Como trocar o botão iniciar do Windows

Como trocar o botão iniciar do WindowsCansado do visual do botão iniciar do Windows? Vamos aprender a alterá-lo facilmente com a ajuda de alguns softwares.

Para esta dica, você precisará baixar:

  1. Restorator 2007
  2. Take Control
  3. Imagem utilizada (+ imagens do menu iniciar)

Primeiramente, para alterarmos o botão iniciar do Windows, precisamos escolher uma imagem compátivel, do mesmo tamanho (54 x 162 px) e tipo (png ou bitmap). Você poderá encontrar várias destas imagens para o botão iniciar, também chamadas de orbs, no Google. Neste tutorial, usaremos o seguinte orb:

Orb

1 – Abra o programa Take Control como “administrador” (botão direito nele, executar como > administrador). Após abri-lo, clique em Add, adicione o arquivo Explorer.exe, localizado em “C:/Windows/Explorer.exe”. Clique em Take Control. Feito isso, passamos a ser proprietário do programa Explorer.exe, responsável por gerenciar a barra de tarefas e o menu iniciar, que iremos modificar.

Utilizando o Take Control para ganhar controle do Explorer.exe

Utilizando o Take Control para ganhar controle do Explorer.exe

 

2 – Entre no meu computador, e copie o arquivo Explorer.exe, que está localizado em: C:/Windows/Explorer.exe e cole na área de trabalho.

3 – Instale e abra o programa Restorator 2007 Trial, com ele conseguiremos alterar o botão iniciar do Windows. Espere a janela com o lembrete fechar, e clique em OK.

Restorator 2007: Software para alterar arquivos no Windows

Restorator 2007: Software para alterar arquivos no Windows

 

4 – Vá em File > Open e localize o arquivo Explorer.exe que nós copiamos anteriormente para a área de trabalho. Com o arquivo aberto, irá aparecer uma estrutura de pastas no lado esquerdo do Restorator, abra a pasta bitmap:

Abrindo a pasta Bitmap

 

5 – Vamos alterar o botão iniciar agora. Clique no arquivo 6801 e com o botão direito nele, clique em Assign > Assign To…. Localize a imagem deste tutorial ou qualquer outra imagem do botão iniciar do Windows, desde que tenham o tamanho (54 x 162 px) e tipo (png ou bitmap):

Substituindo o botão iniciar por outro orb

Substituindo o botão iniciar por outro orb

 

Orb Substituído

Orb Substituído

 

6 – Faça a mesma substituição para o 6805 e 6809, após terminar, vá em File > Save. Será criado um arquivo de backup na área de trabalho chamado Explorer Backup, esta é a cópia do seu Explorer, caso dê algo errado, você terá este backup.

 

7 – Renomeie o arquivo Explorer que acabamos de salvar com o nome de Explorer-novo:

Renomeando o Explorer salvo

Renomeando o Explorer

 

8 – Copie o Explorer-novo para C:/Windows/. Você terá estes dois arquivos na pasta Windows agora:

Você terá agora dois arquivos Explorer no Windows, um Explorer e outro Explorer-novo

Você terá agora dois arquivos Explorer no Windows, um Explorer e outro Explorer-novo

 

9 – Agora é o momento de trocar os arquivos. Para que o nosso botão iniciar apareça conforme a substituição que fizemos, precisamos substituir o explorer.exe que está na pasta C:/Windows pelo nosso explorer-novo.exe que fizemos. Entretanto, para substituirmos, precisamos antes fechá-lo, pois ele está em execução. Faça o comando CTRL + SHIFT + ESC para abrir o gerenciador de tarefas, vá na aba Processos, localize o processo explorer.exe e clique em finalizar processo:

Matando o processo Explorer.exe

Matando o processo Explorer.exe

 

10 – Neste momento, irá desaparecer o menu iniciar, mas não se preocupe, daqui a pouco iremos reabilitá-lo. Ainda no gerenciador de tarefas, clique na aba Aplicativos e clique no botão Nova Tarefa. Digite C:\Windows e dê enter:

Abrindo nova tarefa

Abrindo C:Windows

 

11 – Última etapa: Localize o arquivo explorer e renomeie ele para Explorer-Backup. Depois, localize o arquivo que nós copiamos ali, o explorer-novo e renomeie-o para explorer. Logo após isso, dê dois cliques no arquivo explorer.

Pronto, se você seguiu todas as dicas corretamente, o seu menu iniciar deve estar assim:

Novo Menu iniciar, sem passar o mouse

Novo iniciar

Iniciar passando o mouse

Mouse nele

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site





6 Comentários Deixe o seu

  1. rodrigo

    muito baum esse post lucas, valew

    • Laud

      Caro Lucas, o artigo é fixe. Porém eu uso Windows 8 Pro. Ele nem tem o botão iniciar. Há alguma forma de inseri-lo nessa versão do windows? Obrigado.

      • Lucas Peperaio

        Sim, veja este tutorial:
        http://lucaspeperaio.com/menu-iniciar-classico-windows-8

  2. clecio santos

    muito legal sua dica mas infelizmente meu windows é o xp. sera que posso alterar o meu xp também? obrigado.

  3. Lucas Peperaio

    Então Clécio, para o Windows XP o procedimento é diferente, infelizmente não ficará bom ou nem funcionára, como no Windows 7.

  4. Denfox

    Muito obrigado!