O dia que a Internet vai parar

Projeto de lei SOPA

É triste ter que dizer que, a Internet como conhecemos está para mudar…. Uma comissão norte-americana chamada S.O.P.A (Stop Online Piracy Act) pretende acabar de vez com a pirataria na Internet, dando poderes irrestritos para gravadoras de filmes, músicas e etc para retirar sites do ar, com conteúdos piratas que os afetem.

S.O.P.A é uma comissão de apoio para uma nova lei norte-americana, que se houver aprovação, será o fim da pirataria na Internet! Só para vocês terem ideia, se alguém publicar no Facebook um link qualquer para um conteúdo pirata, o Facebook será prejudicado. Portanto, baixar filmes, vídeos, jogos piratas será lenda dos anos 2000.

No dia 24 ocorrerá a votação, e no dia 23, grandes sites como Google, Facebook, Twitter, Wikipedia, WordPress, Linkedin, Yahoo, Tumblr, Mozilla entre outros, irão fazer um protesto, retirando os seus serviços do ar por 1 dia. Já pensou ficar sem o Google por um dia inteiro? Será o caos moderno na Internet! Esta data pode sofrer alterações, alguns sites anunciaram que vão paralisar os serviços no dia 18/01/2012… De qualquer forma, este protesto já foi confirmado e irá acontecer, ainda este mês.

Projeto de lei SOPA

O que isso afeta o Brasil?

O projeto de lei S.O.P.A será inicialmente realizado nos Estados Unidos, mas afetará diretamente o Brasil e o resto do mundo. Um exemplo claro disto, é o famoso site Megaupload, onde são postados milhares senão milhões de arquivos piratas. O Megaupload é um site norte-americano, e com certeza será parado caso esta lei entre em vigor.

A lei é tão bizarra, que caso for aprovada, o Google não poderá ter um link sequer para sites de downloads piratas, caso contrário será processado pelas gravadoras e distribuidoras destes conteúdos. Além disto, os donos de sites que publicarem conteúdos piratas serão considerados criminosos, e poderão ser presos, além de ter o site apagado. Surgiram rumores que esta mesma lei já estava em trâmite no Brasil, e poderá entrar em votação em breve.

Infelizmente, a maioria de nós ficamos de mãos atadas, resta nos esperar que esta lei não seja aprovada, e que possamos continuar usufruindo da Internet como conhecemos hoje. Não sou a favor da pirataria, mas também não concordo que a liberdade que temos seja tirada.

Sites que estão a favor desta lei: Adobe, Apple, Autodesk, AVEVA, AVG, Bentley Systems, CA, Cadence Design Systems, CNC Software, Compuware, Corel, Dassault, Dell, Intel, Intuit, Kaspersky, McAfee, Microsoft, Minitab, Progress Software, PTC, Quark, Quest, Rosetta Stone, Siemens, Sybase, Symantec, TechSmith e The MathWorks entre outros milhares.

Agora nos resta esperar..
Referência

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site





3 Comentários Deixe o seu

  1. Leandro

    Nada mais justo, até hoje usufrui e muito dos produtos piratas, mas não podemos negar que sejam ilegais e prejudiciais as produtoras e artistas. Se isso ocorrer mesmo, não vejo nada de anormal, apenas teremos que começar a fazer o correto a partir de então, o que é um grande problema para nós que não queremos gastar nada com musicas, filmes, software, etc…

    Mais é a vida, se não for agora, será em breve, pois o mercado da pirataria está cada vez maior, tanto que as locadoras de videos já faliram todas, o que prova que não é somente as produtoras que sofrem com isso.

    É melhor começar a baixar tudo que você tem direito, ou se preparar para adquirir os produtos originais ou em midia pirata de alguem que tenha comprado o original e regravado…rs

  2. Karina

    Segundo o @kallyver o projeto vai ser engavetado, a fonte é essa: http://migre.me/7zsxW

  3. Rafael

    Sou a favor a pirataria acho que nao vai da nada sem pirataria a rede nao rola.verdade eé essa.