A bateria do seu celular Android não dura?

Dicas essenciais para economizar bateria no Android

Ter um smartphone é uma escolha que muitos tomam pela sua praticidade, mobilidade e elegância. Mas ter na palma das mãos um gadget desses sem um carregador junto está se tornando uma tarefa cada vez mais difícil, levando-se em consideração o alto consumo de bateria deste aparelho. Resultado: quando mais você precisa o seu celular está descarregado. Veja neste artigo algumas dicas essenciais para que a bateria do seu celular com sistema Android dure mais.

O alto consumo de bateria nos smartphones é um problema enfrentado por todas as fabricantes e desenvolvedoras. Telas cada vez maiores e com mais qualidade (resolução, maior número de cores e brilho) são de longe as principais responsáveis pelo alto consumo de bateria em seu aparelho. Logo em seguida vem a conexão com a rede de dados (Wi-Fi, 3G, Operadora), que em muitos casos permanece ativa mesmo com o celular em “stand-by”. E passando despercebido estão os aplicativos que consomem muito do seu processador, detonando com a sua bateria em poucas horas. Vamos as dicas:

 

Tela

Displays de alta resolução e brilho são os principais responsáveis pelo alto consumo de bateria no Android

Telas cada vez maiores, mais brilhosas e com altas resoluções costumam ser a principal vilã da sua bateria. Isso se acentua ainda mais em displays “HD” como a AMOLED e SUPER AMOLED dos Samsung Galaxy, pela sua retina ser mais brilhante.

Existe duas soluções para este caso, a primeira é reduzir o tempo que a luz fica acesa após deixar o smartphone ocioso (geralmente o padrão é 30 segundos) e a segunda é diminuir o brilho da tela ou deixar no brilho automático (o smartphone configura automaticamente de acordo com a variação de luz externa). Com estes ajustes, haverá uma boa redução de consumo de bateria (cerca de 30%), visto que a tela por si só consome cerca de 70% da bateria.

 

Rede de Dados

A rede de dados é outro causador de alto consumo de bateria

O uso constante da rede de dados (3G, mas também inclue o Wi-Fi, Bluetooth, GPS e telefonia móvel) é sem dúvidas um dos principais causadores da redução da sua bateria. Isto se deve ao fato que, para se realizar e utilizar a conexão 3G por exemplo, o aparelho fica em constante busca de sinal, além de processar todos os dados recebidos e enviados. Isto causa um aumento no consumo de memória e processamento.

Optando por utilizar a conexão Wi-Fi o processamento é bem menor, mas com o tempo também leva a redução da bateria. O mesmo vale para o bluetooth e o GPS. A dica para estes itens é a mesma, se não estiver utilizando, desligue. Volte a ativá-los quando for usar.. o que é bem chato, convenhamos. Para resolver este problema, podemos fazer uso de alguns gerenciadores de rede como o APN Brasil Pro (custa R$ 1,25). Com esse app é possível desativar automaticamente a rede de dados (3G) quando o celular entra em stand-by e reativá-la automaticamente quando você voltar a usá-lo. A sua bateria agradece!

Existe ainda alguns aplicativos que solicitam a conexão 3G (ou Wi-Fi) de tempos em tempos, para manterem atualizados determinadas informações (como previsão do tempo, notícias,  e-mails, redes sociais e etc). Um exemplo desse tipo de aplicação é o Facebook para Android, onde o mesmo carrega em background novas interações na rede social, mensagens e novos amigos. Para desabilitar esta atualização automática, acesse o menu de configurações do Android e procure a opção correspondente.

 

Aplicativos

Aplicativos que não são fechados ou rodam em background aumentam o consumo de bateria

O que seria do seu smartphone sem aquela coleção de aplicativos? O problema é que muitos deles abrem e não fecham, ou pior, nem aparecem no gerenciador de tarefas para que você os feche. Fora aqueles que consomem muito processador e memória, esgotando sua bateria em poucas horas.. qual a solução?

Não está usando o aplicativo? Feche-o através do gerenciador de tarefas ou pelo “botão voltar” do seu aparelho. Clicar no botão principal para ir direto a área de trabalho não fecha o aplicativo mas mantém ele rodando em background. Papéis de parede animados e uma tela com muitos widgets também contribuem para a redução da sua bateria.

 

Considerações Finais

Vale ressaltar que as dicas acima foram especialmente feitas para os celulares com Android, mas o conceito para se poupar bateria também vale para outros sistemas operacionais (IOS, Windows Phone…). Todas as dicas foram testadas e aprovadas por mim, um feliz usuário de Android que agora consegue usar o seu smartphone por mais de 24 horas sem precisar carregá-lo. Espero que este artigo possa ter te ajudado!

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site





21 Comentários Deixe o seu

  1. Jacques Velos

    Muito interessante a matéria

  2. Márcio Medeiros

    Parabéns pelo blog.

  3. gustavo

    Qual o tempo máximo de duração de uma bateria do celular que utiliza Android?

    • Lucas Peperaio

      Não existe um tempo máximo Gustavo, pois isto depende exclusivamente do aparelho em que o Android é instalado. E como existem diversos modelos e marcas, não é possível obter o máximo, nem mesmo o mínimo

  4. Itamar

    Bom dia !! Gostei do post, queria saber se além dessas recomendações existe algo mais para eu fazer, tipo trocar a bateria do Sony Ericsson Live Walkman WT19a por uma superior a 1200mha? Obrigado

  5. Nuno

    eu acho que a minha bateria está a perder a potencia, se é que isso é possivel, pode me ajudar? ela não aguenta tirar uma foto com flash, vai abaixo, não consigo jogar 2 minutos seguidos, vai abaixo, mexo um pouco no telemovel, ela passa de 80% para 25 em 2 ou 3 minutos… já tentei calibração, ciclos de carregamento, nada resulta! tenho um x10 mini. Obrigado

    • Lucas Peperaio

      Nuno, neste caso a sua bateria está avariada, pois ela está sem potência (mWh) para manter o aparelho. Só a troca resolverá.

      • Nuno

        Pois, era o que eu receava. Mais uns fundos investidos neste telefone. Muito Obrigado pela ajuda, sobretudo pela rapidez na resposta :)

  6. Dandara

    Olá! Amei a matéria, esclareceu muitas das minhas dúvidas. Comprei um celular Android e estou ficando louca por causa da bateria. Sério… Não estava conseguindo entender o por que de um celular novo precisar ser carregado duas vezes por dia.

    Agora entendo, vou tentar colocar em pratica algumas das dicas que vi aqui no site.

    Obrigado!

  7. Blenda

    Eu tenho um Samsung Pocket. eu tenho q carregar ele de 5 em 5 horas, mesmo estando no modo de economia de bateria. É problema com ele, ou tem alguma configuração q eu possa mudar para durar mais bateria?

    • Lucas Peperaio

      Realmente, 5 horas de duração está estranho. Leve na autorizada e peçam pra testar a bateria.

      • Blenda

        eu já fui na loja que comprei e pedi pra trocarem a bateria, mas continua do msm jeito. e a samsung só diz pra eu desativar tudo que já tá desativado –‘

  8. claudinei leça martins

    essa dica foi ótima agora o meu celular esta ficando com mais tempo de bateria

  9. Nuno

    O artigo é útil e obrigado por pensar nos utilizadores. Agora um comentário a esta mania de smartphones que atingiu toda a gente é que se criou algo para usar e abusar e no fim de contas acabamos por restringir a sua utilização ao mínimo possível por causa de uma coisa tão básica como a bateria! Lamento mas isto ainda está muito pouco evoluído. Abençoados telemóveis de há 10 anos cujas baterias duravam 2 semanas e podiam cair no chão 20 vezes que não se estragavam :)

  10. Matheus

    Lucas tem como instalar sistema android em meu nokia c2-03

  11. Sarah

    Bom dia! Eu pretendo comprar o Smartphone HXT I93. Ele é Android 2.3 e na descrição diz que a bateria dele dura 10 horas em stand by. É normal esse tempo? Eu nunca tive celular com Android e estou acostumada com celulares que duram mais. É normal esse pouco período de duração da bateria? Obrigada!!

    • Nuno

      10 horas em standby?? Deve ser mais é 10 horas de uso constante. Em standby normalmente duram pelo menos (e na pior das hipóteses) 2 dias.

  12. Jack

    Tem algum jeito para economizar a bateria do samsung pocket neo? Eu fiz tudo que vc disse, mas não adiantou nd rs

  13. Renato

    Bem pessoal eu estava procurando um lugar aonde explicasse como carregar a bateria pela primeira vez e eu vi nesse site: http://www.servtelcelular.com.br/index.php

  14. vitoria mendes

    eu tenho um celular samsung galax pocket neo e eu olhei nas configuraçoes e bateria ai achei no meu celular o modo ocioso e não consigo tirar faz 8 dias que eu conprei alguem me ajuda

  15. lazaro