Formatar o PC frequentemente danifica o HD?

Formatar ou Desfragmentar o PC constantemente danifica o HD

Esta é uma dúvida frequente nos fóruns pela Internet; formatar o PC frequentemente danifica o HD a curto ou a longo prazo? Reduz sua vida útil? É hora de desmitificarmos este fato, que é aceito como verdade até mesmo por técnicos em informática.

Primeiramente, deixarei aqui minha experiência ao longo de anos de trabalho. Formato computadores desde quando tinha 17 anos, e eu nunca vi um HD dar “bad block” ou qualquer outro tipo de problema, seja ele físico ou lógico, após várias formatações. Todos os computadores e notebooks que tive passavam por formatações constantes, e da mesma forma, nunca tiveram nenhum problema. Mas o que realmente importa são os dados técnicos e uma opinião profissional, e para isto foi consultado Júlio Rim, gerente de produtos da Samsung, um dos maiores fabricantes de HDs do mundo.

O único caso em que um HD pode estragar é quando há impacto físico na mídia. Presumir que a formatação possa prejudicar o HD seria o mesmo que achar que a simples leitura de um disco rígido também estragasse o dispositivo, afirma Júlio Rim.

Na formatação lógica (a formatação padrão dos Sistemas Operacionais), os dados não são realmente apagados do disco; e sim, a Tabela de Alocação de Arquivos (que pode ser a FAT 32, NTFS, Ext… ) juntamente com a MBR (Master Boot Record -> Registro de Inicialização Mestre). A tabela de alocação funciona de maneira bem simples: Todos os arquivos salvos no disco estão em um ou mais clusters, cada um contendo vários setores. E como o Sistema Operacional saberá em qual lugar cada arquivo se encontra? Simples, através de um “mapa de arquivos”, ou seja, a tabela de alocação. Então, quando um Disco Rígido é formatado, na realidade apenas a tabela de alocação é apagada, e não os arquivos. Por isso é possível recuperar arquivos apagados, pois eles ainda existem no disco, só perderam suas referências na tabela. Já a MBR armazena algumas informações importantes sobre o disco, como o número de partições por exemplo.

Visão Interna de um HD

Vida útil de um HD

Podemos mensurar a vida útil de um HD pelo MTTF (Mean Time To Failures ou Tempo médio para apresentar falhas), que geralmente é de 100 mil horas (aproximadamente 11 anos). Portanto, o tempo médio para que um HD teoricamente tenha chances de apresentar problemas é de no mínimo 11 anos (podendo variar para mais ou para menos, depende do HD e das condições de uso). Note que, nas especificações dos fabricantes, não é especificado que para atingir os 11 anos, é preciso poupar leitura ou gravação. O HD está ali justamente para isto, para ser lido e gravado constantemente, até atingir o fim de sua vida útil.

Problemas que danificam um HD

Existem problemas reais que danificam um HD, que geralmente está relacionado a rede elétrica. Falhas na distribuição de eletricidade, flutuação excessiva de tensão ou o uso de fontes de má qualidade ocasionam sérios problemas ao disco, podendo levá-lo à queima ou outros problemas (lentidão, ruídos) em um curto espaço de tempo.

Definitivamente, ler, gravar ou apagar um Disco Rígido não causa nenhum problema ao mesmo, mesmo que isto seja feito milhões de vezes. Na formatação, desfragmentação, leitura ou gravação; a cabeça de leitura sequer toca o HD, apenas lê os dados através do magnetismo. E como afirmou Júlio Rim, apenas um contato físico pode danificar um HD. Usá-lo no dia-a-dia, mesmo excessivamente, não causa nenhum tipo de problema. O mesmo vale para SSDs, que ao contrário do que muitos pensam, duram muito mais que um HD comum… mas este assunto fica para um próximo post!

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site





23 Comentários Deixe o seu

  1. oliveira

    Então minhas fotos peladas mesmo que eu tenha formatado podem ser recuperadas pela minha sogra que droga.

    • Evandro

      =) Sim, podem, a menos que seja feita uma formatação física ou uma formatação de baixo nível ou zero-fill, que faz com que os “bits” do HD sejam todos zerados…

  2. Joel

    Plagio da revista Locaweb… tsc tsc

    • Lucas Peperaio

      Todo o texto foi escrito por mim, não existe plágio algum. Eu nem mesmo consultei esta revista

  3. Adriano Matos

    Apesar de parecer uma dúvida boba, realmente é uma dúvida pertinente ! Ainda mais por ser uma peça móvel, diferente dos SSD’s.

    Se ele parar (o que um dia acontecerá, com certeza), vai ser por tempo de uso mesmo, e não por deletar e gravar novos arquivos. Mesmo por quê só de estar ligado ele já estará realizando muitas atividades !

    E as pessoas se assustam ao saber que é possível recuperar um arquivo deletado. Seria um bom assunto para um novo post !

    Abraços !

    • Evandro

      A vide útil do HD está mais relacionada ao desgaste dos rolamentos do disco e da vida útil do ímã de neodímio, componente interno de um HD mecânico (HDD). Este desgaste faz com que o cabeçote possa começar a vibrar e tocar no dico, provocando ranhuras e consequentemente gerando os bad-blocks.

  4. Evandro

    Lucas, apenas frisando aqui um detalhe importante:

    HDs externos (HDD) possuem as mesmas características dos internos, portanto, ao usá-los, devemos tomar alguns cuidados.

    1: Ao ligar, jamais esteja com o HD na mão. Colocar ele em uma superfície plana e que não ocorram vibrações e batidas. 2: Nunca coloque o HD em uma superfície em que ele possa ficar “pulando”, como por exemplo um porta-luvas do carro. O ideal é colocar em uma embalagem que absorva impactos ou enrolado em uma toalha. 3: Embora a função de “retirar um dispositivo com segurança” nos pen-drives não tenham muita utilidade (isso é discutível em outro momento) em um HD externo pode reduzir a chance de um cabeçote repusar n superfície do disco. 4: Após desconectar o USB, aguarde alguns segundos antes de mexer no HD, pois o disco permanece em rotação por alguns segundos.

  5. aliwtoncarvalho

    ola lucas queria saber se essa configurasao e boa sendo q irei substituir a memoria ram por um pente de 8gb o hd por um de 1 tera e a fonte por 1 de 500gb. Processador – Fabricante: Intel. Gtx 680 2 Gb Nvidia

    – Modelo: Ivy Bridge, Core i7 3770 – Velocidade do Clock: 3,40GHz~3,90GHz – Núcleos: 4 – Cache: 8MB – Gráfico do Processador: Intel® HD Graphics 4000 – Clock Gráfico: 1.150MHz – Tecnologia Intel Turbo Boost 2.0

    Memória – Capacidade de Armazenamento: 4GB – Tecnologia: PC3-10600 (1333MHz) – Arquitetura: DDR3

    Disco Rígido (HD) – Capacidade de Armazenamento: 500GB – Velocidade de rotação: 7200 RPM – Interface: Serial ATA III 6.0 Gb/s – Buffer: 16 MB Cache

    Unidade Óptica – DVD-RW (Gravador de CD 48x, Gravador de DVD 16x)

    Placa Mãe Marca: – GIGABYTE Modelo: – GA-B75M-D3H Chipset: – Intel® B75 Express Chipset Memória: – Número Máximo de Memórias: 4 Slots × 240 Pinos – Memória Padrão: DDR3 1600/1333/1066 MHz – Máximo de Memória Suportado: 32GB – Nº de Canais de Memória: 2 Slots de Expansão: – 1 x Slot PCI Express 3.0 x16 – 1 x Slot PCI Express 2.0 x4 – 2 x Slot PCI Armazenamento: – 1 x SATA-III 6.0 Gb/s port(s) – 5 x SATA-II 3.0 Gb/s port(s) – Suport p/ Raid 0, 1, 5, 10 Rede: – GBE LAN Atheros chip (10/100/1000 Mbit) Audio: – Realtek ALC887 codec – Áudio de Alta Definição – 2/4/5.1/7.1-channel USB: – 4 x USB 2.0 (portas traseiras) – 4 x USB 2.0 (via conectores internos) – 2 x USB 3.0 (portas traseiras) – 2 x USB 3.0 (via conectores internos)

    Gabinete – Modelo: Black Piano – Refrigeração Lateral: sim – Cooler Lateral: opcional – Leitor de Cartões:(opcional) – Painel Frontal Digital p/ Coolers: opcional

    Fonte – Potência: 250W – Tensão de entrada: 110/220V

  6. Rafael Melo

    Essa era uma dúvida que eu tinha! Muito obrigado por saná-la! Abraços

  7. Marina

    Queria comentar sobre como crackear um programa. Muito fácil a forma como você explicou…não que um dia eu vá crackear algum programa, pois afinal, esse ato acarretará em alguma punição. Claro que entendo que o que ensinastes somente serve ( ou deveria servir) para fins didáticos. Adorei sua explanação. Agora eu tenho um problema: Eu estou cursando a faculdade de Direito e estudei o Código Civil, o CP também e a Constituição, tudo para tentar resolver o seguinte problema, mas não adiantou, já que não estão previstos em nenhum art. algo que sirva para crimes cibernéticos. Fui vítima de um cracker, num site de jogos muito conhecido: Stardoll. A segurança dele deveria ser boa. O fato é que gastei muito nesse site e tentei enviar todas as provas para o supporte do site. Mas como este site possui mais de 250 milhōes de membros e somente 80 administradores, eles acabam demorando para responder. Eu sei quem foi que invadiu minha conta, mandei muitos prints etc. Porém gostaria de saber se é possível eu provar de outras formas que fui vítima disso e se é possível hackers (do bem, é claro, pois os crackers, na maioria das vezes são maus) conseguirem me ajudar nisso…tenho dois amigos que são hackers mas para o bem e a segurança de todos, claro, somente não queria pedir a eles nesse primeiro momento pelo fato de eu não querer incomodá-los, pois eles trabalham demais. Desde já agradeço

    • Lucas Peperaio

      Então Marina, desabilitei os comentários la pois muitas pessoas ficavam me pedindo pra crackear softwares comerciais, e isso me incomodava muito.

      Sobre o seu caso, será bem complicado de encontrar uma solução. Como você mesmo disse, não existe ainda no Brasil leis efetivas contra crimes cibernéticos, exceto em casos como o da carolina dickmann, onde houve danos morais, e acabou entrando nas leis comuns. Te aconselho a procurar a polícia civil, lá se eu não me engano existe a divisão de crimes virtuais. Talvez eles possam te ajudar

  8. Luciano Pinheiro

    Enviei meu PC para consertar em uma loja especializada. Me ligaram para me passar o orçamento e me informaram que seria necessário formatar o HD, recomendei que salvassem meus arquivos, entretanto, salvaram apenas as fotos e os vídeos e apagaram documentos muito importantes. eles tentaram recuperar os arquivos, os mesmos foram encontrados, porém não foi possível abri-los, aparecia aviso de arquivo danificado e mostrava aqueles caracteres estranhos. É possível recuperá-los? Se não qual é a responsabilidade do estabelecimento para comigo, cabe um dano moral?

  9. celio adriano

    boa noite lucas, estou com um problemao amigo, e gostaria de sua experiencia. comprei um processador amd a10 600k mais placa mae da gigabyte GA-F2A85XM-HD3, tambem comprei uma gpu 6670 que e pra fazer dual grafics com o processador. tenho dois pentes de 8gigas ddr3 markvision 1600, e um hd seagate 1 tera. o problema foi que depois que montei essa configuraçao, nao consigo extrair games por exemplo, da erro e corrompe os arquivos, se baixar um arquivo por torrent, ele nao monta no disco no final. o erro e o seguinte: checkum error in data cas_01 cas_02 etc.. e tambem packed cheksum error in data, tambem ja deu tela azul com as seguintes mensagems: memory managuent, e outros erro ntfs que nao sei bem dizer. levei num tecnico, testou memorias e hd e disse estar normal. o que acha que pode ser?? o dual grafics? processador… por favor, me ajude> aguardo celio.

  10. Pavel

    do ponto de vista de resistência ao estresse mecânico – que é o único possível – formatar um HD fisicamente é uma passeio no parque comparado ao acesso simultâneo de diversos usuários a um banco de dados, ou um servidor de email recebendo e enviando email pelo mundo, formatar fisicamente na verdade tá mais para ler um jornal no bano do mesmo parque.

  11. Antonio francisco

    porra, dahora cara, parabéns mesmo ai, blog muito maneiro, as vezes o cliente manda vc formatar “uma bomba”, (-aaa que ele ta lento, formata ai, tu cobra quanto? -25 reais, -merda que caro bla, bla, bla…2,3 meses depois o HD fode, dai a culpa é do técnico, ai la vem um pouco mais de bla, bla, bla..

    Lucas queria só saber cara se vc pode me sanar uma duvida, antes de instalar um S.O, alguma configuração na BIOS, tipo configurar o HD em IDE, AHCI, NCQ pode interferir na instalação do S.O… peguei, que quebrei muito a cabeça com ele, eu acredito que o HD deve estar nas ultimas, com o WIN 7, ele não passa para a segunda parte da instalação do S.O, quando termina a primeira etapa, ele não inicia a segunda, quando reinicia a maquina, ja da um erro de boot “FILE: /BOOT/BCD cound find”

    tem como formatar um HD por completo???

    citar- -Na formatação lógica (a formatação padrão dos Sistemas Operacionais), os dados não são realmente apagados do disco; e sim, a Tabela de Alocação de Arquivos (que pode ser a FAT 32, NTFS, Ext… ) juntamente com a MBR (Master Boot Record -> Registro de Inicialização Mestre).

    se sim, isso ajuda a vida util do HD ou seu desempenho?

  12. Eduardo

    Estou com um problema, comprei um hd seagate de 1 tb, faz mais ou menos um ano, agora começou a apresentar problema de travamento.

    então fui atras de programas para fazer um teste no hd.

    programas usados CrystalDiskInfo, Hd tune pro, Hard Disk Sentinel e outros.

    feito o teste nesses programas, apareceu erro “SPIN RETRY COUNT”.

    e o mais curioso de tudo foi que meu hd está com 17460 horas de uso total de 727 dias e 8 horas.

    esse hd só tem 1 ano de uso, mesmo deixando ele ligado 24 horas por dia durante 365 dias. não ia dar 17460 horas.

    o hd que comprei em uma loja de nome da minha cidade, localizada em um shopping, vende coisas usadas como novas.

    amanhã vou na loja para resolver esse problema.

    • Livia

      Articles like this really grease the shafts of kneelwdgo.

  13. Tailan

    Boa enquete acaba com alguns dos muitos mitos em informática

  14. Alexander

    Por favor preciso de ajuda, meu notbook esta muito lento mas náo adianta formata-lo ele continua travando…náo consigo mexer nele!!!!!

  15. Alessandro

    mano eu acabei de achar seu blog e ja me viciei nele

    muito bem explicado todos os assuntos e qualquer um consegue entender de tão simples que é a explicação

  16. Alessandro

    você ainda posta coisas nesse blog????