Como você está sendo visto na Internet?

lupa_olho
A Internet deixou de ser uma ferramenta para se tornar uma poderosa rede, de marketing, negócios e influências. Mas o principal ainda não mudou, a Internet é formada por pessoas, de todos os tipos, jeitos e pensamentos. O problema da internet, é dar a sensação as pessoas que elas são intocáveis, imunes a tudo. Ou seja, podem fazer, falar o que bem entender e fica por isso mesmo. Porém, vamos para um pouco e pensar do lado exterior…Como você está sendo visto na Internet? Até que ponto a sua imagem pessoal na internet pode influenciar a sua vida real?

Vou falar sobre um tema novo, polêmico e de muita importância. As redes sociais como marketing pessoal. Assisti á 2 meses atrás uma palestra sobre isso, e me interessei sobre o assunto. Bem, vamos direto a primeira polêmica…

Redes sociais influenciam a minha vida profissional?

Muitos setores de RH das empresas hoje, consultam as redes sociais como “orkut, facebook e twitter” para identificar o perfil dos candidatos. Isso tem sido um dos fatores mais importantes para uma contratação, porque nas redes sociais fica bem mais fácil “conheçer” a pessoa, seus gostos, suas amizadas, seus pensamentos…

“Todo setor de RH vasculha o perfil nas redes sociais dos candidatos a uma oportunidade de emprego” afirma Edney Souza, diretor de operações da Pólvora! Comunicação.

Já imaginou alguém vasculhando a sua vida na internet e nas redes sociais, e descobrir que você participa de comunidades do tipo “eu odeio o meu chefe”, “fui trabalhar de ressaca”…? Ele com certeza irá pensar duas vezes antes de contratar você.



Eu estou aparecendo no Google?

O Google hoje é o maior sistema de buscas e marketing do mundo, tendo cerca de 85% de uso mundial. Apesar de ser uma ferramenta impressionante, pode trazer a tona a sua vida pessoal ao conhecimento de todos. Já parou pra pensar, você está aparecendo no Google? Se sim, o que aparece lá sobre você? Neste sentido eu posso ficar ligeiramente tranquilo, pois nas primeiras 10 páginas do Google, pesquisando sobre o meu nome, só aparece coisas relativas aos meus trabalhos, clientes, amigos, e etc, nada de muito comprometedor (ufa).

A partir de agora, tome mais cuidado com o que dizer na internet, pois ao publicar algo, seja em blog, sites ou redes sociais, isso será indexado pelo Google, ou seja, irá aparecer no Google para quem quiser ver. E o pior, você não vai conseguir apagar de lá nunca mais.

Enfim

Redes sociais são hoje uma importante ferramenta de marketing (isto até parece um clichê), mas é bom tomar cuidado com o diz, e parar um pouco para pensar. Como está a minha imagem para os outros na internet?

Veja uma matéria legal sobre isso no R7: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/veja-dicas-para-nao-cometer-gafes-no-facebook-no-twitter-e-em-outras-redes-sociais-20100427.html

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site