A Intel planeja soldar seus novos CPUs na placa-mãe?

A Intel estaria planejando soldar seus novos processadores na placa-mãe?

Especialistas afirmam que a nova geração de processadores Intel será a última a permitir a troca de processadores, pois segundo eles, a Intel estaria planejando um novo processador de 14nm soldado na placa-mãe. Esta medida impedirá que os usuários realizem upgrade de processador, sendo necessário também trocar a placa-mãe.

Os processadores Core estão no mercado há alguns anos e tem conquistado cada vez mais o consumidor, por serem eficientes e ao mesmo tempo velozes. Ao todo foram 3 versões, sendo as mais famosas a Sandy Bridge (2ª geração 32nm) e mais recente, Ivy Bridge (3ª geração 22nm).

O recém-lançado Ivy Bridge já está com os dias contados, desde que a Intel anunciou seus novos processadores para 2013, o Intel Haswell. Dessa vez, não haverá uma redução nos transistores, mas isso não significa que não haverá uma melhora significativa. Pelo contrário, a Intel divulgou informações sobre aumento de clock da GPU, cache L3 de até 32MB e um possível suporte para memórias DDR 4.

 

Intel Haswell, a 4º geração de processadores Intel

Intel Haswell, a 4º geração de processadores Intel

 

Porém, o Haswell também é mais um intermediário, assim com o Ivy Bridge. Em 2014, a Intel pretende lançar o Intel Core Broadwell de 14nm, e segundo informações do site PC Watch, este processador será embutido na placa-mãe, impossibilitando o upgrade para novos modelos.

Outra informação, dessa vez da própria Intel, vem para reforçar o fato que a empresa possivelmente planeja soldar os seus processadores nas placas. Há alguns dias, a Intel anunciou que deixará de fabricar placas-mãe, e que o Intel Haswell será o último modelo a receber placas compatíveis. Sendo assim, outras companhias como Asus, Asrock e Gigabyte, assumirão a parcela de mercado no setor de placas-mãe que a Intel detêm.

Você deve ter pensado, é só usar AMD! Sim, essa seria uma solução, porém, a AMD está passando por crises financeiras há vários anos, obrigando a empresa a fechar filiais e reduzir a produção em várias partes do mundo. Esta crise também atingiu a Radeon, segmento da empresa de desenvolvimento de placas de vídeo. E se a crise aumentar, a AMD poderá declarar falência e possivelmente será vendida. Resta nos torcer para que o comprador não seja a Intel. Sem concorrência, os preços poderão ser maiores, e o pior, todos seremos obrigados a migrar nossas plataformas, mais cedo ou mais tarde, para chips soldados nas placas.

Informações retiradas de: AnandTech, Tecmundo e Adrenaline

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site





20 Comentários Deixe o seu

  1. Adriano Matos

    Isso seria um retrocesso ! Em tantos anos nessa industria vital, das pessoas serem livres para escolher o processador e a placa mãe, um costume já consagrado, poderia livrar a AMD das crises financeiras.

    Por outro lado, todas as vezes que fiz um upgrade, tive que trocar os dois, por incompatibilidade mesmo. Então meio que isso já acontece. Só se passarmos a vermos a situação por outro lado : Escolha a placa-mãe com seu processador favorito, com 100% de compatibilidade…

    Mas não acredito que seja algo assim muito imediato, vão ter que amadurecer essa idéia, e colocá-la na cabeça da galera também …

    • Lucas Peperaio

      Pois é Adriano, inclusive, a Intel faz isso há anos. Veja pelos soquetes, Intel 775 -> Intel 1156 -> Intel 1155. Veja que, a Intel adicionou alguns pinos extras entre o 1155 e 1156, forçando o usuário a trocar a placa-mãe para fazer o upgrade. Então eu penso, não poderiam fazer como a AMD, que está com o AM3+ há anos e todos os novos processadores são compatíveis com o mesmo soquete? Enfim, é complicado falar sobre esse assunto, mas pela forma que as coisas estão caminhando, voltaremos a época dos saudosos processadores soldados (como o falecido Intel 286).

    • Alex

      Comcordo com você, mas não vejo vantagem nisso… pq quando queimar sua MB ou sua CPU terá de trocar os dois!!!

  2. Deivisson Costa

    A Intel está querendo criar moda, como fez a Microsoft com seu estranho Windows 8. Mas enfim, essa mudança ajudará mais a quem? O consumidor ou a empresa?

  3. Monteiro

    Olá lucas. Muito bom seu blog. Ainda mais agora que preciso me atualizar na área. Abraços. Obs: Ja tive aulas de Montagem e Manutenção com ele haha.

    • Lucas Peperaio

      Agradeço pelo elogio Monteiro, estou sempre postando artigos sobre estes assuntos, venha sempre dar uma olhada nas novidades.

  4. Monteiro

    E vamos torcer pra pela AMD..rs porque a intel sem concorrência..”VISHEEE”

  5. Rafael

    Belo post, muito elucidativo e esclarecedor. So nao concordo com a suposta “crise” da AMD, acho que voce esta exagerando um pouco. Tambem ja ouvi falar que a Intel esta quebrando, que a Sony esta falida,etc etc. Conforme ja dito nos comentarios, esta pratica de troca simultanea de processador e placa mae, ja existe, so que disfarçada. Eu sou totalmente contra, imagine se voce tiver um pequeno defeito,contornavel na placa mae,voce tera que trocar tudo?

  6. henrik

    Ainda temos a IBM, seria interessante poder utilizar um power 7 da vida hehehe, temos a Arm também apesar dessa ser focada em embarcados. Mas a tendencia seria que os desktop’s com o tempo não fossem mais usados em massa como é até hoje, perdendo espaço para os moveis que ganhariam maior força, falta pouco para alcançarem os desktop’s até onde percebi. Então um desktop, provavelmente poderia se tornar um home-servidor num futuro abrindo espaço para utilizar os processadores como os da IBM por exemplo, se comercializados em quantidade, teriam baixo custo eu acho. Mas também é possível embora muito duvidoso que a infraestrutura da internet melhore em nível quase global, a ponto de ser totalmente viável computação em nuvem, com baixa latência poderíamos ter jogos calculados em potentes servidores multimilionários e jogarmos numa tv wifi…

    • Lucas Peperaio

      É uma possibilidade Henrik, interessante inclusive, eu nem havia pensando nisto. Sobre a possibilidade de tudo rodar na “nuvem”, seria a solução deste problema, pois todos poderíamos ter máquinas mais simples e investir nas conexões de Internet; mas ao mesmo tempo, um problema, principalmente em relação aos custos iniciais da infra e do cabeamento. Quem sabe num futuro próximo não é?

  7. Philippe

    Eu acho que não será tão escrachado assim. E se a Intel decidir fazer isso, ela vai levantar mais ainda a AMD. Mas pode ter certeza que se a Intel fizer isso, vai ficar na cara que as duas são “TRETAS DO MESMO DONO”!!!

  8. Evandro

    Não acho que vá funcionar essa moda… Até porque a INTEL já tentou inventar modas no passado. Alguém lembra das placas-mães BTX? Pois é, nem eu… kkkkkkkk

    Se a Intel fizer isso, e a AMD vier a “falir” antes, as próprias fabricantes de placas vão se rejeitar a entrar na moda, pois a Intel estaria quase monopolizando o mercado de processadores domésticos e placa-mãe.

  9. MARCIO GARCIA DE JESUS

    JA TENHO UMA PLACA MÃE DESSE TIPO QUERO TROCA O PROCESSADOR PORQUE O PROCESSADOR E E UM AMD 1.50 GHZ QUERO TROCA PELO AMD 3.0 GHZ AGORA NÃO SEI SE COMPRO OUTRA PLACA PARA TROCA OU SE TEM COMO MANDAR TROCA SE VC PODER ME DA UMA OPINIÃO ME AJUDA AE VALEU

  10. Yam Albert

    Gostei do blog , Parabens !

    Bom , eu queria saber qual melhor gabinete para a configuração casual e entusiasta ?

  11. lucas ferrejra

    olá Lucas muito legal esse post, tenho que confessar que eu não sabia que a jntel estava fazendo isso e que a AMD estava perto de “falir” e se a Intel fizer isso mesmo como o philipe falou .aí isso vai levantar a AMD explosivamente pois os usuários vão passar a comprar s os processadores da companhia , mas realmente eu não acho que isso vá acontecer. primeiro por que eu vi recentemente os novos processadores da AMD. os FX OS PHENON E POR AÍ VAI. e também com o outro amigo disse aíi , seria quase um monopólio por parte da Intel e isso que eu tenho pra falar =)

    • Jenny

      So glad the stars have aligned (and that gorgeous full moon and Jupiter too!) so that you can welcome the newborn babe into your loving auntie arms soon after he makes his apeareancp.

    • anhänger versicherungsvergleich check24

      Excellent attitude Bronnie! I always find it helpful to do that especially when I'm feeling a bit anxious or worried about things. It is such an instant way to calm down too. P.S. I can't believe youtube took it down! :o

    • http://www.kreditevergleichen.pro/

      Excellent one. "That is how it will always be until they claim their birthright by closing the Koran and opening their minds."When 85% of Egyptians want death penalty for those leaving Islam, this will never happen.

  12. lemon

    saberia dizer se o I5 4200U é soldado na placa mãe? queria dar um up no processador. e se for (soldado) tem como trocá-lo? grato, mto bom o post