Compartilhamento de conexão à Internet XP – Vista – Seven

Uma dúvida muito comum entre os usuários é como compartilhar internet entre dois ou mais micros da rede. Irei explicar sobre a rede ICS (Internet Conection Sharing), ou traduzindo, compartilhamento da conexão com a internet. Primeiro, vc deve ter os micros já ligados entre si, com cabo cross-over se for ligar um micro direto no outro, ou com cabo direto se for ligar os micros com hub / switch / roteador.É bom lembrar a regrinha…sempre que for ligar placa de rede em placa de rede, use o cabo cross, sempre que for ligar de placa a qualquer outra coisa menos outra placa, use o cabo direto.

Como compartilhar a conexão entre dois ou mais PCs usando o Windows no modo ICS?

Neste método, devemos escolher uma máquina que passará a ser a máquina servidora, em que a conexão de internet passará por ela e por ela será distribuída. Nesta maquina servidora, instale duas placas de rede (nada impede de ser uma placa Wi-FI !), ou uma única placa, caso ela já possua uma placa de rede onboard. Uma das placas será a responsável pela interface externa (conexão com a internet) e a outra pela interface interna (compartilhamento via ICS).
No PC servidor, haverá algumas mudanças significativas em relação à IPs. A placa de rede externa ficará normal, recebendo IP estático e DNS do ISP (Internet Service Provider), que são a speedy, Embratel, etc. Já a placa de rede offboard, receberá pelo ICS o IP 192.168.0.1. O PC servidor passa então a ser um servidor DHCP e DNS para as outras maquinas da rede. Ou seja, deixe a placa de interface externa (a que está conectada ao modem…) com IP dinâmico e com DNS dinâmico; enquanto que na placa de interface interna (a que se conecta as maquinas da rede), não faremos nada agora.

Windows XP

Na maquina host (servidor)

  1. Rode o assistente “configurar uma rede doméstica ou de pequena empresa” em configurações de rede.
  2. avançe até chegar a esta tela:

Marque “este computador se conecta diretamente à internet. Os outros computadores da rede se conectam à internet por meio deste computador”. Ou seja, esta que é a maquina servidora, se conecta diretamente a internet e pode então compartilhar a sua própria conexão com a internet através da outra placa de rede, a interna. Na dúvida, clique em exibir um exemplo e veja uma ilustração de uma rede ICS.

Avançe e marque para ativar compartilhamento de pastas e impressoras caso for usar tal serviço. Na penúltima tela, marque apenas concluir. Após isso, talvez seja necessário reinciar, faça-o se surgir uma tela pedindo

O que muda na máquina cliente?

A maquina cliente (a que receberá a conexão com a internet de outra maquina), deverá rodar o mesmo assistente, porém, quando chegar na tela da imagem acima, deverá ser escolhida a opção “este computador se conecta à internet por um gateway residencial ou por outro computador da minha rede. Caso haja dúvida, clique em exibir um exemplo. Após esta tela, ele irá encontrar o gateway e configurar o compartilhamento com a internet.

Defina IP automático e DNS automático para todas as Estações-Clientes após o assistente. Agora, caso queira deixar IP fixo, deixe no padrão classe C, ou seja, 192.168.0.2, 192.168.0.3, 192.168.0.4….até fazer isso em todas as Estações-Clientes. No campo Default Gateway, deixe o IP do servidor, no caso, 192.168.0.1. Em DNS, deixe também 192.168.0.1.

Windows Vista e Windows Seven

Na maquina host (servidor)

  1. Em central de rede e compartilhamento, clique em “alterar as configurações do adaptador”
  2. Clique na interface de rede externa com o botão direito > propriedades. Clique na aba compartilhamento (esta aba só aparece quando se possue no mínimo duas placas de rede no micro) e marque a caixa “permitir que outros usuários da rede se conectem a internet pela conexão deste computador a internet”


Neste momento, a conexão com a internet já foi ativada e todas as maquinas já receberão o sinal da internet.

Na maquina cliente

Vc só deve manter os IPs e DNS para receber automaticamente, ou se quiser usar IPS fixo, mantenha o default gateway com o IP da interface de rede externa do micro servidor, neste caso, 192.168.157.1

LEMBRANDO QUE, NESTE MODO (ICS), O SERVIDOR HOST DEVE ESTAR LIGADO PARA COMPARTILHAR INTERNET, CASO CONTRÁRIO NÃO HAVERÁ COMPARTILHAMENTO.CASO NÃO QUEIRA TER QUE FICAR LIGANDO O SERVIDOR PARA USAR INTERNET NOS OUTROS MICROS, CONECTE O MODEM/ROUTEADOR DIRETAMENTE EM UM ROTEADOR E DO ROTEADOR NAS MAQUINAS, SEM A INTERVENÇÃO DE UM SERVIDOR.

mas isso é assunto para um proximo tutorial exclusivo!
Lucas Peperaio

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site





5 Comentários Deixe o seu

  1. Adilson

    Ola Lucas Parabéns pelo blog gostei muito queria lhe fazer uma pergunta como faço para configurar meu ipad para visualizar a tela do meu note ?? um abraço

  2. Jéssica de Souza Nicácio

    Olá , eu criei uma rede própria sem wi-fi , e queria saber como faço para excluí-la.

    • Evandro

      Qual windows você usa?

  3. Igor

    Parabéns, meu amigo muito bem explicado. Graça e paz!

  4. adriano

    meu pc usa o cabo que vem de um roteador e gostaria de dividir a internet com o smart com uma placa de rede wifi este esquema serve ou terei problema por a minha net ja estar roteada, o cabo ate minha maquina esta montado cross. vai funcionar pois nao tenho ainda a placa de rede e nao quero gastar dinheiro sem ter certeza que funcionara vlw