Facebook: A maior rede social do mundo está repleta de vírus

Facebook é a rede social que mais tem vírus no mundo

A maior rede social do mundo vem também conquistando o  status da mais contaminada por vírus, através de aplicativos e fan pages maliciosas, contando ainda com a inocência de boa parte dos usuários que os acessam, e automaticamente ajudam a espalhar ainda mais…

Em pesquisas realizadas pelo Grupo Kaspersky, uma das empresas líderes no segmento de soluções para segurança digital, foi constatado que o nível de contaminação de vírus no Facebook já se equivale e até em alguns casos, ultrapassa sites pornográficos, onde é comum a presença das pragas virtuais.

Os vírus para Facebook podem ser de 2 tipos:

 

Vírus em aplicativos maliciosos

Uma das formas de contaminação por vírus no Facebook, são os aplicativos e jogos aceitos pelo usuário, como por exemplo o “meu chip”. Ao fornecer acesso a sua conta para um aplicativo malicioso, o mesmo pode obter informações valiosas como dados pessoais e em alguns casos, solicitam a instalação de complementos para o seu navegador, o que certamente é suspeito e pode ser uma tentativa de contaminação. A intenção deste tipo de aplicativo é a mesma de um vírus comum, infectar a sua máquina para obter controle sobre ela, arquivos pessoais e etc.

 

Vírus em páginas

Ultimamente, a forma mais comum de contaminação no Facebook são as Fans Pages (Páginas de Fans) maliciosas. Em geral, são maliciosas aquelas páginas onde é proposto algo que o próprio Facebook não permite fazer, como trocar a cor azul original, ver quem visitou o seu perfil e etc.

Ao curtir estas páginas maliciosas, lhe é solicitado uma instalação de um aplicativo. Se você aceitar, este aplicativo irá mandar mensagens automáticas aos seus amigos, incentivando o acesso as suas respectivas páginas, e assim atraindo mais fans… E o pior, se estes amigos seus te bloquearem (e com razão, pois irrita receber convites ou mensagens indesejadas), você pode ser suspenso/banido do Facebook. Vejam um exemplo de mensagem sendo enviada automaticamente para divulgarem fan pages maliciosas:

 

Mensagens automáticas sendo enviada para os comentários dos amigos

Envio de mensagens automáticas sem que o dono do perfil saiba, geralmente é um indício de vírus na conta

 

A intenção destes aplicativos é única (em geral): aumentar a quantidade de usuários.
Para ambos os casos, a solução é a tradicional, ou seja, evite clicar em páginas suspeitas, que prometem coisas novas para o Faceboook, procure desabilitar aplicativos que você não use ou que não se lembre de ter instalado (através da aba configurações).

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site





6 Comentários Deixe o seu

  1. Renato

    Sempre achei que essas mensagens fossem geradas pela burrice dos usuários, por acreditarem que podem ver quem visitou o perfil ou mudar o facebook de cor.

  2. luiz fernando

    o thor tem de pagar pra baixar pois não fala nada de pagar e se é gratuito

  3. luiz fernando

    paga ou não paga

  4. sidneypoloniato

    eu quero minha antiga pagina

    • jacinto pinto

      quem liga