Você conhece o Google App Engine? Uma hospedagem gratuita e de alta qualidade

Google App Engine

Já imaginou como seria ter o seu site rodando na mesma estrutura do Google, com redundância, escalabilidade pseudo-infinita e completamente grátis? Este é o Google App Engine, uma plataforma de hospedagem WEB para todos os tipos de sites, desde os mais simples até os mais pesados e de alto tráfego.

Imaginem este exemplo: Você cria algo para na Internet, que repentinamente recebe um alto número de visitantes. Obviamente, você teria que investir em um ou mais servidores dedicados para manter os serviços ativos, e tudo isto tem um custo (geralmente alto). Foi para este propósito que foi desenvolvido o Google App Engine, uma plataforma robusta, redundante e altamente escalável.

A ideia é simples: Coloque os seus aplicativos Java, Python ou PHP no Google App Engine e eles simplesmente rodam! Você não precisa mais se preocupar com configurações complexas e gerenciamento do servidor.

O serviço é gratuito para todos os tipos de sites, mas existem alguns limites diários de pageviews, processamento e consumo geral. Quando é atingido os limites, a sua aplicação permanecerá inabilitada até o próximo dia. Entretanto, é possível ultrapassar estes limites pagando baixíssimas quantias. Eu tive a oportunidade de testar o Google App Engine em 2011, e me surpreendi com tamanha qualidade. Num próximo post eu ensino como fazer o deploy da sua aplicação nos servidores do App Engine.

Espero que tenham gostado!
http://code.google.com/intl/pt-BR/appengine/

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site





10 Comentários Deixe o seu

  1. Alex

    Muito f***, usando ja é muito bom mesmo

  2. Paula

    Bom dia Lucas, meu site usa wordpress e está hospedado no uolhost, há a possibilidade de migrar para o Google App Engine?

  3. Lucas Peperaio

    Olá Paula.
    Sim você pode migrar o seu site WP para o App Engine, mas tem um pequeno problema. O WordPress usa o banco de dados MySQL, e o Google App Engine não dá suporte a este banco. A solução seria você ter o seu site lá, e o seu banco de dados em outro lugar (Uol Host por exemplo).

  4. Leonardo

    Cara, sera que funciona Asp.net? Quero testar gostei! parabéns pelo post!

  5. Lucas Peperaio

    Olá Leonardo, nos meus testes e pesquisas eu não pude testar se há suporte ao ASP ou a plataforma .NET da Microsoft. Dá uma olhada na documentação aqui, creio que lá fale se há o suporte:
    http://code.google.com/intl/pt-BR/appengine/docs/

  6. Gil

    Mas como fica o link do site? normal ou fica como os dos blogs?

  7. Lucas Peperaio

    Olá Gil. O site ficará assim:
    nomedasuaaplicação.appspot.com

    Se você preferir, dá para inserir um domínio personalizado também, então ficará igual aos blogs

  8. Francisco Cílio

    Olá Lugas!

    Estou com um projeto de criar um site de vendas através de programa de afiliados mas estou me debarando com muitas dificuldades em relação a plantaformas de hospedagem pois, se optar por hospedagem paga vou ter que investir um certo capital e ainda terei que pagar pelo excesso de pagewiew. Isso para um negócio que o retorno é de longo prazo e na situação que me encontro sem capital para investir estou procurando algumas plantaformas gratis. Até encontrei uma chamada de Interspire mas, tem que ser toda manual e é americana e eu não tenho conhecimentos de mysql, php. Se você conhece aguma ou poça me dá umas dicas de como iniciar melhor por favor me informe. Agradecido Francisco Cílio.

  9. André Martins

    Obrigado pela informção.

    Gostaria de saber se voce conhece uma empresa de webdesign aqui no brasil que realmente conheçam de codigs css html5 e java, poque na busca do google só vem tralha e a maioria trabalhando com templates modificados , nada contra , mas eu conheço uma empresa que contratou uma agencia de webdesign pagou o site e manutenção, mas depois os caras não conseguiam incluir no site uma nova planilha, mudança e posisionamento de figuras etc… E parece que o mercado está meio assim ate grandes agencias que vi, com selo da APRADI sei la o que fazem uso do template, dizem para o cliente que desenvolveram o website combram por ele e pela manutenção “( conteúdo )” gostaria da sua opinião.

    Você saberia me indicar uma empresa que faz o site no photoshop depois coloca os codigos,

    Apesae de que tem uma empresa americana muito boa que cobra 50 dolares por pagina para colocar o código fica perfeito.

    Um abraço

  10. kaio

    bom lucas,gostei de seu site e muitas verdades,fico feliz em estar aqui para podermos compartilhar uma nova amizade,pois o ser humano precisa desse contado,ninguem é uma ilha.gostaria se for possivel como instalar o google adesese,nao entendo alguns processos sabraços,