Brasil bloqueia porta 25 para evitar SPAM

Brasil bloqueia porta 25 para evitar SPAM

A partir de dezembro de 2012, os usuários que utilizam softwares como Outlook e Windows Live Mail configurados para envio de e-mail (SMTP) através da porta 25, não poderão mais enviar ou responder e-mails. Esta medida foi tomada devido a estudos recentes que afirmam que o Brasil está em 5ª lugar entre os países que mais transmitem SPAM no mundo. Isso por que, a porta 25 (que até então era o padrão no Brasil) não é gerenciada e não há como ter um controle efetivo para reprimir o SPAM. 

Depois de sete anos de negociações com operadoras, provedores de Internet, Minicom, Anatel e Ministério da Justiça, o Comitê Gestor da Internet no Brasil informou que a porta 25 (que é utilizada para envio de e-mails) será bloqueada no Brasil. Para contornar o bloqueio, todos os usuários que leem e escrevem e-mails a partir de softwares como Outlook, ThunderBird e Windows Live Mail deverão atualizar a porta para a 587 ou 465. Ainda segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil, 90% dos provedores de Internet já estão habilitados para envio de e-mail através da porta 587.

“A porta 25 é voltada para comunicação máquina a máquina e não era gerenciada. As novas portas são gerenciadas e há como ter um controle muito mais efetivo para reprimir essa ação. O seu uso pelo spammer consome recursos das teles, dos provedores e dos usuários. Portanto, fechar a porta 25 é uma necessidade”, explica Henrique Faulhaber, conselheiro do CGI.br representante da indústria de bens de informatica, de bens de telecomunicações e de software e coordenador do Projeto da Gerência de Porta 25, em coletiva de imprensa realizada em São Paulo.

Além de fechar a porta 25, o Brasil está costurando acordos internacionais para colaborar no combate ao envio de SPAMs.
Fonte: Convergência Digital

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site





2 Comentários Deixe o seu

  1. Paulo

    Olá! Sobre a questão de envios de e-mails em massa e spam, aos poucos as empresas brasileiras estão se educando e diferenciando email marketing de spam, um trabalho de educação se faz necessária divulgando iniciativas como o CAPEM (Código de Autorregulamentação para Prática de E-mail Marketing), vide link: http://www.targetbox.com.br/page/codigo-de-autorregulamentacao-para-a-pratica-de-email-marketing

    Abraços!

    Paulo Fernando

    • Lucas Peperaio

      Obrigado pelo comentário Paulo, eu desconhecia esta iniciativa.