Acabe com conteúdo duplicado em seu site

Um problema que atinge milhares de usuários, é o conteúdo duplicado em websites. Ensinarei aqui as maneiras mais fáceis de eliminar a duplicidade, e evitar então a punição de buscadores, como o google.

Hoje em dia, um site não pode ficar sem aparecer nos resultados de pesquisa de buscadores, como o google. Mas, não é só aparecer, é necessário estar bem colocado. Porém, para estar entre os primeiros, é importante trabalharmos com SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para buscadores. E um dos items fundamentais nesta otimização, é justamente evitar erros em nosso site, como os conteúdos duplicados. Um conteúdo é considerado duplicado quando ele é encontrado em duas ou mais URLs diferentes. Vou dar um exemplo bem claro sobre o que é um conteúdo duplicado:

Em um site padrão, a página inicial pode ser acessada de 6 formas:

www.exemplo.com.br
www.exemplo.com.br/
www.exemplo.com.br/index.html
exemplo.com.br
exemplo.com.br/
exemplo.com.br/index.html

E o google diz: E agora, qual eu aponto como principal e mais importante sendo que os seis possui exatamente o mesmo conteúdo? E isso gera queda de posição para o seu site, justamente porque o google esta trabalhando com pageranks e “notas” para o seu site para seis links diferentes. E como eu posso resolver isso? Duas maneiras, Canonical Tag ou Redirecionamento 301!

Canonical Tag

A canonical tag, ou como é conhecida, canonical link element, é uma maneira simples de dizer ao google que independente de possuir páginas repetidas, como as do exemplo anterior, dê mais importância a somente uma!, através da tag canonical na head do nosso site:

vamos considerar o exemplo anterior:
Se eu colocar dentro da head do nosso site exemplo a seguinte linha:

<head>

<link rel=”canonical” href=”http://www.exemplo.com.br” />

</head>

Então, independente de ter todas aquelas duplicidades, o google só atribuirá pagerank e as notas somente ao endereço contido dentro da tag canonical. A tag canonical deve ser inserida dentro de cada página do seu site, com os respectivos endereços de cada página:
ex:

canonical pagina inicial:
<link rel=”canonical” href=”http://www.exemplo.com.br” />

canonical página contato:
<link rel=”canonical” href=”http://www.exemplo.com.br/contato.html” />

Redirecionamento 301

O redirecionamento 301 é uma maneira de dizer ao google que uma página foi movida permanentemente para outro endereço, assim transferindo todo o pagerank para esta nova página. Isto é ideal quando estamos mudando de domínio, quando temos links quebrados ou quando queremos acabar com duplicidades em nosso site. Para executar o redirecionamento 301, eu devo fazê-lo no arquivo de configuração do servidor, ou em um arquivo separado, usando uma linguagem de programação.
Confira o uso do redirecionamento 301 em diversas linguagens:

Redirecionamento 301 com PHP

<?
Header( “HTTP/1.1 301 Moved Permanently” );
Header( “Location: http://www.exemplo.com.br” );
?>

Redirecionamento 301 com ASP

<%@ Language=VBScript %>
<%
Response.Status=”301 Moved Permanently”
Response.AddHeader “Location”,”http://www.exemplo.com.br/”
%>

Redirecionamento 301 com ASP .NET

<script runat=”server”>
private void Page_Load(object sender, System.EventArgs e)
{
Response.Status = “301 Moved Permanently”;
Response.AddHeader(“Location”,”http://www.exemplo.com.br”);
}
</script>

Isto é muito útil, quando mudamos ou simplesmente apagamos alguma página do nosso site, porém, esta página já aparecesse nos resultados do google. Então, quando alguém clicar nessa página no resultado do google, ela através de um dos códigos anteriores, redirecionará para a nova página, sem que o usuário praticamente perceba. Em breve eu farei um tutorial mais avançado sobre redirecionamento 301.

Bem, espero que tenham gostado e que o meu tutorial seja útil na otimização do seu site.

Lucas Peperaio

Lucas Peperaio

Estudante de Ciência da Computação, trabalho com desenvolvimento web há 5 anos e com hardware há 8. Nas horas vagas, sou entusiasta de Overclock, Casemod e Benchmarks, além é claro dos Games. Apaixonado por informática e pela vida, procuro compartilhar meus conhecimentos e assim, ajudar as pessoas. Siga-me no youtube, posto semanalmente muito material sobre Hardware, tecnologia e games em geral: Clique aqui

Receba gratuitamente em seu E-mail
Novos artigos do meu Blog!


Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.

Categorias do site





6 Comentários Deixe o seu

  1. JediMasterArtur

    Oi, gostaria de saber como colcoar as canonical tags no blogger site http://jedimasterhouse.blogspot.com/

    o brigado

    • Lucas Peperaio

      Infelizmente não trabalhao com blogger, e não sei responder sua pergunta.
      Valeu

  2. JediMasterArtur

    De boa amigo valeu

  3. Raul

    Tudo bom ? Vi que tem solução para conteúdo duplicado, mas e quanto o site é um script, o meu site é um script com a escolha de 3 temas(não é wordpress), na pasta de pages, so tem o arquivo header da pagina principal. Quando cria o site com várias paginas vc pode por em cada o tag canonical e recirecionamento 301 e nesse caso de script com uma pagina como que faz ?

    • Lucas Peperaio

      Você precisa fazer o redirecionamento com Script JS ao invés de .htaccess. Mas veja bem, se o seu site é em JS, não importa para os buscadores, pois eles não podem acessar scripts.

  4. Edmilson

    Boa noite Lucas! Amigo eu venho enfrentando problemas com meu site de classificados, site de classificados recebe muitos anúncios e geralmente quem anuncia no meu já tem anunciado em vários outros do seguimento, dai acredito eu que isso seja entendido pelos sites de busca como conteúdo duplicado, tem alguma ideia de como resolver isso adicionando alguma linha de código tipo o canonical ou outro…?