Como fazer um backup do seu smartphone

Como fazer o backup de um smartphone

Perder todos os contatos, fotos, vídeos, músicas, agenda de compromissos e arquivos do seu celular, não é uma situação muito agradável, não é? Pois essa pode ser a realidade de quem não recorre ao backup dos dados salvos nos aparelhos.

O backup nada mais é do que uma cópia de segurança que armazena todos os dados presentes em seu celular ou smartphone. A prática é muito útil em casos de perdas, estragos ou roubos, pois permite que o usuário consiga retomar os dados perdidos, sem maiores prejuízos.

Como fazer backup do seu celular ou smartphone

Esta cópia de segurança pode ser realizada por meio da sincronização dos arquivos, ou seja: todas as informações registradas no celular ou smartphone são passadas para um determinado PC, enquanto as novidades são atualizadas no celular ou smartphone desejado.

Abaixo, você confere os programas necessários para realizar a sincronização de cada tipo de aparelho:

BlackBerry: Quem tem BlackBerry pode fazer sincronização, atualização e backup dos dados com o BlackBerry Desktop Manager;
Nokia: Os donos de celulares e smartphones da Nokia têm como opção para sincronização e backup o programa Nokia PC Suite;
Motorola: Aqueles que utilizam aparelhos desta marca encontram no Motorola Phone Tools uma solução prática e simples, evitando perda de dados e arquivos;
Samsung: Para aparelhos da Samsung, a opção é o PC Studio, que também vem junto com o kit básico do aparelho.
Nextel: Denominado Nextel Backup, a opção salva lista de contatos e está disponível em diferentes planos da empresa.
Iphone: Usuários de Iphone podem utilizar serviço da própria Apple, o iCloud.

Em smartphones com sistema operacional Android, o mais recomendado é vincular a conta Google do aparelho ao recém lançado Google Drive; dessa forma, todos os dados são armazenados gratuitamente na nuvem Google, podendo ser acessados ou recuperados posteriormente até por outros aparelhos, no caso do usuário fazer a troca.

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site





3 Comentários Deixe o seu

  1. Adriano Matos

    Um post de utilidade pública ! Só senti falta de falar do backup do iPhone, ainda mais que o post abre com fotos dele…. Mas isso pode ser feito tocando em “Ajustes, iCloud”. no final da tela, terá “Armazenamento e backup” e ali existem algumas explicações e opções, para realizar o backup via wi-fi !

    • Lucas Peperaio

      Atualizei o artigo agora falando do iCloud da Apple e do Google Drive para Android, obrigado pela dica!

  2. Francisco Moreira

    É que nem backup no PC, a gente só aprende depois que erra…

    Quando roubaram meu primeiro celular e eu perdi todos os contatos profissionais e coisas do tipo, achei bem pior que perder as coisas do PC, pois no computador tinha muita coisa que era só baixar de volta, pegar do e-mail, dos sites etc.

    Do celular não. Como recuperar as mensagens? Como recuperar o telefone daquela pessoa, loja, lanchonete, perdi fotos de um cachorro que morreu e hoje não tenho nenhuma foto dele…nossa, muita dor de cabeça.

    FAÇAM O BACKUP DE TODOS SEUS APARELHOS!!