O fim do dofollow é um mal necessário

O Blog Lucas Peperaio era dofollow

Recentemente eu havia anunciado a liberação de comentários com links dofollow, ou seja, sem o atributo nofollow. A intenção era, obviamente, aumentar o número de comentários relevantes do Blog, enviando um link com pagerank como uma forma de agradecimento. Porém, a boa intenção deste blogueiro foi vista como uma oportunidade inescrupulosa de se obter links, mesmo que o assunto do Blog desta pessoa não tenha absolutamente nada a ver com o assunto do post em questão.

Resumindo, o número de comentários aumentou, porém, muitos destes foram apenas com o intuito de se autopromover, sem discutir ou sequer mencionar o artigo em questão. Por este motivo, o Blog Lucas Peperaio, assim como era antes, voltou ao padrão do WordPress = Links em comentários com NoFollow, links nos posts com dofollow.

Isto inibirá comentários “SPAM” e deixará apenas quem está realmente interessado em comentar, sem se preocupar se ganhará ou não link para o seu site. O Uso do dofollow trouxe apenas quantidade, mas o que importa de fato é a qualidade. Qualidade esta que é avaliada pelos buscadores para contar pontos nos ranks de suas respectivas SERPs (Search Engine Result Pages, Resultados de pesquisa dos buscadores).

 

O teste A-B

Fiz um teste bem simples. Neste Blog há um post com Pagerank 4. Após liberar o Dofollow, muitos usuários comentaram neste post para ganhar o PR4 em seus Blogs. Blogs de culinária, vendas, marketing entre outros assuntos não relacionados a este Blog, foram se espalhando não só por este post, mas por todo o Blog. E ocorreu que, o Google reduziu o Pagerank dessa página para 3. O motivo? Link dofollow para sites que praticam SPAM.

Eu tenho o costume de acessar todos os sites que vejo nos comentários, e muitos deles fazem o mau uso do SEO, também conhecido como Black Hat SEO. E pelas políticas do Google, se um site possui um link dofollow para uma “má vizinhança”, este é passível de punição, pois teoricamente, está incentivando aquela prática através do seu voto (o link).

 

Antes tarde do que nunca

Antes que todo o Blog acabasse punido, recoloquei o atributo nofollow nos comentários. As pessoas sempre reclamam que não conseguem links dofollow para os seus sites. E justamente não conseguem, pois os raros sites (como este Blog) que liberam o dofollow, são vítimas de abuso e SPAM, o que resulta em punições pelos buscadores. Prefiro manter a qualidade dos comentários mesmo em menor quantidade, do que ter 10 mil comentários sem nexo ou cheio de links.

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site





19 Comentários Deixe o seu

  1. Roberto Santos

    É isso aí Lucas, medida triste, mas necessária.

    É importante manter a internet limpa! Ninguém gosta de digitar uma coisa no buscador e aparecer outra. No entanto, não pensam nisso na hora de realizar “black hat seo”.

    • Lucas Peperaio

      Exatamente Roberto, as pessoas não pensam que fazendo black hat estão prejudicando não só aos outros, mas a si mesmo também. Afinal de contas, os resultados de todos podem ser alterados. Obrigado pelo comentário

  2. Israel França

    Apoio sua decisão! Se você perde quando está ajudando então é melhor não ajudar!

    • Lucas Peperaio

      Eu gostaria de não perder, mas infelizmente não teve jeito. Obrigado pelo comentário Israel.

  3. Evandro

    Não só concordo como apoio literalmente… Não há nada pior que ser conhecido como um “incentivador de prática de SPAM”, ou melhor, tem sim, SER SPAMMER =). Sempre leio seu blog porque trabalho de professor nesta área há muitos anos, e nem sempre comento, pois até a falta de tempo as vezes atrapalha. Como não sou blogger, não conheço tanto a importância dos sistemas de comentário, mas sei as consequências que elas podem gerar. Inclusive sou comentarista assíduo de matérias no site Terra, e pelo que leio, cerca de 20% dos comentários lá são relacionados realmente com as notícias publicadas. Como você disse: antes qualidade do que quantidade!

    • Lucas Peperaio

      Exatamente Evandro, na minha frustada tentativa de ajudar a blogesfera, acabei me tornando um incentivador de SPAM. A punição veio até tarde.

  4. Fernando

    Realmente é um problema a utilização do “DoFollow”, e ainda pode ocorrer de você liberar para alguns parceiros e eles fazerem a pilantragem de não te linkarem com DoFollow e você não receber o famoso “Juice”

  5. Marcio Araujo

    Com certeza sua decisão foi a melhor, tem muito oportunista enchendo a internet de lixo virtual somente para se promover. E quando aparece alguém bem intencionado eles caem matando! Parabéns pela atitude, mas como sempre os justos se dão mal assim como os injustos.

  6. Grammanazi

    Dica do dia:

    “O fim do dofollow é um mal necessário”.

    Para se referir a algo como sendo ruim, usa-se o adjetivo ‘mau’, que é o contrário de ‘bom’. Para se referir à ruindade de algo, usa-se o substantivo ‘mal’, que é o contrário de ‘bem’. No nosso caso, estamos discutindo a respeito do bem que o dofollow fazia, por isso o ‘mal’.

    No mais, este artigo é muito útil e informativo.

    • Lucas Peperaio

      Tem razão. Na correria as vezes não presto atenção nestes detalhes, que geralmente, a maioria das pessoas erram. Obrigado

  7. Alfredo Beleza

    Caro Lucas, Concordo plenamente com a sua decisão, eu já passei pelo mesmo problema. Sou um dos fundadores do blog Techenet. Cerca de 6 meses atrás resolvi permitir os links dofollow nios comentários e acabei por receber uma “enxurrada” de spam. Como você, fui obrigado a inserir o atributo nofollow novamente. Já agora aproveito para o felicitar pelo seu blog, o conteúdo é muito interessante e certamente voltarei mais vezes.

  8. henry

    E isso ai cara no brasil e assim que funciona quando vamos tentar fazer algo de bom sempre tem mal intencionado pra atrapalhar mais somos brasileiros e nao desistimos nunca valeu pelas dicas ai

  9. Rafael Santana de Sousa

    Olá Lucas. Eu estava procurando algo no Google sobre SEO e vi seu post “comentários Dofollow liberado”. Li todo o artigo e pensei: “Que cara show! Vou passar a seguir esse blog”.

    E então fui olhar o código fonte e dar uma olhada na parte de comentários. Vi então o NoFollow. Então pensei: “uai, como assim?”

    Subi um pouco a página e vi esse seu outro artigo sobre o fim do Dofollow. Li ele inteiro também e digo: Parabéns. Parabéns pela sinceridade.

    Realmente deixar Dofollow nos comentários é perigoso.

    Eu também apoio sua decisão.

    Grande abraço do seu mais novo leitor.

  10. Igor

    É uma pena mesmo. Isso seria facilmente resolvido, se as pessoas criassem conteúdo de qualidade e divulgassem esse tipo de conteúdo em blogs com o mesmo assunto em comum. Não há lógica alguma, um blog de nutrição querer ganhar relevancia em cima de um blog de tecnologia.

  11. Carlos Henrique

    Eu comento em blogs para conseguir links dofollow, mas não quero como na forma de spam, que só atrapalha o site e ainda pode causar uma penalização do Google. Você quis ajudar mas o pessoal não soube aproveitar. É assim mesmo. Que pena! Melhor é preservar o seu blog.

  12. Ana Paula

    adorei a página

    • Hippie

      C’est un régal de voir ton blog  avec tes magnifiques photos .Tu me donnes envie de manger tout ce qu’il y a dessus …je sais manger du make-up c bizarre , mais ca me donne faim .J;¨pquo&essÃrre pouvoir etre un jour à ta hauteur niveau photo . Bisous

  13. Thomas

    É uma pena isso ter acontecido, mas foi a melhor coisa a se fazer. Mesmo assim meus parabéns pela iniciativa com os links dofollow.