Como aumentar o seu Pagerank sem segredos

Como aumentar seu pagerankPagerank é uma nota de 0 a 10 atribuído pelo Google a todos os sites na Internet, afim de determinar quem é mais relevante que o outro. O ganho ou aumento de Pagerank tornou-se um dos principais objetivos dos websites, pois quanto maior o seu pagerank, mais chances você tem de rankear em boas posições na SERP do Google. Porém, poucos sabem efetivamente como aumentar o seu pagerank, ou como sair do zero…

Quebrando os mitos

Em primeiro lugar, o Pagerank não é o fator mais importante para o seu site aparecer bem posicionado no Google. Eu tenho PR 2 e em certos resultados do Google, fico na frente de sites com PR 5+. Sem sombra de dúvidas, o fator mais importante para o seu site aparecer bem no Google é o seu conteúdo, se ele for relevante para o seu nicho.

Antigamente, um site que tinha muitos backlinks era considerado relevante para o Google, hoje as coisas mudaram… Para um site ser relevante, é necessário que ele tenha um conteúdo organizado, acessível e único. Além disso, fatores como velocidade de carregamento do site e geolocalização do servidor também estão sendo considerados. E claro, um site que não tem links externos de outros sites relevantes e similares ao seu (backlinks) torna-se apenas mais um entre os outros milhões.

Como aumentar o seu Pagerank sem segredos

Exemplo de Backlinks e Pagerank

Como aumentar o meu Pagerank?

Ok, já sabemos que Pagerank não é tudo, mas ele é um dos 200 fatores importantes para um site rankear bem no Google. E então, como aumentar o meu pagerank ou sair do PR 0? Links externos! Mas não qualquer tipo de link externo, para você ter um PR no Google, você precisa de links “Dofollow“, ou seja, links que te passem Pagerank. Existe dois tipos de links, o “Nofollow” (não passa Pagerank) e o “Dofollow” (Passa Pagerank). Quando for propor parcerias com sites ou divulgar o seu site em algum social bookmarking, procure por links que não possua o atributo “rel=nofollow”.

Chega de explicação, vamos entender como aumentar o seu pagerank:

  1. Divulgue o seu site o máximo possível nas redes sociais, tais como: Twitter, Facebook, Orkut, Google +. Estimule os usuários do seu site a divulgarem também, lembre-se, um divulga para um amigo, que divulga para outro amigo e por ai vai.
  2. Se o seu site é um blog, divulgue as suas postagens nos agregadores de links brasileiros: Ocioso, Dihitt, Colméia, REC6, Linkk, Ueba, Linklog, LinkIrado e Link Ativo. Existem outros, mais estes são os mais famosos e eu os recomendo. Além de gerar tráfego para o seu site, alguns geram Pagerank, por terem links “Dofollow”. No fim deste post eu mostrarei os agregadores de links estrangeiros que eu uso.
  3. Procure sites relacionados ao seu, com conteúdos similares e proponha uma troca de links entre vocês. Além de gerar trafego para ambos os sites, irá gerar Pagerank, desde que um dos sites tenham um PR superior a 0. O Google não punirá o seu site por fazer esta troca de links, mas tudo tem sua exceção. Uma troca de links entre muitos sites pode ser caracterizado como Link farm; neste caso, haverá punição do Google.
  4. Divulgue ao máximo o seu site nos “Social Bookmarking”. Social Bookmarking são sites que permitem a inclusão dos seus links para divulgação. Novamente, estes sites geram tráfego e Pagerank. No fim deste post eu listarei os Social Bookmarking que eu mais utilizo para divulgação.
  5. Procure blogs ou fóruns com links “DoFollow”, que permita comentários ou assinaturas com links. Cadastre-se neles, poste ou participe ativamente e quando surgir uma oportunidade, inclua o seu link com a sua palavra-chave desejada. No fim do post eu listarei alguns fóruns e blogs ideais para isso.
  6. Se você tiver um RSS em seu site, divulgue nos agregadores de RSS, como o feed burner do Google. Existe vários outros, quanto mais você divulgar, mais Pagerank e links externos você poderá ganhar.
  7. Cadastre o seu site em diretórios de sites, como o DMOZ, Yahoo Directory e o brasileiro Novo.BR. No final deste post eu listarei outros diretórios de sites para gerar backlink.
  8. Na Internet, existem várias ferramentas que calculam quantidade de visitantes, preço de um website, e etc. Praticamente todas estas ferramentas geram baclinks para o seu site, portanto, envie o seu site para elas. No final do post, eu listarei algumas ferramentas destas.

Lista de Social Bookmarking internacionais (PR 6+):

http://digg.com/
https://delicious.com/
http://www.tweako.com/
http://www.connotea.org/
http://www.newsvine.com/
http://www.karmalynx.com/
http://technorati.com/
http://tagza.com/
http://sphinn.com/
http://blinklist.com/
http://www.diigo.com/
http://www.folkd.com/
http://buddymarks.com/
http://mylinkvault.com/
http://www.reddit.com/
http://wirefan.com/
http://connotea.org/
http://multiply.com/
http://www.wikio.com/
http://digg.com/
http://www.dzone.com/

Lista de sites com pagerank alto com link DoFollow

http://www.linuxgator.org/gnome/forum/
http://chronicle.com/forums/
http://www.gamespot.com/
http://www.joomlart.com/forums/

Espero que tenham gostado do post!
Lucas Peperaio

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site





90 Comentários Deixe o seu

  1. Miojo

    Valeu pela dica ajudou bastante.

  2. Emerson

    gostei da relação dos links dofollow, geralmente é dificil de encontrar, a maioria é nofollow

  3. Marcelo

    Valeu pelas dicas. Vou utilizar em meu site:

  4. Carlos

    Gostei muito!!! Valeu pelas dicas…

  5. Ederson Dias

    Parabéns pelo artigo esclarecedor e obrigado pelas dicas. Já apliquei a maioria delas. Grande abraço.

  6. how to draw

    eu ouvi dizer também que fazer backlinks em excesso de uma só vez é considerado black hat seo pelo google. isso é verdade?

  7. Lucas Peperaio

    Sim é verdade, o Google considera SPAM um site que faz muitos backlinks em um curto espaço de tempo

  8. Luiz

    Bacana as dicas… agora é trabalhar no site abs

  9. Bruno

    Ótimas dicas, irei testar.

    abrçs

  10. Rafael

    Muito boa a dica, com certeza vai me ajudar!

  11. Valentim

    O que seria um curto espaço de tempo para construir links?

  12. Lucas Peperaio

    Valentim, imagine que o seu site quase não tenha links e de um dia para o outro, aparece 100 links para ele.. algo está estranho não? Para isso, o Google irá avaliar se estes links estão vindo de sites populares ou foram manipulados artificialmente, e caso detecte que os links são válidos, eles serão aceitos no seu pagerank

  13. Anderson

    Parabéns pelo post!!! O melhor que já vi sobre o assunto. Tudo muito claro e objetivo. Acredito que funciona, pois o seu site apareceu em primeiro lugar na pesquisa do google. Salvei seu site em meus favoritos e vou estudar melhor.

    Grato!

  14. Tarcisio Thomaz

    Olá Lucas, bom dia!

    Sensacional seu texto, me agradou muito, vejo que tem muita estratégia interessante para melhorar o posicionamento do site diante das buscas orgânicas do Google, Parabéns realmente pelas informações

    Mas como identifico quais os sites que dispõe desse Dofollow? Onde consigo ver isso no meu site por exemplo? Fiquei com essa dúvida

    Atenciosamente

    Tarcisio Thomaz Gestor de E-commerce

    • Lucas Peperaio

      Oi Tarcisio, isto que eu mostrei é apenas a ponto do iceberg, SEO de qualidade vai mais além do que os backlinks que eu passei nessa matéria. Claro que ajuda muito, mas o principal foco do algoritmo do Google é mesmo o conteúdo do site. Sobre o Dofollow, é só você olhar se o site tem o atributo ‘rel=”nofollow”‘ nos links externos. Se tiver o nofollow, o site não passa o Pagerank.

  15. Alexsandro

    Lista de ferramentas para geração automática de backlinks

    http://www.imtalk.org/cmps_index.php?pageid=IMT-Website-Submitter <<< É PAGO?

  16. Busso

    Lucas Peperaio!

    Sempre vejo seus links nos agregadores, parábens pelo post, bem feito e interessante, continue assim!

    Abraço.

  17. Renato

    Olá,

    Recentemente o Fábio Ricota da Mestre SEO disse em um vídeo que não está mais usando os agregadores como o Ueba e o Dihitt porque não está mais sendo visto com bons olhos pelo Google.

    E agora?

  18. Caio Vidal

    E depois do Penguin Update, essa estratégia ainda é válida?

  19. Ondaeletro

    Obrigado pelas dicas, vamos começar a campanha para já!

  20. Davi Alves

    Show parabéns, muito bom o post!

  21. wellington

    Agradeço todas as dicas de coração, sua ajuda foi muito útil obrigado!

  22. Livio Silva

    Rapaz, da um trabalhão, mas se oresultado realmente for bom, vale a pena

  23. Dalton

    Parabéns pelas dicas Lucas!

  24. Ohdoido.com

    Ocioso dispensa comentarios

  25. Chan

    muito boa a postagem valew mesmo ajudou bastante

  26. helio

    adorei os seus posters me ajudou muito

  27. Anah

    Muito bom o artigo, parabéns. Continue :)

  28. Juel Matos

    O seu post está muito bom Lucas. Parabéns

  29. Marcio Araujo

    Muito bom, gostei muito das informações. Sou iniciante em SEO e estou aprendendo muitas informações úteis no seu Blog. Vlw e continue assim!

  30. Andrea

    Lucas obrigado pelas suas dicas, vão ajudar e muito. Continue. Estou seguindo. :)

  31. Bianca

    Adorei a Dica. Beijos Meninos.

  32. Facenix

    Muito boas as dicas. Esta imagem facilita muito o entendimento do sistema de Pagerank.

  33. Paulo Santos

    Excelente artigo,eu achava que o PageRank era um fator primordial o mais importante de todos,pelo menos não é o mais importante,mas necessário,valeu pelas dicas,sucessos!

  34. Onfire

    Eu n esteva ciente de que um site com pr menor poderia aparecer na frente de outro com pr maior. Gostei muito dessa dica e da lista com os agregadores de links brasileiros. Vou ficar de olho no blog. Obrigado e grande abraço!

  35. Rodrigo

    Eu vi um site muito bom para avaliar o seu site e dizer o que tem de errado no aspecto SEO. http://www.woorank.com/pt/

    Alguem sabe me dizer se as dicas ditas nesse site realmente são uteis?

  36. Rodrigo

    Eu vi um site muito bom para medir os aspectos SEO do seu site. Ele avalia e diz o que precisa ser alterado. Alguem sabe me dizer se essas dicas realmente são importantes? O site é: http://www.woorank.com/pt/

  37. Fernando

    Lucas, gostaria de saber como se posta nos Bookmarking internacionais não consegui postar nada. Não possui campo para inserir o link do site para fazer os backlinks. Tem alguma forma diferente de postar nestes sites?

  38. Antonio

    Bom post

    parabéns e obrigado

  39. lucas

    muito bom seu conteudo

  40. Anderson Curioso Bíblico

    Ótimas dicas… Já tinha seguido algumas delas mas é sempre bom estar revendo algumas coisas que as vezes esquecemos de acompanhar…

  41. Miqueias Santos

    Olá.. Dicas incríveis para aumentar o PageRank, muito obrigado por compartilhar essas informações!

  42. Ana Silva

    Adorei o post, muito boas dicas. Obrigado Lucas :)

  43. rodrigo lins

    Que ótimo seu post, obrigado por compartilhar conosco. Parabéns!

  44. Ferreira Inox

    Muito bom o texto, parabéns.

  45. andre carlos cabrera

    gostei muito da sua postagem parabéns e sucesso!!!

  46. ricardo galvao

    amigo a site the chronicle é pago mesmo ? se fosse resumir quais os principais.

  47. Herbalife

    Será que ferramentas automatizadas, como esse IMT-Website-Submitter, mais atrapalhariam do que ajudariam em relação ao Google?

  48. Mult Criações

    Boas as dicas, algumas ainda funcionam hoje, outras nem tanto. Parabéns

  49. Adriano Gomes

    Artigo muito bom, Lucas! Estou construindo um blog aos poucos… e procurando o máximo de informações com boa qualidade, essa publicação me ajudou bastante. Parabéns pelo artigo.

  50. Adriano Gomes

    Artigo muito bom, Lucas! Estou construindo um blog aos poucos… e procurando o máximo de informações com boa qualidade, essa publicação me ajudou bastante. Parabéns pelo artigo.

  51. Danilo Silnasci

    Parabéns pelo post, vou tentar algumas dessas dicas.

  52. Luciana Ganev

    Olá Lucas,

    Muito bom seu artigo, já venho fazendo isso no meu site, mas surgiu uma dúvida, estou construindo um site de bolos que terá várias paginas, ex: bolo-de-aniversario, e certamente terei que fazer a pagina 1,2,3,4… Minha dúvida é: tenho que colocar nofollow nas demais para fortalecer apenas a primeira e não dividir o pagerank?

  53. Alysson

    Olá,

    Parabéns pelo seu blog, sou iniciante no mundo google / net e me ajudou muito.

    Pelo que entendi tenho que cadastrar o meu site nos links que vc deu de exemplo para melhorar a minha posição no google, é isso?

    Tem mais links mais atualizados para que eu possa me cadastrar para melhorar o meu posicionamento?

    Se puder me ajudar lhe agradeço muito.

  54. iran

    Ótimo artigo bem explicado. E os links com apontamento direto para um site aumentam também o pagerank? Digo postagens em blog, perguntas e respostas no yahoo entre outros…

  55. Julio

    vlw pela dica…

  56. Rodrigo

    boa dica

    http://www.comprenow.com.br

  57. jesse medeiros

    valei gostei no post

  58. Lucas

    Boa dica amigo!

  59. jardes farias

    gostei muito das suas dicas, porem não entendi muito sobre os links dofollow, desculpe-me sobre novo nessa área de blog.. daria pra vc me explicar melhor?

  60. IM Informatica

    Excelente dicas, um pouco de dúvida mas já esta tudo ok.

  61. Guilherme Sousa

    Não saio do pagerank zero….talvez essa sua dica me ajuda a chegar ao menos no 1

  62. Amanda

    Estou seguindo para fazer em meu blog, obrigada!

  63. Mozart

    Estou seguindo apra fazer o meu blog, muito obrigado!

  64. Hugo

    Ótimas dicas, estou aplicando todas, mas com calma. Obrigado pelas dicas.

  65. Wilson

    Valeu pela postagem. As listas de sites estão me ajudando muito na divulgação de meu site.

  66. Weslley

    Realmente isso foi útil para mim.

  67. Presentes Criativos

    Valeu as dicas…

  68. Inter Offices

    ótimo Site

  69. Fernando André

    Excelente matéria. Irei seguir as dicas e tentar subir meu PR. Parabéns pelo post!

  70. Paulo junior

    Dicas que ajudam bastante na hora de divulgar seu site na internet, um site bem divulgado pode trazer muita renda na internet, para você que quer ganhar dinheiro na internet e esta confuso eu indico o site http://dinheironainternet.blog.com/.

  71. Pedro Borges

    Olá Lucas, vc pode explicar melhor como usar estes site de Social Bookmarking? Obrigado!

  72. Bruno Oliveira

    Gostei muito da sua reportagem, bem fácil de interpretar e com conteúdo avançado. Meus parabéns por compartilhar essa experiência

  73. SEO

    Dica TOP demais

  74. Bruno Oliveira

    Excelentes dicas, vou começar por em prática. Obrigado!

  75. anderson

    alguem pode me ajudar como aumentar o page rank do site http://www.adesentupidora24horas.com.br estou disposto a pagar por isso se alguem souber me contacte

  76. Elcias

    Olá! Gostei bastante dos assuntos abordados neste blog. O meu blog ultimamente vem ganhando um bom tráfego de visitas. No entanto, não ganhei pagerank ainda. Penso que é só uma questão de tempo.

    Obrigado pelas dicas, Lucas!

    Obs.: coloquei um link no meu blog apontando para o seu blog, ok?

  77. Elcias

    Olá! vou postar aqui um sistema de troca de visitas que faz com que o meu blog receba cerca de 800 visitas em um só dia.. É só deixar o programa aberto o tempo maior possível para receber muitas visitas.

    https://hitleap.com/by/monteirofree

  78. Gustavo Constantinov

    Me sera de muita utilidade isso, por que ta dificl pro google apenas me reconhecer nas pesquisas, imagine subir

  79. elievelton

    Vou deixar 4 dicas para vocês os site http://vendermeusite.com, http://quantocusta.ws, http://valordomeusite.com e http://seosite.ws são sites de avaliação de SEO e ao cadastrar seu site nesses que informei seu link fica nele em forma de blacklinks ai ja ajuda

  80. Amilton Cesar camargo

    Muito boa matéria, vai me ajudar muito

  81. Alfredo

    Excelente Postagem! O que seria de nós iniciantes sem as dicas de Profissionais como você. Muito Obrigado.

  82. Alfredo

    Excelente Artigo! Obrigado pela postagem pois é de grande valor obtermos informações de profissionais para obtermos sucesso em nosso Trabalho.

  83. Alfredo

    Excelente Artigo, o que seria de nós iniciantes sem matérias postadas por profissionais como você.

  84. Dipas

    Uma dica de social bookmarking em português que você pode acrescentar na lista é o site http://dipas.com.br – ele também dá links dofollow, mas o link só vira dofollow se tiver o mínimo de votos para aparecer na página inicial. Mesmo assim ele só aceita links com descrição original e tem uma boa relevância nos sites de busca!

  85. Está procurando um server private de Ragnarok Online equilibrado, divertido e estável? Você acabou de achar o DeliriousRO, o servidor mais equilibrado. http://www.deliriousro.com

  86. adorei as dicas

    muito bom as dicas desse site foram uteis d emais para mim…obrigado

  87. Vitor

    Assistencia 24 Horas

    http://www.bricovitor.pt http://www.aberturadeporta24horas.pt http://www.aberturadeportaporto.pt http://www.sos-lar.pt http://www.aberturaportabraga24horas.pt http://www.assistencia-caldeira-beretta.pt http://www.assistencia-caldeira-chaffoteaux.com http://www.assistencia-caldeira-ferroli.pt http://www.assistencia-caldeira-lisboa.pt http://www.assistenciacaldeiralisboa.pt http://www.assistencia-caldeira-lisboa.com http://www.assistencia-caldeira-porto.pt http://www.assistenciacaldeiraporto.pt http://www.assistencia-caldeira-riello.pt http://www.assistencia-caldeira-roca.pt http://www.assistencia-caldeira-setubal.pt http://www.assistencia-caldeira-sime.pt http://www.assistencia-caldeira.com http://www.assistencia-esquentador.pt http://www.assistencia-paineis-solares.pt http://www.assistenciacaldeiras24horas.pt http://www.assistenciavulcano.pt http://www.caldeira24-horas.pt http://www.caldeira24.pt http://www.caldeiras-empresas24.pt http://www.canalizador-24horas.pt http://www.coimbra-empresas24.pt http://www.desentupimento-esgotos.pt http://www.desentupimentodeesgotos.pt http://www.desentupimentos-canos-24horas.pt http://www.desentupimentos-empresas24.pt http://www.junkers-assistencia.pt http://www.lider-assist.pt http://www.desetupimentoesgotos.pt http://www.empresas24.pt http://www.gna.pt http://www.limpeza-chamines.pt http://www.lisboa-empresas.pt http://www.porto-empresas24.pt http://www.remodelacoes-bricovitor.pt http://www.reparacao-estores.pt http://www.reparacaoesquentadoresbraga.pt http://www.reparacaoesquentadoresporto.pt http://www.saunier-duval.pt http://www.sos-lar.pt http://www.tecnico-caldeiras.pt http://www.tecnilar.pt http://www.electricistas-24horas.pt http://www.chaves-portas-fechaduras-cofres.pt