O abuso do “Patreon” no Youtube

patreon_mensagemEsse negócio de “Patreon” no youtube tá enchendo o saco.. Eu fico me perguntando, antes do Patreon, como esses canais sobreviviam? Por que agora estão precisando tanto de dinheiro? Já não entraram no youtube sabendo o quanto ia ganhar?

E não estou falando de canal que tem um projeto (que necessite de investimento) E que de FATO investe nele (MINORIA). Estes valem a pena contribuir. Imagine um projeto de uma pequena banda, que precisa de investimentos para comprar seus primeiros equipamentos, ou um canal que ensine sobre astronomia, e gostaria de montar mini-cursos, mas para isso precisam alugar ambientes. O Patreon seria uma boa.

Agora, outra coisa é abusar, como estes “Patreons” que eu vi por ai:

* Canal de gameplay pedindo para os inscritos (maioria crianças) pegarem o cartão de crédito dos pais para contribuírem.
* Um outro afirma em seu patreon que quando atingisse 300 dólares mensais, iria correr na praia…. Sim, é isso mesmo. Nossa que coisa útil, vou ali contribuir com 500 logo.
* Canal que fica repostando vídeo de outros canais pedindo patreon (deve ser trabalhoso baixar e upar de novo, ajudem-no).
* Aqueles canais que formam uma multidão de fãs e decide viver de youtube, então vê no patreon uma forma de ganhar ainda mais.
* Um canal que já tem equipamento, já tem computador pra editar, tem tudo… e agora decidiu que precisa de dinheiro pra fazer o que sempre fez de graça.

Talvez eu esteja falando bobagem aqui. Mas é o que eu penso, essa é minha opinião. É um sistema interessante pra canais que precisam de investimento, tenham um PROJETO e de fato aplicam o investimento neste projeto (like kickstarter), não pra todos os canais.

Se a pessoa quer doar sua grana porque o cara dá uns headshots no jogo, o problema é dela. Não estou criticando quem doa, e sim esse abuso que alguns youtubers brasileiros estão fazendo. Ah! E antes que possam pensar, não, eu não tenho e não pretendo fazer um Patreon para mim.

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site





3 Comentários Deixe o seu

  1. Carlos Ribeiro

    Lucas, obrigado pela informação. Não tinha conhecimento dessa novidade, nem sei se já existe na Europa. Realmente, alguns dão motivos bem ridiculos para receberem informações. Eu estou a construir um canal de TV na net, um canal para os emigrantes da minha região. Estão longe da sua terra natal, mas vou-lhes dar oportunidade de assistir a diversos enventos como jogos de futebol, serviços religiosos, festas etc… creio que o Patreon será uma boa solução para mim, caso já tenha chegado a estas paragens. Mais uma vez obrigado.

  2. Carlos Ribeiro

    Não é “informações” mas sim “doações”. Desculpem o erro.

  3. elias

    chamo este povo de mendigos modernos