Comentários Dofollow liberado

Comentários dofollow liberados

Dofollow ou nofollow são atributos criados pelo Google a fim de minimizar a quantidade de SPAM que existe na Internet. Especialmente quando falamos de blogs, o SPAM ocorre nos comentários, quando um autor publica um texto no artigo apenas para se promover, deixando links desnecessários. Porém, comentários com o dofollow prestigia o leitor e ajuda a manter um bom juice em toda a blogesfera brasileira. Por este motivo, o Blog Lucas Peperaio (PR2) a partir de hoje liberou os comentários dofollow.

Mas afinal de contas Lucas Peperaio, por que um link é tão importante? Um link é como um voto para o Google, e é exatamente desta forma que o Google entende a relevância de uma página. Quanto mais votos relevantes, melhor o seu site aparece nos resultados de pesquisa. Fazendo uma simples alusão, se você recebe recomendações de pessoas importantes para um emprego, certamente você será atendido e passará a ter mais “crédito” com o seu empregador.

 

Quais os motivos que levam um Blog a colocar o nofollow?

A prática do nofollow é incentivada por milhares de blogueiros e até mesmo pelo Google, em caso de troca de links entre sites. No entanto, a blogesfera brasileira levou a sério demais, acreditando que se deixarem links dofollow, ou seja, sem o atributo nofollow, serão automaticamente punidos pelo Google. Porém, isto não procede. Conheço vários blogs brasileiros com Pagerank alto e com o dofollow, e ao contrário do que muitos acreditam, nunca foram punidos. Além disso, isso é egoísta, pois todo mundo quer ganhar links com Juice mas não quer passar a ninguém. Foge do objetivo de um Blog, que é contribuir.

Vale ressaltar que desde a atualização do Google Panda em fevereiro de 2011, os links externos de uma página rateiam o mesmo Juice, se estiverem com nofollow ou dofollow. Antigamente, o nofollow era usado para esculpir o Pagerank, pois assim o Juice era mantido e passado apenas para os dofollow, criando uma estratégia maléfica de SEO. Desde 2011 isto não funciona mais, portanto o Juice é dividido entre todos os links, mesmo que o Pagerank seja passado ou não. Na prática, usou nofollow, o Juice é perdido e não vai para ninguém, usou dofollow ele é passado.

 

Vantagens de utilizar o dofollow

A principal vantagem é prestigiar você leitor, que entrou em meu Blog, leu o meu artigo inteiro e têm algo a dizer. Certamente, um Blog com muitos comentários relevantes incentivam o blogueiro a manter o seu Blog atualizado. Além disso, eu e muitas outras pessoas que participam dos comentários costumam visitar o link de quem publicou, atraindo mais visitantes para o seu site.

 

Algumas regras

Óbvio que, após esta mudança do Blog Lucas Peperaio, haverá mais comentários (inclusive SPAM). Por esse motivo eu preciso estabelecer algumas regras, além das já existentes na Política de Comentário. Comentários do tipo: “Olá, obrigado pelo post” ou “Muito bom, parabéns” serão aceitos, porém sem o link (caso o autor tenha publicado algum link). O mesmo vale para links com texto âncora otimizado para SEO, não façam isso! Além de ser feio, tira a credibilidade do seu Blog.

SPAM então nem pensar. Eu uso o plug-in Akismet, que também é usado por milhões de blogs em todo o mundo. Se você fizer SPAM, o seu e-mail e/ou site entrará na blacklist deles, e assim você não conseguirá comentar neste e em outros milhões de blogs que utilizam o mesmo sistema.

Masssss, comentários relevantes ao artigo em questão são muito bem-vindos, e o link do autor será preservado, passando o Juice da página para o seu site. Esse eu incentivo que façam!

Espero que tenham curtido a novidade.

 

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site





75 Comentários Deixe o seu

  1. Caio Vidal

    Realmente, eu sempre achei que o atributo “dofollow” poderia causar punição, achava que só poderia usar para fazer a linkagem interna, existe muitos sites por ai que falam de SEO, que não sabem nem o que fala, passando muita informação errada e consequentemente, trazendo uma experiência ruim para o leitor. Aprovo a sua iniciativa.

    • Lucas Peperaio

      Pois é Caio, a prática do nofollow tornou-se um vício, e como eu mencionei no artigo, o pessoal acaba exagerando e colocando nofollow em tudo. Porém, de nada adianta isso, pois se uma página tiver 100 comentários todos com link, o pagerank da página é divivido por 100, mesmo se tiverem com nofollow. Mas acho que a principal razão por esta mudança por aqui é o prestígio ao leitor, que leu e quer dizer algo e ainda ganhar um link para o seu site. Obrigado pelo comentário

    • vagnerlandio

      No meu caso não sei de deixo nofollow nos comentarios, mas o blog pode ser punido por seguir sites que são mau feitos e utilizão tecnicas que o google não aceite, se você apontar o site para um que usa blackhat, você não vai ser punido por apenas um, mas pense se for varios?

      • Lucas Peperaio

        O risco existe Vagner, principalmente se forem muitos sites com Black Hat.

  2. Cesar

    Realmente, e isso desmotiva blogueiros iniciantes, como é o meu caso. Depois de muito tentar, consegui tirar o atributo nofollow do meu site. O que chama a atenção em relação aos blogueiros é exatamente isso que você disse, os vínculos, as ligações entre os blogueiros, que sembre são benéficas para ambos. Essa ajuda mútua no virtual é muito raro no mundo real, onde mais vale a disputa do que a ajuda mútua. Muito bom o artigo, me esclareceu muita coisa. Abraço.

  3. trioeletrico

    Lembro que ha muitos anos atras não existia isso todo os links eram valorizados se vc não gosta vc tem a liberdade d deleta-los injusto esse nofollow acho que deveria ser tud do follow

  4. Jr Pneus

    Lucas, gostei do material do seu blog, agora essa materia me fez abrir os olhos estou aplicando ela em uma loja virtual, eu usa de outra maneira, agora vou buscar alternativa de nofollow

  5. Alexandre Nogueira

    Olá, Lucas! É minha primeira vez em seu blog e gostei muito do seu post se todos pensassem desta forma todos seriam beneficiados já que o que tenho visto pela net não é o que você prega aqui parece que todos só olham para seu próprio rabo e só querem receber, dar que é bom ninguém quer,fica a dica continue assim vou guardar seu blog nos meus favoritos tenho um site de classificados gratuito quero deixar o link dele aqui para os que precisam de publicidade gratis se você não quiser mostrar o link é só apagar certo um abraço e até mais fortclassificados.com

  6. Alexandre

    Excelente iniciativa!! Gosto de blogueiros que tem respeito pelos leitores

  7. Isac Alves

    Eu acho que todos blogueiros deviam tomar esta iniciativa. Eles ganharam mais comentários e quem comenta também ganha. Ótimo para os blogs pequenos.

    • Lucas Peperaio

      Com certeza, outra vantagem para o Blog é que o Google visita a página de tempos em tempos em busca de atualizações, e se a página tem mais comentários relevantes, é levado em consideração. Aumentando a quantidade de palavras na página, o site sobe no rank do Google.

  8. Leo

    eu fui bastante prejudicado pelo “nofollow”, não tinha um PageRank alto, mas eu tinha, depois que a garela começou a usar o nofollow meu PageRank zerou, com isso meu ganho com o site caiu um pouco, mas tudo bem xD nunca usei esta tag para os links externos, pois não vejo problema algum em apontar para outro site e assim contribuir com o crescimento dele, isso pode ser mutuo

  9. Márcio

    Goste da iniciativa , se quiser ir até o meu site e ganhar um link também, fica a vontade .

  10. Jonathan

    Obrigado eu achava que se deixa dofollow o Google punia mais depois de ler seu post vi que não muito obrigado pela dica.

  11. José

    Ainda estou procurando entender bem sobre os dois tipos de comentários, mas sei da importância dos dois tipo de comentários.

  12. Ramon

    Parabéns pelo artigo e obrigado pelo link.

  13. Eduardo targa teixeira

    Gostei de sua iniciativa, entretanto a maioria dos blogueiros não permitem esse tipo de comentário, a internet seria mais clara com tal atitude.

  14. Norman

    Será que a troca de banners / parcerias também não leva alguma punição no google?

    • Lucas Peperaio

      Sim, troca de banners com links Dofollow são passíveis de punição do Google, pois neste caso, caracteriza-se Link Farm.

  15. cybersam

    Parabéns pela iniciativa. Espero que isto abra os olhos da comunidade de blogueiros.

  16. Arctic Combat

    Lucas, conhece alguma outra forma de aumentar o PR dos sites? estou sofrendo muito com isso, baixaki é de matar rsrs

    • Lucas Peperaio

      Você pode tentar artigos patrocinados em outros sites, ou parceiros com links dofollow. No meu caso, meu domínio tem PR3 por ser citado como referência em vários sites importantes.

  17. Janio

    Bom dia, Lucas Se eu colocar meu link em diretórios de links com page rank alto da na mesma?, pois consegui colocar minha pagina em primeiro no google com redes socias como facebook, twiter e google + … mais ele esta entre os 5 primeiros e não consigo subir mais… o que pode estar acontecendo seria o numeros de visitas que esta contanto agora? fora que meu site tem várias paginas pois no meu caso e de vendas… que dica me da para as outras paginas ficarem também na primeira pagina? Obrigado pelo post estou lendo vários para achar soluções.

    Att Janio http://www.actualimoveis.com.br Janio

    • Lucas Peperaio

      O engajamento social ajuda, mas sem dúvida, links dofollow de diretórios de links, sites e blogs de qualidade ajudam muito.

  18. maria

    Por defeito todos os blogs são nofollow. dificil é coseguir coloca los como dofollow (para iniciantes sem grandes conhecimentos)

  19. gabriel

    Gostei muito desse post! tenho um post bem legal lá no meu blog, se kiserem, podem visitar: http://memepai.blogspot.com.br/#

  20. ALX Terraplenagem

    Lucas, bom poste. Me dar uma dica ai, como faço pra encontrar sites que disponibilizam links de qualidade? Obrigado!

  21. Luiz Carlos Sá

    No meu blog sempre uso a opção dofollow nos comentários, justamente para promover os leitores que contribuem e enriquecem o artigo com as suas opiniões.

    Mas de acordo com a regras, não aceito comentários desse tipo que você citou apenas para publicar links.

    Muito boa sua intenção, basta saber se os leitores irão usa-la com responsabilidade e ética!!

  22. Rafael Melo

    Excelente iniciativa meu amigo! Vamos crescer juntos! Abraços e sucesso

  23. Josue pereira

    Lucas, Voce mudou e setup do blog de volta para no-follow? foi por que voce recebeu muito spam ou esta tentando conservar o link juice?

    • Lucas Peperaio

      Muitos comentários apenas para ganhar um link, por este motivo decidi tirar

  24. Josue pereira

    Desculpe, acabei de ver seu outro post: http://lucaspeperaio.com/o-fim-do-dofollow-e-um-mau-necessario

  25. Jonas Souza

    Colega, vc sabe me dizer se link em javascript é naturalmente dofollow?

  26. Jailton

    meu caro amigo, eu concordo plenamente com você! Tanto que no meu blog wordpress eu utilizo o plugin do commentluv justamente para deixar links dofollow, é lógico que SPAM ninguém merece mas comentários construtivos que vão ajudar a todos sempre serão bem vindos! Abraços!

  27. Marcio (NoticiasCloud)

    Lucas quando eu pesquiso por exemplo “G1” , “Terra” no google, no lado direito aparece uma box na maioria das vezes do wikipedia ou google plus, eu gostaria de saber se esse tipo de coisa só acontece com sites grandes ou eu tendo um site novo recém criado consigo fazer aqui. Obrigado desde já, estou apontando um link pr2 de um outro site meu em retribuição ao seu link dofollow.

  28. henry

    Lucas eu nao sabia que ha tanta procura por um simples link vejo que eu nao sou nenhum pouco preparado para publicar blogs,de todo modo vou passar a procurar mais sobre o assunto.

  29. Siga Também

    A Top Brasil Corretora de Seguros é a mais nova empresa do Grupo Top Brasil, há 13 anos atuando no mercado de viagens & turismo. A Top Brasil Corretora de Seguros foi fundada em 2011, com a missão de oferecer as melhores soluções em seguro de vida, planos de saúde e operações de crédito imobiliário (consórcio de imóveis, refinanciamento de imóveis e financiamento de imóveis) para seus clientes; por meio de atendimento personalizado, preços competitivos e produtos diferenciados. Aqui você encontra consultores qualificados para lhe ajudar no planejamento e contratação de produtos relacionados à proteção da sua família ou para realização de um sonho pessoal. Você pode contar também com a garantia e solidez de nossos parceiros de negócios: instituições financeiras e seguradoras de tradição no mercado, como por exemplo, a Porto Seguro, Bradesco Vida e Previdência, Caixa Econômica Federal e Sul América. Faça-nos uma visita e venha tomar um café com a gente. Ou, se preferir, entre em contato com um dos nossos canais de atendimento que disponibilizamos para você: site, e-mail, telefone, voip, chat on line ou rádio Nextel.

  30. Sex Shop Barato

    Trabalho num Distribuidor Sex Shop com vendas pela web e tenho sempre procurado informações sobre links e SeO, tendo em vista que o Google Adwords esta cada vez mais caro. Gostei bastante do conteúdo e gostaria de saber se voce conhece alguma ferramenta para informar a quantidade de links “dofollow e nofollow” que estão apontando para um determinado site.

    Desde já, um Abraço.

  31. Schubert

    Bem legal o artigo, estou iniciando um blog de tecnologia da informação agora, trabalho com T.I. a muito tempo e a maioria dele em consultoria, então vivencio muita coisa no dia a dia e tenho muito material que vai desde gestão até as dicas e tutoriais envolvendo este mundo da computação. O maior problema que enfrento hoje é justamente a audiência do blog que está em uma media de 100 visitas/dia, e vejo que materiais que eu posto são encontrados no google atrás de materiais similares porém bem inferiores. Então comecei a estudar técnicas SEO, e achei no seu site muito material interessante. Mais apesar de vivenciar quase 15 anos trabalhando com tecnologia, tive muito pouco contato com desenvolvimento web (praticamente só na faculdade), vi que você usa o wordpress também, poderia passar a dica de como trabalhar com comentários com links dofollow? quero ser mais um a contribuir para o avanço da blogsfera nacional.

    Muito Obrigado!

  32. Junior Cesar

    Lucas, tenho procurado entender sobre estes tipos de link ancora já algum tempo, acho que usuários que postam nos comentário “legal”, “parabéns”, “certo”, entre outros comentário que indica que eles ao menos leram o seu post não sejam publicados. Eu tenho um blog e antes de ler muitos post vou nos comentário para avaliar o conteúdo antes, um exemplo foi este post que você publicou em 2012 que a maioria dos comentários elogiam o poste e assim incentiva a leitura completa.

  33. Rafael

    Olá! o artigo foi muito bom mesmo, egoismo por parte desses “blogueiros” rsrsrs

  34. Nilson

    Valeu Lucas

    Também acho muito egoísmo de alguns blogueiros não permitirem o comentário dofollow,afinal na internet se um ajudar ao outro todos crescemos ne? Parabéns por sua atitude de liberar o dofollow

    Abraços

  35. Breno

    mt obrigado =)

  36. Ewerton Maciel

    Boas dicas, me esclareceu muitas dúvidas em relação a backlinks.. fiz um site a pouco tempo e estou pesquisando essa questão mais a fundo. Já visitei vários sites sobre essa questão e só aqui consegui tirar algumas dúvidas.

    Parabéns pelo site.

    Abraço!

  37. William Volcan

    Boa noite, muito legal o artigo Lucas! Sou novo no mundo dos blogs, estou estudando, lendo muito a respeito. Eu tenho um mini site relacionado a cursos técnicos, em um outro blog dizia que o nicho do sites/blogs teria que ser segmentado para obter um link de boa qualidade, se criarmos comentários relevantes em sites/blogs e os mesmos não forem do mesmo nicho, a pratica pode ser considerada black hat perante ao google? Abraço!

  38. Arlindo Armando

    libera de novo

  39. Gusttavo Martins

    Muito Bem Lucas!

    Muito legal a sua iniciativa em criar esse artigo. Eu acho justo que os blogueiros permitam comentários com dofollow para aquelas pessoas que comentam com sinceridade, realmente agregando algo de valor.

    Meus Parabéns!

  40. Lorenzo Pascucci (IMOFLORIPA)

    Oi Lucas, gostei da iniciativa, mas realmente acredito que a pratica do nofollow seja um pouco exagerada. como vc mesmo disse, o pagerank da pagina é dividido entre todos os links presentes e isso faz do nofollow uma lratica inutil lara a,bas partes. Acho que deveriam começar a ser criadis no Brasil diretórios de artigos de qualidade e diretórios de link de qualidade, mas ainda nao vi muitos, ou quase nenhum. Vc conhece algum?

  41. Julio França

    Interessante! Realmente não sabia que liberar o dofollow nos comentários poderia ser benéfico. Além do meu blog pessoal eu gerencio blogs de clientes e da minha empresa e já estou testando liberar dofollow nos comentários de todos eles.

    Quem usa wordpress pode fazer isso sem apelar para plugin: em wp-includes ache o comment-template php e lá pra linha 191 você tem a construção do link do comentário. Retire o nofollow e pronto. O único porém é que a cada atualização do wordpress você tem que fazer de novo.

    E claro, vale o bom senso na hora de liberar um comentário, eu já tinha o costume de apagar links esquisitos de comentários antes da liberação, agora tomarei mais cuidado ainda!

    Lucas, meus parabéns pelo blog.

  42. Filmes Online Gratis

    Eu procurei por um item como este, e felizmente encontrei aqui.

  43. Valdir (Entrar Facebook)

    Dicas valiosíssimas!!!

  44. Eudes

    Realmente, e isso desmotiva blogueiros iniciantes, como é o meu caso. Depois de muito tentar, consegui tirar o atributo nofollow do meu site. O que chama a atenção em relação aos blogueiros é exatamente isso que você disse, os vínculos, as ligações entre os blogueiros, que sembre são benéficas para ambos. Essa ajuda mútua no virtual é muito raro no mundo real, onde mais vale a disputa do que a ajuda mútua. Muito bom o artigo, me esclareceu muita coisa. Abraço.

  45. Gil Conceição

    Será que o meu você vai creditar como Nofollow? rsrssr

    Brincadeiras a parte, fiquei curioso de como se faz isso, colocar os comentário wordpress como dofollow, eu atualmente utilizo o Discus achei bem interessante mas são poucos que o utilizam.

    O que você acha do discus?

  46. anderson

    Adorei o site de voces ,sempre que posso visito tenho uma empresa de desentupidora e isso tem ajudado a divulgar meus serviços

  47. anderson

    Adorei o site de voces ,sempre que posso visito tenho uma empresa de desentupidora e isso tem ajudado a divulgar meus serviços is

  48. anderson

    visite http://www.adesentupidora24horas.com.br

  49. diego

    otima iniciativa ganharam mais um leitos

  50. Luiz

    Legal Lucas, estava no Google buscando informações sobre backlinks e este artigo apareceu na PRIMEIRA página do google. O meu site é de prestação de serviço, instalação de painéis e suportes para TV, e estar bem colocado no Google significa não precisar PAGAR pelos anúncios adwords, ou seja, deixo de gastar 300 reais por mês se conseguir estar entre os 5 primeiros. Obrigado pela deixa e pelo artigo. Abraços! Beto (www.multinstalador.com.br)

  51. Thiago - Webdesign

    Parabéns pelo POST. Realmente não tem nada a ver a questão do dofollow com as punições dos mecanismos de busca.

  52. Nanda

    Um tempo atrás eu estava acompnhando o site do Biong , ele ensina fazer backlinks de qualidade. Mas achei muito caro, não sei se compensa…. Somente depois de testar mesmo que vai dar pra entender…

  53. Paulo Rocha

    Ótima iniciativa, algumas informações sobre os links dofollow eu não sabia.

  54. Aline

    Estou estudando SEO e seu artigo me ajudou muito! Pelo o que estou vendo blogs dofollow são raros, obrigada pela ajuda! :)

  55. Frases de Status

    Ótimo artigo Lucas. Parabéns! Estou sempre acompanhando.

  56. Rafael

    Obrigado Lucas! Foi de grande ajuda, já que é um tanto difícil encontrar sites para links dofollow

  57. Baixar Funk

    Belo artigo. muito bom

  58. Rodrigo

    Texto simples, porém bem explicado com muitos detalhes. Obrigado pelas dicas e sucesso.

  59. juversil

    nossa, mais não é perigoso ser punido pelo gigante da internet? eu fico com muito receio disso.

  60. Carolina Veiga

    Foi uma boa iniciativa. Também sou blogueira e em meus blogs os links são dofollow. Está pratica não prejudicou o posicionamento de meu site em nada.

  61. Thomas Pereira

    Olá Lucas, gostei muito do seu artigo sobre links dofollow! Acho que esse tipo de atitude contribui muito para uma blogosfera melhor onde todos podem se ajudar. Sua iniciativa vai cativar outros blogueiros e penso que poderemos crescer todos juntos, sem egoismo. Parabéns pela ideia!

  62. melody

    iniciativa muito boa meus parabens

  63. I love movies

    Acho louvável sua iniciativa, mas sei lá, só tenho lido coisas negativas sobre abrir o follow nos comments. O google tem punido muito blog antigo nas ultimas atualizações, então sempre rola aquele medo de tomar rasteira no posicionamento…

  64. Adieverson

    Perfeito, isso ainda funciona corretamente. hehe

  65. Viva

    Parabéns pelo tópico!

    Assunto que todo mundo queria saber

  66. Azamerica

    É verdade mesmo que links nofollow não passa relevância nenhum para o website. Eu acho que os links nofollow tem sim um peso para que o google ranqueie o website, menor do que links dofollow mas não é totalmente desprezível. Nos vemos on-line. Azamerica.org

  67. Tiago Bastos

    Olá Lucas! Muito legal sua iniciativa para prestigiar quem está começando. Por favor escreva mais pra gente sobre os backlinks dofollow, pois estou estudando muito sobre isso. E também como identificar um blog ou site com o dofollow liberado. Obrigado. Abraços