Comentários do Facebook não agregam nenhum valor no SEO do seu site

Comentários do Facebook são ruins para SEO

Apesar de ser bem interessante utilizar os comentários do Facebook em seu site, tanto pela usabilidade quanto pela aparência simplificada; em SEO, você acaba sendo prejudicado. Isto porquê, os algoritmos dos mecanismos de pesquisa (como o Google), classificam todas as páginas de um site de acordo com o seu conteúdo, e posteriormente, pela atualização dele. Ou seja, para ter uma página bem classificada, é preciso ter um conteúdo único e de qualidade, mas para manter-se e até subir posições, é necessário ter atualização de conteúdo (adição). Os comentários, por mais inofensivos que possam parecer, são uma excelente forma de aumentar o conteúdo de uma página, e é justamente este o ponto que eu quero chegar…

Comentários do Facebook não são “vistos” pelo Google, portanto não trazem nenhum benefício em SEO para o seu site. Isto acontece, pois os comentários são obtidos por scripts ou iframes. Desta forma, eles não existem “fisicamente” em seu site (no código-fonte), mas sim, nos servidores do Facebook. O mesmo vale, para outros sistemas de comentários externos carregados dinamicamente, com o Disqus.

Mostrando como isso funciona

Os comentários do Blog Lucas Peperaio são armazenados e carregados juntamente com o site, portanto são visíveis para os mecanismos de pesquisa. Com isso, todas as páginas deste Blog estão em constante atualização, e por este motivo, estão sempre no topo das buscas, mesmo em palavras mais concorridas. Exemplos:

Pesquise no Google:
Como montar um computador para jogos
Como desbloquear celular
Como traduzir o Windows 8
Porque um notebook não é bom para jogos?

O Blog Lucas Peperaio aparece sempre nas primeiras posições. Agora vejamos o número de comentários nestes posts:

Como montar um computador para jogos (706)
Como desbloquear celular (317)
Como traduzir o Windows 8 (121)
Porque um notebook não é bom para jogos? (135)

Como os comentários estão sempre relacionados com o conteúdo do post, através de dúvidas ou sugestões, o conteúdo escrito da página está em constante crescimento. Então, a página ganha mais relevância e pagerank pelos buscadores; pois de acordo com seus algoritmos, uma página em constante atualização é melhor do que uma completamente parada, mesmo que esta segunda possua mais conteúdo. A ideia aqui é ficar sempre atualizando, porém com qualidade! Deixa os usuários fazerem isso por você através dos comentários nativos do seu blog/site!

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site





14 Comentários Deixe o seu

  1. Adriano Matos

    Eu nunca gostei dos comentários do Facebook. As vezes até me desmotiva a deixar o comentário no site. Não sei bem explicar por quê, mas um dos motivos talvez seja que não posso linkar meu blog hahaha… Mas sinto meio que forçado a promover a página que estou comentando em minha timeline, sei lá.

    Mas então isso se aplica não só aos comentários do Facebook, mas eu por exemplo, que uso o sistema do Disqus, também acabaria sendo prejudicado nisso, no armazenamento externo destes comentários.

    Uma pena o sistema de comentários do Blogger ser tão ruim ! Mas agora acrescentaram a possibilidade de usar o Google+ da mesma forma que os comentários do Facebook, de alguma forma eles devem “atualizar” a página no ranking do Google.

    Como não recebo taaantos comentários, acho que ainda ficarei, pelo menos por enquanto, no Disqus. Mas valeu a dica, é bom saber !

    • Lucas Peperaio

      Penso o mesmo sobre os comentários do Facebook. Não podemos deixar o link dos sites, então comentar só serve para.. se você for pensar, para apenas dar a sua opinião. Tanto pra quem comenta, quanto pro dono do site, nada muda.

      Disqus é a mesma coisa, pois ele carrega o conteúdo via script para a página. Como o Google não lê scripts, os comentários não existem para ele.

      Não conheço o sistema de comments do Google+, porém, se for carregado dinamicamente, provavelmente é a mesma coisa que os outros.

    • Priss Guerrero

      Não tinha refletido sobre este ponto. Muito interessante mesmo e completamente lógico. Apesar da praticidade, no final, torna-se nulo.

  2. Rafa | Arruma Blog

    Li agora a pouco um artigo (meio antigo talvez, não lembro a data) sobre o nofollow nos comentários. Acho que no fundo, os comentários servem mais como ponta pé inicial do que como fonte de tráfego de qualidade ou links como mencionou no post (mesmo que isso ocorra) então se um visitante ler um bom comentário, certamente se interessará pelo blog que fez o comentário e para aquele (os dois envolvidos) poderá haver no futuro links diretos no ‘dofollow’ rsrsrs. E ainda sobre comentários, também não sou muito a favor do Facebook como comentários, mas entre Disqus ainda prefiro o Facebook. Tudo bem que para o SEO nenhum é bom, mas no menos pior, o Facebook ainda pode ser a publicidade gratuita que o blog necessita ainda mais para aqueles que postam no blog com a opção do Face ativada. Ficou uma dúvida minha aqui: O sistema de cometário do Blogger é relativamente bom (fica nos servidores do Blogger como os nossos posts, diferente do WP pago) e por padrão tudo é nofollow, até para não interferir no Adworks e analytics deles etc etc. Agora o G+ inaugurou o sistema de comentário parecido até com o do Facebook, e será que ele serve menos ainda do que os comentários do Blogger, da mesma forma que o Face? Abraço

    • Lucas Peperaio

      Há um tempo atrás eu liberei os comentários Dofollow aqui no Blog, e por ter algumas páginas com PR4 na época, recebi muitos SPAMs, tive que tirar. Os comentários (como este seu), é uma boa forma de contribuir com o meu Blog, e como gratidão, mantenho o link para o seu Blog, mas que os leitores dos meus artigos, caso se interessarem, acessem o seu conteúdo. De uma certa forma, é uma trafego de qualidade, pois você tem uma boa chance de receber um leitor qualificado (com os mesmos interesses). E se você usa Adsense, pode ser mais um possível interessado.

      Sobre o G+, nem estava sabendo deste sistema deles. Do Blogger eu pouco conheço, mas sei que é bem limitado, diferente do WordPress. Se os comentários do G+ forem carregados dinamicamente, sim, será a mesma coisa que usar Face, Disqus e afins.

  3. Marco

    Existe alguma estatística aproximada de comentário x conversão em visitas para o site?

    claro quando um comentário complementa o assunto do tema

    Abraço

  4. Clube da Aposta Brasil

    Eu realmente concordo com você.

    Já fiz algumas alterações no blog, e principalmente pelo tema que o meu blog aborda “apostas”, que sofre um certo preconceito, muitas pessoas não gostam de vincular sua conta facebook a esse tipo de comentário. Penso que é bem o que o Adriano disse abaixo, as vezes simplesmente queremos comentar sem a obrigatoriedade de deixar algum registro em nossa timeline.

    Além disso, será que o Google analisa a quantidade de comentários deixados em plataformas como wordpress para calcular a relevância do assunto? Será que o mesmo é feito com o plugin do Facebook?

    Grande abraço

  5. iran

    Não ajudam, mas também não atrapalham de forma negativa no site?

  6. William Pereira

    Olá Lucas, conheci se blog hoje, talvez até tenha visitado o mesmo em outras oportunidades, porém não me recordo agora.

    Bem, mas indo direto ao ponto, é que parei neste post, justamente pelo seu título, por ser atrativo. Minha opnião quanto a isto, é que não concordo com o mesmo (título da postagem).

    Porque algum tempo atrás, estive fazendo uma pesquisa sobre uma loja virtual, e como de costume, verifiquei o que diziam a respeito desta loja no site do Reclame Aqui, e lá até então, o site tinha a área de comentários, geradas pelo próprio site, asscim como também através dos comentários gerados pelo facebook.

    Bem mas onde quero chegar é que, fiz a pesquisa no google justamente com os termos usados em um comentário do facebook nesta página de reclamação, e o resultado da busca foi justamente a página do Reclame Aqui. Eu não trabalho nesta área, apenas estudo sobre estes e outros assunto para adquirir conhecimento, etc.

    Te pergunto você chegou a realizar testes para comprovar que comentários do facebook não agregam valor ao retorno de um site/blog falando em termo de SEO ?

    Uma outra coisa que gostaria de deixar claro sobre o meu ponto de vista, é que, para algumas pessoas, o fato de um determinado site ter a opção de comentar usando a conta do facebook pode ser mais “prático”, para outras pessoas desagradável, com falta de recursos e até mesmo “intrusivo” como pude perceber em outros comentários anteriores, incluindo o seu.

    Tendo 2 opções para comentar num site, seria ótimo, pois atenderia os 2 tipos de pessoas na qual eu comentei, (As que usam o facebook para comentar, e as que preferem não usar o facebook para comentar).

    O único ponto que acho negativo em ter os 2 tipos, é quanto ao “visual”, que pode fugir um pouco com o tema do site/blog.

    Vale lembrar que mencionei apenas o facebook, outras ferramentas alternativas como o Google+ e DISQUIS pode ou não ter o mesmo retorno.

    Ahhh, aproveitando, obrigado por disponibilizar ótimos artigos compartilhando seu conhecimento. Já fiz minha inscrição para saber das novidades do seu blog.

    Obrigado.

  7. Neutrinos_Games

    Ótimo artigo estou construindo o meu novo site e saber de tudo isso me ajudou muito =)

  8. Carlos

    Sempre ficava na dúvida sobre o SEO nestes iframes, vlw por compartilhar amigo;

  9. Digitei

    Essa era uma duvida que sempre tive em relação aos comentarios do Facebook, se são bons ou não para SEO. E em seu texto ficou claro que não é muito bom para os olhos do GOOGLE. Obrigado por compartilhar e sucesso aí!!!

  10. Caroline Reis

    Pensando bem, essa é uma ótima notícia! Se gerassem, poderiam ser um tiro no pé!

    Um abraço!

    blog.carolinereiscoaching.com.br