Qual a melhor hospedagem para o seu site Parte 3/3

Qual a melhor hospedagem para o seu site

Após escolher o sistema operacional e o tipo de hospedagem que se adapte as suas necessidades, chegou a hora de encontrar a empresa que lhe forneça o serviço ideal. Eis a questão, empresas tradicionais, brasileiras, internacionais? Veja na terceira e última parte deste guia as melhores empresas de hospedagem, seus planos e preços.

Esta é a terceira e última parte do guia “Qual a melhor hospedagem para o seu site”. Veja também a primeira parte e a segunda parte:
Qual a melhor hospedagem para o seu site Parte 1 (Escolha do sistema operacional)
Qual a melhor hospedagem para o seu site Parte 2 (Escolha do tipo de hospedagem ideal)

Escolher a empresa correta para hospedar o seu site é tão importante quanto selecionar o tipo da hospedagem, pois dessa escolha você pagará mais ou menos, terá mais ou menos recursos e consequentemente, o seu site terá mais qualidade e rapidez. Logo de início eu gostaria de alertar a todos os meus leitores, sobre empresas que vendem planos “ilimitados” por preços baixíssimos.

Hospedagem de sites

Não existe hardware ilimitado, não existe HD ilimitado, nem memória e banda ilimitada. Eles supõem que você nunca vai precisar usar muitos recursos do servidor, por isso prometem algo que na verdade, você não tem a sua disposição. Sempre tem um limite escondido pelo contrato (por favor, leia todo o contrato ANTES de contratar, conselho por experiência própria). Existem casos e casos, mas eu recomendo que contrate uma empresa de hosting que trabalhe com quantidade fixa de recursos. Assim você sabe bem o que tem a sua disposição, e que ela é séria o suficiente para não prometer algo que não vai cumprir, caso você precise.

 

Lista de empresas de hosting, suas características, preços e planos:

Ao longo da minha vida como programador, eu tive a oportunidade de testar inúmeros hosts por todo o mundo e os seus mais diversos planos. Alguns ruins, outros médios e outros muito bons. Na lista abaixo, os dados são apresentados conforme as empresas de hospedagem, mas em alguns casos expressarei a minha opinião acerca do serviço. Falarei dos 3 principais hosts brasileiros e 1 norte-americano:

Hospedagem Características
Uol Host Uma boa empresa de hospedagem brasileira, sendo uma das líderes no segmento. A Uol Host veio ao mercado brasileiro para competir com a Locaweb, que até então era líder em hosting na américa latina. E conseguiu, com sucesso. Em 2010, eu contratei um plano compartilhado na Uol Host, 5GB de espaço em disco e banda ilimitada por R$ 19,90. A partir de 2011 eu comecei a ter aproximadamente 5.000 visitas diárias em um dos meus sites, e logo imaginei que a hospedagem compartilhada não iria aguentar, mas me surpreendi, aguentou tranquilo.Entretanto, a partir de agosto de 2011 as coisas começaram a desandar. Os sites estavam fora do ar, chegavam a ficar horas seguidas. E ao entrar em contato com o suporte técnico, tinha uma fila interminável, recomendavam abrir um chamado e aguardar ou muitas vezes, não sabiam nem explicar o motivo. Já chegaram a desligar a chamada na minha cara, sem dar satisfação alguma. Por estes motivos, eu me vi obrigado a migrar todos os meus sites (8 sites) para uma outra empresa.Ainda em 2011, a Uol Host com o seu recém lançado Cloud Computing, ficou inacreditavelmente 72 horas offline. Isto foi noticiado por toda a mídia, e certamente sujou ainda mais o seu nome.Bem, o que eu posso dizer da Uol Host hoje: O suporte técnico melhorou consideravelmente, consigo ser atendido rapidamente até por telefone. Já sobre a qualidade dos serviços atualmente eu não posso falar, visto que já não sou cliente mais há 6 meses.Pontos fortes:Rapidez dos servidores, sem limite de processos rodando no MySQL e no Apache (coisa que muitas empresas fazem). Preços competitivos e que cabem no bolso do brasileiro.

Pontos fracos:Falta o cPanel para gerenciar o seu site, forçando você a recorrer sempre ao suporte via chat, o que pode demorar um pouco. A Uol Host não vende planos VPS, obrigando o cliente a migrar para um dedicado (caro d+) caso precise de mais recursos. Além disso, eles sobrecarregam demais os servidores, colocando em alguns casos milhares de sites em um único node (servidor), causando lentidão generalizada.

NOTA FINAL -> 7

Locaweb A locaweb é a maior empresa de Hosting da América Latina, tendo gigantescos datacenters aqui no Brasil. Foi uma das pioneiras também a trazer para o Brasil o Cloud Computing à preços acessíveis, sendo ainda hoje a líder no segmento.Tive a oportunidade de conhecer o gerente de Cloud Computing da Locaweb, assistindo uma das suas palestras na Campus Party Brasil. Reconheço que fiquei impressionado com esta nova tecnologia, até então desconhecida por mim. Bem, eu pude testar a Locaweb em alguns sites de clientes (hospedagem compartilhada), a qualidade é excepcional. Tanto em velocidade quanto em recursos oferecidos.Entretanto, a empresa limita o uso de processos do MySQL e do Apache, para resguardar o servidor. Por um ponto isso é bom pois evita abusos, por outro lado, quando o seu site precisar de mais recursos ele vai simplesmente “cair”. Ultimamente tenho ouvido falar muito mal do suporte da Locaweb, e das constantes quedas que vários sites vem sofrendo. Eu nunca precisei do suporte, por isso eu não posso ir mais a “fundo” nesta questão.

Pontos fortes:
Você pode hospedar quantos domínios quiser numa única conta de hospedagem, obviamente respeitando os limites de espaço em disco e transferência. A velocidade dos servidores é boa.

Pontos fracos:
Falta cPanel para gerenciar o seu site, o suporte por chat demora um pouco e os preços são um pouco mais salgados para todos os planos.

NOTA FINAL -> 7

HostGator Após os diversos problemas que tive na Uol Host, tanto em meus sites pessoais quanto nos meus clientes, procurei por 2 semanas uma revenda de hospedagem, para gerenciar todos estes sites. Após muita pesquisa cheguei a solução. A Hostgator está entre as 10 maiores empresas de Hosting do mundo, e merecidamente.Todas as contas incluem o cPanel gratuitamente, o suporte técnico é muito rápido (não há filas no chat nem no telefone), eficiente e atencioso, o sistema de tickets realmente funciona e o principal, os servidores são de ótima qualidade. Migrei todos os meus sites para uma revenda de hospedagem compartilhada na Hostgator, e até hoje estou (inclusive até este blog). Nunca tive problemas sérios com lentidão e inacessibilidade, quando tive algo eu sempre resolvia com o suporte ou pelo cPanel/WHM.Em um dos meus sites (AntiProteção), houve a necessidade de migrar da hospedagem compartilhada para VPS, pois ele vem tendo aproximadamente 8.000 acessos diários. Após a migração tive alguns problemas de configuração e não consegui me adaptar. Acabei contratando um VPS na DreamHost e até agora está tudo perfeito.

Pontos fortes:
cPanel incluso em todas as contas por padrão, devolução do valor pago por até 30 dias caso você queira cancelar a sua conta, suporte técnico de qualidade e 24 horas por dia (até nos feriados os caras estão online rsrs).

Pontos fracos:
A maior parte dos servidores da Hostgator ficam em Houston, EUA. Por este motivo, o tempo de acesso inicial é um pouco maior do que as hospedagens Uol Host e Locaweb, que possuem os servidores no Brasil. Entretanto, a empresa já disponibiliza servidores aqui no Brasil, sanando este problema (para quem considera isso um problema).

NOTA FINAL -> 10

 Dreamhost  A Dreamhost é uma das maiores empresas de hospedagem do mundo, onde atualmente eu estou hospedando aplicações mais robustas por preços bem mais em conta do que no Brasil. O meu site AntiProteção recebe diariamente quase 8 mil visitas únicas, tive que migrar da Hostgator plano compartilhado para um VPS, aqui na Dreamhost.O mais interessante deste VPS, é que você pode escalar a qualquer momento a quantidade de memória RAM que você quer alocar para o seu servidor. Atualmente eu estou com 1GB de memória, e o meu site está rodando na capacidade máxima consumindo apenas 400 MB.Outro detalhe interessante, é que não há limites de espaço em disco e banda (eu falei disso lá atrás), claro que nada é infinito, mas eles possuem tantos servidores que é praticamente impossível utilizar toda a sua capacidade.Os preços são indiscutivelmente mais baixos. Pelo meu servidor semi-dedicado, estou pagando 50 reais por mês. Aqui no Brasil, um bem inferior eu pagaria no mínimo 100 por mês.

Pontos fortes:
Servidores robustos e que aguentam milhares e até milhões de visitantes, possibilidade de escalar o VPS quando quiser. Preços baixos e vários outros recursos a disposição.

Pontos fracos:
Falta o cPanel para gerenciar o seu site, e infelizmente para mim que mal falo português, fica difícil conversar com o suporte técnico que fala exclusivamente inglês (só com o Google Translate rs). Senti falta também de um chat ao vivo para o suporte.

NOTA FINAL -> 9

Na tabela acima, eu apenas mostrei as minhas experiências pessoais com essas empresas e dados técnicos fornecidos em seus próprios sites.

Chegamos então ao fim desta matéria de 3 partes, como puderam ver, não existe um Web Hosting perfeito, mas sim o que atende as suas expectativas da melhor forma possível. Eu particularmente recomendo a HostGator para sites e a DreamHost para aplicações mais pesadas e de alto tráfego. Não parem por aqui, pesquisem bastante antes de contratar uma empresa de hosting, procure no Google o que os clientes falam sobre ela, procure por reclamações recentes e etc.

Espero que tenham gostado galera!

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site





20 Comentários Deixe o seu

  1. Alexandre Broggio

    Lucas parabéns pelo Post muito bom mesmo.

  2. Isabela

    Excelente matéria.. ainda mais com essa tabela de comparativos e notas. Parabéns!

  3. Luciana Mattos

    Parabéns pelo post :)

  4. hospedagem asp.net

    excelente dica, grato por compartilhar!!!

  5. margarete

    poxa, foi mto bom ler seu site! me ajudou demais! mas ficou faltando alguns sites de hospedagem q são baratinhos… será q são confiáveis???? o hostbra, por exemplo…

  6. Fabian

    Muito claro, muito boa materia. informação util e facil de entender ,valeu!

  7. luiz

    Sua opnião sobre a Hostgator continua a mesma? Estou precisando mudar, hoje a empresa onde esta hospedado meu site esta deixando muito a desejar. Recebo uma infinidade de spam por dia. E por ultimo meu site esta classificado como não seguro quando tentam acessar pelo google.

    • Lucas Peperaio

      Cara, continua sim. Porém, se o seu site tiver uma grande quantidade de acessos, você precisará migrar para VPS ou dedicado

  8. Nestor

    OI Lucas, não quis tentar o VPS da HostGator por que? Atualmente tenho pensado muito em ir para um VPS com eles.

    • Lucas Peperaio

      Cara, VPS da Hostgator aumentou muito, na época, o primeiro plano com Cpanel era R$ 99, hoje é quase R$ 139,00. Só o preço aumentou, porque a quantidade de memória e CPU continuam as mesmas. Hoje eu estou em um VPS na Virtuaserver.com.br, que tem muito mais a oferecer por R$ 99. Pra vc ter ideia:

      Hostgator com cPanel: Valor à partir de R$ 139,00, 1 Core de 1.13 Ghz, 30GB de HD e 768 MB de RAM:
      Virtua Server com cPanel: Eu estou pagando R$ 99,00, 2 Cores Intel Xeon, 15 GB HD SSD (ou 120 GB comum, você escolhe), 2GB de RAM.

      Acessa o site dos caras pra você dar uma olhada:
      http://www.virtuaserver.com.br/

      • Erico

        olá amigo! Quero assinar esse plano que vc recomendou. Atualmente tenho um vps na hostgator com1 giga de memória pagando 150.00 . Realmente é confiável essa empresa?

  9. mauricio

    olá, procurando algumas coisas pelo google achei seu blog, gostaria de te fazer uma pergunta, a dream host tem painel proprio certo? Então não posso passar os e-mail do cpanel pra ele?

    • Lucas Peperaio

      Sim, tem painel próprio. A dreamhost tem uma opção para migrar tudo direto do Cpanel.

      • mauricio

        Vi que a dreamhost é péssimo de suporte, fiz o cadastro lá, não foi aprovado até agora, abri ticket, fui no forum e nada de resposta. Não achei nenhum chat. Complicado. Sabe um meio rápido de falar com eles?

  10. Tairone

    Cara sou fanático com informatica só que n tenho um amplo conhecimento, ja tive servidor de jogos entendo de programação PWN, CSharp, Python. No momento estou interessado em ter meu próprio Servidor web mais não sei por onde começar. Pode me dar uma luz?

  11. Pedro Vinicius

    Olá lucas gostaria de saber qual plano de hospedagem sites que você me recomendaria no hostgator desde já obrigado!!!!

  12. Ismael

    Muito bom Lucas, Foi de grande valia! obrigado por compartilhar suas experiências com hospedagem.

    Abraço! Ismael

  13. Mariana

    Eu achei excelente as resenhas, iria acrescentar a Kosbit, empresa na qual venho confiando os sites que desenvolvo. http://www.kosbit.com.br/

  14. Lucas Koehler

    Fala xará! XDD Muito bom seu artigo cara! Bem esclarecedor e acho que acaba com aquele paradigma de “qual a melhor”, que influenciam as pessoas na escolha e, consequentemente, acaba por gerar algumas frustrações ao ser feita a escolha incorreta. A tempos atrás passei por este processo de “peregrinação” entre diversas empresas e acabei por ter a mesma conclusão que você teve ao final das 3 partes do artigo. Gostaria até de acrescentar que a escolha deve ser realizada em relação ao conhecimento técnico da pessoa. Para aqueles que conseguem se virar com configurações adicionais e entendem do assunto, exemplos citados acima como a Locaweb são ideais, pois nunca me geraram problemas. Para aqueles que possuem mais necessidade de um suporte ativo para esclarecimento de dúvidas, acho que as com menos demanda são ideais. Fiz testes com muitas diferentes, e hoje mantenho alguns projetos de clientes com a Kosbit, devido ao quesito atendimento. Acho que é uma questão pessoal o cliente escolher qual item lhe oferece mais carência, e procurar a que lhe atende nesta questão. Lembrando também que o tamanho do projeto influencia muito!

    Obrigado por compartilhar seus testes conosco!

  15. Hospedagemesegura

    Com servidores de alta performance, e Hardwares de ponta a Hospedagem Segura oferece o melhor serviço de Servidor Dedicado do Brasil. Se precisa desse serviço, não perca tempo assine agora e desfrute assim como tantos outros clientes da hospedagem segura, do melhor serviço de servidor dedicado do Brasil. http://www.hospedagemsegura.com.br/