Adsense depende do foco no seu público-alvo

O Sucesso do seu blog depende do foco no seu público-alvo
Um sucesso de um blog depende de vários fatores, como qualidade dos artigos, quantidade de procura sobre aquele assunto, nível de concorrência e disponibilidade dos editores. Para quem participa do Adsense, o programa de publicidade do Google, todos estes fatores são indispensáveis, mas o que de fato lhe trará um aumento considerável de CPC (custo por clique) e CTR (taxa de cliques), consequentemente um aumento da sua receita, será o foco no seu público-alvo.


Quem é o seu público-alvo?
Qual o assunto central do seu blog?

Após responder estas duas perguntas, você precisa passar a ver o seu blog não mais como um lugar onde você escreve o que quer, da forma e da maneira que quer. Passe a ver o seu blog como um negócio! Não apenas focando no lucro, mas principalmente com a intenção de agregar conteúdo relevante para o seu nicho, e se tornar uma referência no assunto. O lucro é uma consequência óbvia.

 

Porque isto é importante?

O Google Adsense, um dos programas mais famosos para rentabilizar sites na Internet, trabalha de forma contextual. Ou seja, os anúncios que irão aparecer dependem do contexto onde estão inseridos. Imaginem o seguinte caso: Um site fala sobre automóveis. É muito provável que, o Google Adsense veicule anúncios sobre “automóveis” neste site, até porque, a probabilidade deste anúncio ser clicado é muito alta. Este site é conhecido como site de nicho, onde o mesmo possui um assunto central. No exemplo abaixo, um exemplo de um site de nicho (venda de carros e motos). Note que os 3 anúncios do Google Adsense presentes neste site, são contextualizados, com total relação com o assunto central do site. A chance de clique é muito alta:

Exemplo de site de nicho específico

Neste exemplo, um site de nicho de carros e motos, note que os anúncios são contextualizados

Esta é a vantagem deste site, em relação a outros sites que falam sobre diversos assuntos. Os anúncios não serão focados como no caso anterior, pelo contrário, irão agradar “gregos e troianos”. Consequentemente, tendem a ser menos clicados.

 

Escreva sobre o que você gosta!

Para se criar um site de nicho específico, ou mesmo um site mais abrangente como o meu, você deve escrever sobre o que gosta. Fazendo isso, você terá prazer em escrever matérias, irá agregar mais conhecimentos para você e para o usuário e claro, ganhará mais com o Adsense. Eu sempre recomendo que, você pesquise e escreva mais do que o usuário espera. Seja inovador, fale sobre assuntos pouco explorados, ou de difícil acesso a grande massa. O sucesso do seu blog é questão de tempo!

 

Escolhendo as melhores palavras-chave

Após determinar o seu público-alvo e tornar o seu blog mais relevante, vamos pensar nas palavras-chave. Quando se cria um anúncio no Adsense, muitos ignoram o colocam qualquer palavra-chave. Isto é um erro! São elas que vão determinar especificadamente quais anúncios vão aparecer no seu site, os que pagam mais ou os que pagam menos, você decide…

Para saber quais as melhores palavras-chave para o seu site, crie uma conta no Google Adwords para ter acesso a uma ferramenta chamada Estimador de Tráfego. Com esta ferramenta, é possível saber quanto cada palavra-chave vale, qual a quantidade de procura para ela, o valor do clique e etc. Quanto maior o clique e maior a concorrência por parte dos anunciantes, mais inflacionada será esta palavra, aumentando o custo por clique. Veja um exemplo:

Escolhendo as melhores palavras-chave

Note que, nem sempre o que paga mais por clique é o mais rentável

Note que, entre as duas palavras-chave pesquisadas (Notebook e Laptop), o CPC (custo por clique) do termo Laptop vale mais que Notebook, entretanto, o ganho estimado por dia da palavra “Laptop” é bem menor (0,07 centavos), consequentemente, você ganhará mais usando em seus anúncios e escrevendo no seu blog sobre “Notebook” (0,93 centavos). Ficou claro que, nem sempre você ganhará mais com o que paga mais por clique.

Finalizando, espero que tenham gostado deste artigo, nos próximos, falarei mais sobre como escolher as palavras-chave que pagam mais, como escrever textos artigos relevantes e sobre o leilão de palavras que o Adsense faz. Considere assinar o meu Feed RSS ;)

 

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site





1 Comentário Deixe o seu

  1. walter

    Eu tinha que ter conhecido seu blog antes…